Iphan quer incluir Cais do Valongo como patrimônio da humanidade

Vladimir Platonow – Repórter da Agência Brasil

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) deu início hoje (30) à elaboração de um dossiê técnico para reconhecer a candidatura do Cais do Valongo como patrimônio cultural da humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco). A candidatura faz parte do reconhecimento das matrizes africanas do Rio, expressa no Circuito Histórico e Arqueológico de Celebração da Herança Africana.

O dossiê é preparado em conjunto com a prefeitura do Rio. O Cais do Valongo foi construído em 1811 para concentrar o comércio de escravos. Até a proibição do tráfico negreiro, em 1831, ingressaram no país de 500 mil a 1 milhão de africanos trazidos para serem escravizados.

A presidenta do Iphan, Jurema de Souza Machado, ressaltou a importância de se classificar o Valongo como patrimônio mundial. “A Unesco tem uma convenção que trata do patrimônio da humanidade justamente para dar visibilidade e importância nas políticas públicas de proteção de sítios de bens considerados vitais para a compreensão da história da humanidade.”

O Cais do Valongo estava escondido, soterrado por diversas obras de urbanização ao longo de décadas, localizando-se abaixo de ruas onde fluíam um trânsito pesado. Foi revelado em 2011, durante as obras do projeto Porto Maravilha, que está revitalizando a região portuária do Rio. Atualmente, boa parte do Valongo já pode ser observada, em um trabalho de arquitetura urbana que revela o passado da cidade e suas origens históricas.

 

 

Fonte: Agência Brasil 

+ sobre o tema

para lembrar

Bloco A Mulherada homenageia orixá Oxumarê no Carnaval 2025

Em Salvador (BA), o Bloco A Mulherada homenageia o...

Halloween: menina se fantasia de mãe

Você já pensou na maneira como os seus filhotes...

Beyoncé diz que seu novo disco nasceu de experiência de rejeição no country

Beyoncé divulgou nesta terça-feira (19) a capa do seu...

Em voz e piano, disco gravado por Prince em 1983 será lançado em setembro

Gravações em estúdio caseiro incluem rascunhos de sucessos como...
spot_imgspot_img

“Pretinha”: curta-metragem afrofuturista reflete sobre masculinidade negra e cura na periferia

O cinema negro brasileiro ganha um novo fôlego com Pretinha, curta-metragem dirigido por Fellipe Paixão. Ambientado em uma escola comunitária afrocentrada na periferia, o filme...
-+=