Intolerância religiosa: saiba como denunciar casos em Salvador e na Bahia

Somente este ano, Centro Nelson Mandela registrou 13 casos na Bahia; de 2013 para cá foram 98

Por Amanda Palma, do Correio 24 Horas 

Reunião de comissão de terreiros tombados, no Gantois, definiu ação coletiva nesta terça (Foto: Marina Silva/CORREIO)

Na Bahia, as denúncias de casos de intolerância registrados são baixas. Neste ano, em Salvador, foram registrados apenas três casos de intolerância no Observatório Municipal da Discriminação Racial e LGBT, Violência contra Mulher. Para denunciar no órgão, pode ligar para (71) 3202-2700 ou denunciar pelo WhatsApp do observatório: (71) 98622-5494.

Para o estudante Matheus Maciel, 24, que é filho de Oxalá e estuda Direito e Ciências Sociais, casos “sutis” não costumam ser denunciados. “A intolerância vai desde coisas sutis, como um olhar torto, até coisas mais graves, como organizações criminosas que obrigam os pais de santo a quebrar coisas do terreiro. E, muitas vezes, as pessoas têm medo de represálias quando vão denunciar ou não sabem que aquilo é um ato ilícito”, afirma. Ele é filho de um terreiro que já foi vandalizado.

A Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), do Ministério dos Direitos Humanos (MDH), também recebe denúncias de intolerância religiosa e racismo, por meio de sua Ouvidoria.

No ano passado, em todo país, foram 326 denúncias, de acordo com a Seppir. Dessas, 69 foram sobre violações de direitos referentes a Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana, Quilombolas e Ciganos; e 328 referentes a racismo e injúria racial envolvendo a população negra.

A Seppir ainda não tem dados de 2017. Para fazer a denúncia, é possível mandar e-mail para [email protected], ligar para (61) 2025-7000 ou ao Disque 100.

O Coletivo de Entidades Negras (CEN) também recebe denúncias e tem advogados de plantão em sua sede, na Rua das Laranjeiras, nº 25, Pelourinho. “Esse plantão jurídico encaminha para Defensoria Pública e leva também para o Centro Nelson Mandela, que é a estrutura do governo do estado que acolhe essas denúncias ou também para o Ministério Público”, explica o presidente do CEN, Marcos Rezende.

Segundo o coordenador do Centro Nelson Mandela, Valmir França, o centro não tem poder jurídico, mas acompanha os processos.

+ sobre o tema

Que escriba sou eu?

Tenho uma amiga que afirma que a gente só prova...

Oxfam: Brasil é um caso de sucesso na redução da desigualdade

Sugerido por robson_lopes Trechos dos artigos: Felizmente, a...

Vox/Band/iG: Dilma cai de 56% para 54%

Candidata petista varia para baixo pela primeira vez dentro...

para lembrar

Cidade Maravilhosa, Cidade Militarizada

UM EFETIVO DE cerca de 85 mil — entre eles Força...

Justin Bieber faz comentário racista

Justin Bieber voltou a causar sensação, mas desta feita...

O Brasil pelos olhos de nove crianças refugiadas que vivem em São Paulo

Quando viviam em seus países - Haiti, Síria, Arábia...

Ong acusa personagem do Zorra Total de racismo

A personagem Adelaide, interpretada pelo ator Rodrigo Sant'anna no...
spot_imgspot_img

Ministério da Igualdade Racial lidera ações do governo brasileiro no Fórum Permanente de Afrodescendentes da ONU

Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, está na 3a sessão do Fórum Permanente de Afrodescendentes da ONU em Genebra, na Suíça, com três principais missões: avançar nos debates...

Conselho de direitos humanos aciona ONU por aumento de movimentos neonazistas no Brasil

O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), órgão vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, acionou a ONU (Organização das Nações Unidas) para fazer um alerta...

Ministério lança edital para fortalecer casas de acolhimento LGBTQIA+

Edital lançado dia 18 de março pretende fortalecer as casas de acolhimento para pessoas LGBTQIA+ da sociedade civil. O processo seletivo, que segue até...
-+=