Influencers que deram banana para criança negra já causaram revolta na web por humilhação a motorista

Mãe e filha têm mais de 1 milhão de seguidores no Instagram e 13 milhões no Tiktok, onde publicam vídeos de "trolagens"

As influencers Kérollen Cunha e Nancy Gonçalves que causaram revolta nas redes sociais nos últimos dias por conta de vídeos nos quais presenteiam crianças negras com presentes como uma banana e um macaco de pelúcia já se envolveram em episódios semelhantes. Em 2021, a dupla, que é mãe e filha, se filmou humilhando um motorista de carro.

A publicação original não pode mais ser encontrada nas redes das influencers. Na gravação, elas afirmavam que o veículo do homem tinha “cheiro podre”. Uma delas chega a dizer, segundo a revista Glamour, que o motivo para tanto era o cabelo do motorista.

Assim como as gravações mais recentes, a publicação de Kérollen e Nancy feita naquele ano rendeu acusações de racismo nas redes sociais. Na época, elas chegaram a gravar um vídeo se explicando e afirmaram que tudo se tratava de uma “trollagem”.

“Pra (sic) ele não se sentir ofendido a gente disse que falaria coisas feias. Mas que era só um personagem. Para ele não levar pro (sic) coração nada”, diz o vídeo publicado em fevereiro de 2021.

Nesta gravação, o motorista que aparece no vídeo original também está presente. Ele se manifesta e declara não ter se sentido ofendido pois sabia se tratar de um vídeo para as redes sociais.

Nesta terça-feira, a advogada Fayda Belo denunciou as duas influencers que publicaram em suas redes vídeos nos quais aparecem entregando um macaco de pelúcia, uma banana e até dinheiro para crianças abordadas em vias públicas. Especialista em Direito antidiscriminatório, Fayda afirma que o vídeo apresenta o chamado “racismo recreativo”, que ocorre quando alguém usa de “discriminação contra pessoas negras com intuito de diversão”.

— Vocês conseguem dimensionar o nível de monstruosidade que essas duas ‘desinfulenciadoras’ tiveram ao dar um macaco e uma banana para duas crianças e ainda postar nas redes sociais para os seus mais de 13 milhões de seguidores […]? Para ridicularizar duas crianças negras, para incitar essa discriminação perversa que nos tira o status de pessoa e nos animaliza como se fosse piada — afirma Fayda.

Os vídeos que circulam nas redes sociais são da influencer Kérollen, que tem um canal no qual publica vídeos junto com a filha, Nancy. São mais de 1 milhão de seguidores no Instagram e 13 milhões no Tiktok. Em um dos registros, Kérollen conversa com um menino negro em uma calçada e questiona se ele gostaria de receber um presente ou R$ 10. Ele opta pelo presente, mas, ao perceber que se tratava de uma banana, responde “só isso?”, afirma que não gostou e deixa o vídeo da influencer.

Procurada pela reportagem, as influencers não responderam aos contatos. Após a repercussão do caso, a conta delas no Instagram impediu que novos comentários fossem feitos nas publicações. Desde a repercussão dos vídeos, a conta da dupla no Instagram publicou apenas um story, no qual está escrito o versículo bíblico Isaías 43:25: “Mas sou eu, eu mesmo, que apago os seus pecados por amor de mim, e que nunca mais se lembra deles”.

+ sobre o tema

Ministério Público vai investigar atos de racismo em escola do DF

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT)...

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz...

Nath Finanças entra para lista dos 100 afrodescendentes mais influentes do mundo

A empresária e influencer Nathalia Rodrigues de Oliveira, a...

Ministério da Igualdade Racial lidera ações do governo brasileiro no Fórum Permanente de Afrodescendentes da ONU

Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, está na 3a sessão do...

para lembrar

spot_imgspot_img

Ministério Público vai investigar atos de racismo em escola do DF

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) vai investigar atos de racismo registrados durante uma partida de futsal entre alunos de duas...

Gibi, 85 anos: a história da revista de nome racista que se transformou em sinônimo de HQ no Brasil

Um dicionário de português brasileiro hoje certamente trará a definição de gibi como “nome dado às revistas em quadrinhos” — ou algo parecido com isso....

Estudante negra de escola pública ganha prêmio com pesquisa que apontou racismo em dicionários: ‘racismo enraizado na fala’

Uma aluna do Ensino Médio do Instituto Federal São Paulo, de Bragança Paulista (IFSP), conquistou medalha de ouro após apresentar uma pesquisa sobre racismo, durante a...
-+=