História da África

Invariavelmente alguns jornais vêm se manifestando contra diferentes medidas voltadas para o combate ao racismo e a discriminação racial. Qualquer iniciativa de promoção da igualdade racial recebe a acusação de ‘‘golpes de caneta” argumento já utilizado em crítica à época ao projeto de iniciativa do então deputado federal Paulo Paim, que dispunha sobre a representação étnica e racial nos filmes e peças publicitária veiculadas; em relação à adoção de cotas para afrodescendentes e agora para a lei sancionada pelo presidente Lula, que institui a obrigatoriedade do ensino da história da África e da cultura negra brasileira.

Por Sueli Carneiro

É um argumento capcioso que nega ser essa lei, em primeiro lugar, uma resposta a reivindicações históricas dos movimentos sociais negros. Em segundo lugar, ela pretende corrigir uma injustiça histórica reconhecida pelo editorial de 14/01/2003 da Folha, segundo o qual ‘‘a percepção, absolutamente correta, de que também a historiografia discrimina o negro, contribuindo assim para a perpetuação da chaga do racismo”.

Apesar dessa evidência, a objeção à lei remete-se à obrigatoriedade do ensino das disciplinas citadas em todas as escolas do país com este argumento: ‘‘Para uma escola do Norte ou do Centro-Oeste, por exemplo, a história dos índios pode ser mais relevante do que a dos negros. Já para uma comunidade polonesa do Paraná, pode ser mais interessante valorizar a história do Leste Europeu”.

Ora, se se reconhece que o negro é discriminado na historiografia e essa historiografia está presente em todas as escolas, como seria possível combater parcialmente a ‘‘chaga do racismo”? A desejável autonomia da escola para definir o seu projeto político pedagógico, incluindo-se aí as particularidades regionais, está subordinada ao interesse maior que envolve a integridade da questão pedagógica que consiste em dotar os alunos dos instrumentos para a compreensão do país em toda a sua complexidade e em seus principais desafios para a realização da dignidade humana, da cidadania e da democracia sendo o racismo e a discriminação um dos principais desafios.
Em outro artigo da Folha de 13/01/2003 e no pleno exercício do paradigma do senso comum, Vinicius Torres Freire pergunta-se se índios, italianos ou cafuzos precisariam de cursos específicos reconhecendo, no entanto, que ‘‘o preconceito é ensinado da casa grande à senzala”. O uso pretensamente generoso do relativismo cultural e da diversidade humana é usado para desqualificar a necessidade da medida pela oposição de grupos humanos. Um argumento falacioso escamoteia o fato de a riqueza cultural milenar africana ter sido suprimida do patrimônio da humanidade pela colonização e a visão eurocêntrica que a informou deslegitimadora de todas as demais culturas não-ocidentais – atitude cultural e politicamente imperialista que norteou a relação entre o Ocidente e o continente africano suficientemente demonstrado por Hannah Arendt no livro As origens do totalitarismo entre outros autores.

A recorrência a poloneses, italianos etc. é manobra através da qual se descolam nacionalidades pertencentes à mesma expressão civilizatória – a cultura ocidental européia universalmente hegemônica, dos quais italianos, poloneses são expressões. Ao contrário das culturas e civilizações africanas e afrodescendentes que se constroem sob outros paradigmas civilizatórios e, por isso, estigmatizadas pelo Ocidente tal como a cultura indígena que legitimamente também reivindica pleno reconhecimento no sistema de ensino.

Esse recurso discursivo realiza a proeza de equiparar qualquer expressão particular da cultura ocidental à civilizações continentais não-ocidental. O subtexto da tortuosidade e retórica mirabolante presentes nesses argumentos se esclarece no título do artigo de Vinicius Torres Freire: ‘‘Uma bobagem histórica”, forma como ele adjetiva a nova lei. O sentido real eurocêntrico que se esconde nos contorcionismos verbais é a reiteração dos estigmas que acompanham as culturas africanas e as culturas dos povos afrodescendentes que tornam irrelevantes tanto essas culturas como esses povos.

+ sobre o tema

A Invenção de Zumbi – por Sueli Carneiro

Bendito vidro moído nos bofes do Senhor bendita a...

Eta povinho danado! por Sueli Carneiro

O que semelhante indignação parece também sugerir, pelo grau...

Mandela, Buscapé e Beira Mar, por Sueli Carneiro

As identidades de classe e de raça permitiram que...

Penta

Gosto de futebol e bem jogado. Acreditava como muitos...

para lembrar

Deborah Small, ativista negra norte-americana, participa de eventos em São Paulo

Após concluir agendas no Rio de Janeiro, em Salvador...

Alexandra e Damien Loras deixam a vida diplomática para continuar em SP

O cônsul da França em São Paulo, Damien Loras,...

Ginasta amadora levanta público no Rio: ‘Não vim competir. Vim ser feliz’

Cada vez que pisava na quadra para sua apresentação...

Documentário Mulheres Negras: Projeto de Mundo revela olhar feminino negro

Com lançamento marcado para o dia 12 de setembro,...
spot_imgspot_img

Comida mofada e banana de presente: diretora de escola denuncia caso de racismo após colegas pedirem saída dela sem justificativa em MG

Gladys Roberta Silva Evangelista alega ter sido vítima de racismo na escola municipal onde atua como diretora, em Uberaba. Segundo a servidora, ela está...

“Avalio de forma positiva a presença de mulheres negras em conferências da ONU”, diz Rafaela Seixas

A diplomata Rafaela Seixas é uma das convidadas de Geledés para o evento 'Estratégias para o Empoderamento Econômico da Mulher Negra', que acontece nesta...

Uma mulher negra pode desistir?

Quando recebi o convite para escrever esta coluna em alusão ao Dia Internacional da Mulher, me veio à mente a série de reportagens "Eu Desisto",...
-+=