Indignada com o caso de ator preso por engano, Taís Araújo desabafa: ‘Só porque é negro e black power’

Para a atriz, o fato é ‘apenas mais um’ numa sociedade preconceituosa que acredita que ‘o negro sempre pode oferecer algum risco’

Taís Araújo opinou sobre o caso do ator Vinícius Romão de Souza, de 26 anos, que ficou preso por engano por 16 dias, sob a acusação de roubo. Para a atriz, o acontecimento é “apenas mais um” numa sociedade preconceituosa que acredita que “o negro sempre pode oferecer algum risco”. Vinicius trabalhou com o marido de Taís, o ator Lázaro Ramos, na novela “Lado a lado” (2012).

— O Vinícius é a prova do preconceito. De repente ela (a copeira Dalva Moreira da Costa) pode até ter o reconhecido da TV e fez uma acusação leviana. Ele deixou um trabalho, ficou preso por 16 dias injustamente só porque é negro e black power. É um absurdo — critica.

Autor de “Lado a lado”, João Ximenes Braga acompanhou a história pelo noticiário. Apesar de não manter contato com Vinicius, ele acredita que o episódio foi “um caso de racismo muito claro”:

— Acompanhei a história pelo noticiário como qualquer cidadão. E é como cidadão que peço desculpas a ele por nossa sociedade estar falhando sistematicamente com os descendentes de africanos há centenas de anos. Foi um caso de racismo muito claro. O que não quer dizer que a copeira ou os policiais tenham ideologia racista, mas que nossa sociedade se acomodou num patamar de desigualdade no qual a possibilidade de um jovem negro ser assassinado é 3,7 vezes maior que a de um jovem branco.

Fabrício Boliveira, que interpretou o protagonista de “Subúrbia”, reforça o coro e afirma que o assunto é o reflexo de um povo que não aceita a sua própria história.

— Na cabeça da polícia e de grande parte da sociedade, infelizmente, o estereótipo do bandido é o negro. As pessoas precisam enxergar as modificações: vários negros exercem diferentes profissões. Hoje em dia, as pessoas ainda estranham ao verem um negro com um carro grande. Os policiais mesmos já me perguntaram: “O que faz da vida, negão?”. Existe um discurso de que não há racismo, mas um preconceito social, mas existe racismo sim! — opina.

Já Milton Gonçalves lamenta que até hoje os negros sejam tratados como filhos de escravos.

— Quando um homem negro estuda, como o Joaquim Barbosa (presidente do Supremo Tribunal Federal), acham que ele chegou ao congresso porque um paizinho de escravo o colocou lá, não por competência. Em primeiro lugar, o Vinicius teria merecido uma cela especial por ter nível superior e não teve. Será que o policial não percebeu que essa mulher estava confusa no depoimento? Ele foi tratado como um animal e assim que a maioria do Brasil trata o negro — afirma.


Fonte: O Globo

+ sobre o tema

Pedagogia de afirmação indígena: percorrendo o território Mura

O território Mura que percorro com a pedagogia da...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas,...

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde...

Apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a gripe

Dados do Ministério da Saúde mostram que apenas 22%...

para lembrar

Anistia Internacional, MPF e UFPE repudiam reintegração no Estelita

Entidades criticam uso da força policial para retirada de...

O mito da igualdade

por Jorge Ramos* A última moda nos Estados Unidos é...
spot_imgspot_img

Crianças do Complexo da Maré relatam violência policial

“Um dia deu correria durante uma festa, minha amiga caiu no chão, eu levantei ela pelo cabelo. Depois a gente riu e depois a...

Instituto Odara lança dossiê sobre a letalidade policial que atinge crianças negras na Bahia

O Odara - Instituto da Mulher Negra torna público o documento “Quem vai contar os corpos?”: Dossiê sobre as mortes de crianças negras como consequência...

Polícia Civil de Alagoas prende homem por injúria racial e ameaça

A Polícia Civil, por meio da seção de capturas da Dracco, realizou nesta terça-feira (9), o cumprimento de um mandado de prisão contra um...
-+=