II Espaço de Diálogo Estratégico da Juventude Negra

II Conferência Nacional de Políticas Públicas para Juventude

Convite à participação

Dialogar sobre a conjuntura da juventude negra, a participação e incidência em políticas, ações e programas voltados para a juventude negra, são os eixos principais do II Diálogo Estratégico da Juventude Negra, que será realizado no próximo dia 09 de dezembro em Brasília – DF.

Com o objetivo de articular a juventude sobre as principais agendas de participação política no país, a segunda edição deste evento será celebrada no marco da II Conferência Nacional de Políticas Públicas para Juventude, que acontecerá na cidade de Brasília, no período de 9 a 12 de dezembro, e discutirá três temas principais: Juventude – Democracia, Participação e Desenvolvimento Nacional; Plano Nacional de Juventude: prioridades 2011-2015; e Articulação e Integração das Políticas Públicas de Juventude.

A idéia central do II Diálogo visa proporcionar uma participação qualificada da juventude negra nas proposições e encaminhamentos da Conferência, compartilhando bandeiras de luta, definindo prioridades e estratégias de ação.

O I Diálogo Estratégico aconteceu na cidade de Salvador, Bahia, em ocasião do afroxxi: Encontro Ibero-americano do Ano Internacional dos Afrodescendentes, e possibilitou um espaço de análises sobre as principais questões da juventude negra brasileira, apontando diretrizes para a agenda de participação e incidência nos espaços de tomada de decisão, além de dialogar sobre os temas de combate a violência e fortalecimento das organizações de juventude negra, reunindo organizações de juventude negra das cinco regiões brasileiras. A primeira edição contou com o apoio do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR).

O Espaço de Diálogo Estratégico da Juventude Negra Brasileira afirma e reconhece a autonomia das organizações juvenis e suas agendas de incidência, com o propósito de promover análises, debates e acordos que favoreçam a intervenção e as conquistas a favor das juventudes, sempre que houver agendas nacionais e internacionais que dialoguem temas étnico-raciais e geracionais realizadas no país.

Convocam a segunda edição do Espaço de Diálogo Estratégico: Articulação Política de Juventudes Negras, Associação da Comunidade Remanescente de Quilombo Morro do Fortunato, Coletivo de Entidades Negras, Coletivo Kilombagem, Instituto Cultural Steve Biko, Instituto Mídia Étnica, Movimento Negro Unificado, Movimento Pela Paz na Periferia-MP3, Negra Sim, Negras Ativas, ONG Criola, Rede Mulheres Negras do Paraná e UJIMA – Trabalho Coletivo e Responsabilidade. Apóia: Fundo de Populações das Nações Unidas (UNFPA, Secretaria Nacional de Juventude e Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial.

SERVIÇO

Data: 09 de Dezembro de 2011

Hora: 13h30 às 18h

Local: Pavilhão do Parque da Cidade, Brasília-DF

Mais informações: [email protected]

Fonte: Irdeb

+ sobre o tema

Acosta Martínez, você e eu, em suspeição de cor

A Corte Interamericana de Direitos Humanos (CorteIDH) publicou, em...

Coisas da Condição Humana e o tempo (final)

por Sérgio Martins Tratava no meu último artigo sobre nossas...

Radicalizando na inclusão de negros

Entrevistar a advogada de formação Luiza Trajano é, sem...

Pesquisador defende combate ao racismo institucional no sistema policial

Ilustração: Junião/Ponte Jornalismo Racismo institucional no sistema policial As relações raciais...

para lembrar

EUA prendem cinco vezes mais negros que brancos em prisões estaduais

Negros são quase cinco vezes mais encarcerados em prisões...

Comunicado del Alto Consejo de Comunidades Negras de España

Comunicado del Alto Consejo de Comunidades Negras de España Fonte:...

Representatividade, antirracismo e a Folha

Sobram razões para questionar a ideia de que o...

“É preciso reagir aos nazistas”

Jornalista Fernando Brito comenta o vídeo em que "um...
spot_imgspot_img

Não é sobre o Oscar, nem sobre uma corrida de 15km com ótimo pace

Passamos pela premiação do Oscar sem nenhuma menção direta aos incêndios de Los Angeles. Acho que, em momentos difíceis, o público valoriza o escapismo...

Miopia econômica

O avanço da onda antidiversidade e anti-inclusão (coisa que vem sendo especialmente estimulada pelos EUA) começou a surtir efeitos negativos de grande impacto no...

‘Piada’ de ministro do STJ prova como racismo está enraizado no Judiciário

Ontem, o ministro do STJ João Otávio de Noronha, em tom de "piada", proferiu uma fala preconceituosa sobre baianos durante uma sessão de julgamento. A suposta...
-+=