I Seminário da Diversidade Étnico-Racial reúne intelectuais indígenas e quilombolas na UFPA

Evento é gratuito e aberto ao público. Saiba como participar.

FONTEDo G1
1° Seminário da Diversidade Étnico-Racial na UFPA (Foto: Divulgação/ Ascom UFPA)

A Universidade Federal do Pará vai realizar nos dias 1º e 2 de fevereiro o I Seminário da Diversidade Étnico-Racial no Ensino Superior, organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da instituição. O evento será em modelo híbrido, no Auditório Hailton Corrêa, do Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ), Campus Guamá, em Belém.

O evento é aberto para todos, com foco principalmente em pessoas indígenas e quilombolas, contando ainda com mesas de debates e rodas de conversas formadas por intelectuais indígenas e quilombolas, dentre os temas em destaque serão pautados a pluralidade e a diversidade presentes entre povos e populações da Amazônia, como uma forma de trabalhar a inclusão social contra o colonialismo.

“É importante asseverar que, na maioria das vezes, uma pessoa indígena ou quilombola que ingressa na UFPA é a primeira de sua família a entrar numa universidade. Como militante dos Direitos Humanos, o debate é imprescindível e diz respeito à reafirmação do meu/do nosso compromisso com a Democracia”, destaca a professora do Programa de Pós-Graduação em Direito, Jane Beltrão, uma das organizadoras do evento.

Segundo a professora, as dificuldades de as populações indígenas e quilombolas adentrarem nas instituições de ensino superior são heranças dos séculos de escravização que desumanizam esses povos e populações, e, assim, é mais do que urgente a necessidade de se pensar políticas de inclusão que facilitem o acesso a esses espaços.

Programação

O evento inicia às 9h, com a mesa de abertura seguida pela palestra “Em busca de uma universidade pluriétnico-racial”. Durante o primeiro dia, serão desenvolvidos painéis sobre “Pesquisas Empíricas no Direitos”, às 14h; “Jurisprudência Socioambiental Positiva”, às 15h20, e “Marco Normativo para Aplicação da Convenção de Minamata no Brasil”, no horário das 16h40.

Já no segundo dia, os painéis iniciam às 9h, com o “Observatório Quilombola”, seguido pelo painel “Peticionamento Internacional”, às 10h; e o painel sobre “Interesses Locais na Integração da Amazônia no Mercado do Carbono”. No período da tarde, serão abordados “Direito ao Território”, às 14h, e as “Políticas Afirmativas para Povos Indígenas e Quilombolas na UFPA”, às 16h20.

Serviço:
Seminário Diversidade Étnico-Racial no Ensino Superior
Evento em modelo híbrido, on-line e presencial
Data: 1 e 2 de fevereiro
Local: Auditório Hailton Corrêa, do Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ), Campus Guamá
Inscrições no site

-+=
Sair da versão mobile