Histórias Perdidas

Sentados em círculo, estávamos na escola eu e cerca de 10 crianças, entre 6 e 14 anos, todas negras (umas de pele mais clara e outras de pele mais escura). Com um mapa no centro, cada uma procurava e mostrava no mapa de onde tinham vindo seus antepassados. Vinham da Itália, Espanha, Portugal, e até da Alemanha. Fiquei triste em constatar que ninguém veio da África, nas falas deles… as crianças sabiam as histórias da bisavó espanhola, conhecida pelo seu gênio forte e comida deliciosa, do tataravô italiano de olhos azuis, do trisavô português que morava no nordeste; nenhuma história sobre negros africanos. Nem ao menos sabiam que tinham antepassados vindos da África… histórias esquecidas, escondidas pelas famílias no decorrer dos anos…

por Sandra Caselato via  Guest Post

Então contei da parte da minha família que veio da África, mas não sei de que país, pois eles vieram forçados, sequestrados, trazidos como escravos para o Brasil. Um menino perguntou espantado: “existiram escravos no Brasil?” Ficou chocado em descobrir que todos os negros que vieram para o Brasil durante muitos anos eram trazidos da África como escravos. E eu, chocada com o choque dele. Se nós somos ‘morenos’, somos descendentes dessas pessoas. “Então todos nós aqui nessa roda temos antepassados que foram escravos?!”, se espantou ele.

Contei que quando acabou a escravidão, a mãe da minha bisavó veio andando a pé da Bahia até São Paulo, carregando no colo sua filha (minha bisavó). Olha que distância enorme da Bahia até São Paulo no mapa! Muitas pessoas fizeram esse mesmo trajeto, em busca de uma vida melhor. Será que os antepassados de vocês também fizeram esse trajeto?

A mãe da minha bisavó não aguentou a jornada e morreu no caminho, não chegou em São Paulo… e minha bisavó foi criada pela tia. Nunca estudou porque foi trabalhar desde criança – naquela época as crianças trabalhavam! Ela somente aprendeu a ler, mas nunca conseguiu realizar o seu sonho que era se tornar professora. Minha bisavó morreu velhinha, quando eu tinha 14 anos. Conheci ela bem! “Então não faz tanto tempo assim que acabou a escravidão!”, descobriu um menino.

Temos ainda muito trabalho pela frente para que a história dos negros no Brasil chegue às escolas…

** Este artigo é de autoria de colaboradores ou articulistas do PORTAL GELEDÉS e não representa ideias ou opiniões do veículo. Portal Geledés oferece espaço para vozes diversas da esfera pública, garantindo assim a pluralidade do debate na sociedade.

+ sobre o tema

Universidade pra quê? A força e o futuro da UERJ

A universidade moderna nasceu de um projeto destinado a...

PhD em Química por Harvard, brasileira faz pesquisa de ponta com alunos no ensino médio

A fala doce, baixinha e de sotaque carregado já...

A representação do negro no material didático

Livros didáticos, pós-abolição e a validade de pensarmos na...

para lembrar

Mais um retrocesso: MEC tira ‘identidade de gênero’ e ‘orientação sexual’ da base curricular

Obscurantismo de Michel Temer e Mendonça Filho retirou da...

Como responder a uma notificação do Escola sem Partido

Segundo advogados consultados por NOVA ESCOLA, documentos contra suposta...

Kits sobre história e cultura afro-brasileira serão levados para 42 escolas no Amapá

Fundação Palmares vai distribuir 3 mil kits para alunos...

Eduardo de Oliveira e Oliveira sobre a USP: “nós temos direito a essa instituição”

Em tempos de mar revolto, dois acontecimentos recentes em...
spot_imgspot_img

Vai prestar Fuvest? USP tem aulas abertas e gratuitas sobre as obras literárias

Se você vai prestar as provas da Fuvest, a fundação responsável pelo vestibular da USP, sabe que a preparação para o exame inclui a leitura...

Com Rede Malala, Nobel da Paz pede que governo brasileiro ouça meninas e sociedade civil

A mais jovem vencedora do Prêmio Nobel da Paz, Malala Yousafzai, realizou uma visita de uma semana ao Brasil para se encontrar com integrantes...

Unicamp 2024: prazo para pedir isenção em taxa do vestibular termina nesta segunda

A Unicamp encerra nesta segunda-feira (5) o prazo para pedido de isenção na taxa de inscrição do Vestibular 2024, nas seleções tradicional e para vagas onde o...
-+=