II Marcha Internacional Contra o Genocídio do Povo Negro

A campanha reaja ou será morta/morto conclama, convoca e convida a população negra, Organizações Negras e Sociais a retomar a sua voz e reagir contra o Genocídio do povo negro por meio da II Marcha Internacional contra o Genocídio do Povo Negro.

Essa marcha foi idealizada frente a conjuntura atual de violência e morte em desfavor da população negra. Constata-se uma inércia por parte do Governo na implementação de políticas a favor da população negra. Os programas são ineficazes e sem dotação orçamentária.

Assim, convidamos a todas e todos para este evento autônomo, independente e revolucionário que tem como princípios inegociáveis:

• A II Marcha Internacional contra o Genocídio do Povo Negro tem como tema: A luta transnacional contra o Racismo, a Diáspora Negra contra o Genocídio.

• Assim, reconhece e respeita a autonomia histórica das mulheres negras que tem reagido e resistido a opressão dirigida as suas comunidades e criado instituições de luta, solidariedade e humanidade do povo negro em todos os continentes. Portanto as mulheres negras são a linha de frente da marcha e impulsionadoras da ação nas ruas do país.

• A Marcha é uma ação política independente, centrada na luta contra o racismo e genocídio, na qual os negros e negras terão suas vozes para falarem de si próprias/ os com uma linguagem objetiva e direta, não sendo necessário a mediação dos acadêmicos “bem intencionados”.

• A Marcha está sendo organizada nas bases, nas comunidades, nas favelas e prisões; nos quilombos, aldeias, nas fábricas e nas ruas. Também nos terreiros de candomblé, casas de batuque, de xangôs, tambor de mina; bem como nas posses e quebradas. Estas coletividades atuarão como sujeito e não como objeto de estudo ou barganha em articulações políticas.

• A Marcha repudia o uso eleitoreiro da desgraça do povo negro por qualquer partido ou grupo político eleitoral, pois as demandas da população negra não cabem nas urnas ou em projetos alheios. O destaque é para autonomia preta, pan africanista e favelada.

• A Marcha usará as cores do panafricanismo e terá caráter internacional na luta negra;

• A Marcha não terá qualquer vínculo partidário ou eleitoral, e quem assim o fizer estará fazendo outra coisa e não a II Marcha Nacional contra o Genocídio do Povo Negro.

Dia 22/8/2014,

Horário – 14h,

Local\ concentração – Praça Zumbi dos Palmares situado em frente ao Setor de Diversões Sul

A Marcha está sendo organizada em 15 Países e 18 estados no Brasil. Aqui no DF, nos concentraremos no CONIC e marcharemos a partir das 15hs com os demais comitês.

Comitê Brasilia – DF

+ sobre o tema

Por que mandaram matar Marielle Franco? Essa agora, é a pergunta que não se cala…

Seis anos depois e finalmente o assassinato de Marielle...

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de...

Poesia: Ela gritou Mu-lamb-boooo!

Eita pombagira que riscaseu ponto no chãoJoga o corpo...

para lembrar

O grande anjo negro: Sterling é capa de revista masculina e discute o racismo no futebol

Atacante do Manchester City também fala sobre importância de...

LISBOA DOS ESCRAVOS

Naky Gaglo é natural do Togo e vive em...

Traumas e consequências da escravidão tomam o foco do cinema nacional

Brasileiro ‘Todos os Mortos’, que disputará o Urso de...
spot_imgspot_img

“Dispositivo de Racialidade”: O trabalho imensurável de Sueli Carneiro

Sueli Carneiro é um nome que deveria dispensar apresentações. Filósofa e ativista do movimento negro — tendo cofundado o Geledés – Instituto da Mulher Negra,...

Militares viram no movimento negro afronta à ideologia racial da ditadura

Documento confidencial, 20 de setembro de 1978. O assunto no cabeçalho: "Núcleo Negro Socialista - Atividades de Carlos Alberto de Medeiros." A tal organização,...

Negros são maioria entre presos por tráfico de drogas em rondas policiais, diz Ipea

Nota do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que negros são mais alvos de prisões por tráfico de drogas em caso flagrantes feitos...
-+=