Iza é eleita ‘Líder da Próxima Geração’ pela TIME e destaca luta contra racismo: ‘Microfone é arma’

A cantora Iza é sinônimo de empoderamento e representatividade e sua importância no cenário mundial foi notada pela revista norte-americana “TIME”. A carioca foi eleita uma das “Líderes da Próxima Geração” pela publicação e comentou seu envolvimento com a questão da desigualdade racial. “Não falo sobre racismo porque é um assunto de que gosto muito. Falo sobre isso porque é necessário”, indicou.

Aos 30 anos, ela sempre manifesta nas redes sociais sobre a pauta e defende a busca por uma sociedade mais igualitária e justa. “Eu realmente acredito que nosso microfone é uma arma e precisa ser usado com sabedoria, não só para conseguir nossas realizações pessoais, não só para pagar contas ou fazer as pessoas dançarem, mas também para fazer as pessoas aprenderem”, afirmou a cantora.

‘AJUDAR E INSPIRAR UNS AOS OUTROS’, ACONSELHA IZA

A artista também contou que, apesar de sempre ter recebido apoio de casa, sentia a discriminação desde a infância. “Minha mãe sempre me falou que meu lugar era onde eu quisesse, mas, tristemente, a gente não teve a estimulação visual necessária para entender que a gente pode ser médicos se quisermos, nos podemos ter um phD, dirigir um filme, ser modelo…”, apontou Iza, revelada ao mundo artístico em dimensão nacional a cerca de cinco anos.

Com parcerias internacionais no currículo, com Ciara e Maejor, ela adicionou: “Infelizmente, essa é a realidade de pessoas negras no mundo em todo o mundo. A gente tem que falar uns com os outros, ajudar e inspirar uns aos outros. É o que tento fazer com a minha arte”. Confira trechos da entrevista em vídeo abaixo!

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por IZA (@iza)

GLORIA MARIA PREPARA FILHAS PARA SOCIEDADE RACISTA: ‘ELAS ESTUDAM, PESQUISAM’

Referência no telejornalismo, Gloria Maria é mãe de Laura e Maria, de 11 e 12 anos. Anteriormente, contou mais a criação das herdeiras. “É inevitável que elas vão sofrer preconceito. Eu não fui preparada para sofrer o preconceito e sofri porque minha família não tinha cultura para isso. Hoje preparo as minhas filhas para enfrentarem o preconceito. Elas estudam, pesquisam, viajam, sabem que tem o mundo branco e o mundo preto”, afirmou.

A apresentadora do “Globo Repórter” apontou que, ainda hoje, as meninas percebem uma desigualdade racial quando vão para as aulas. “Elas estudam em escolas de elite. Em uma delas, a minha é uma das poucas negras, na outra existe um programa de inclusão racial”, contou a global.

+ sobre o tema

Os africanos que propuseram ideias iluministas antes de Locke e Kant

RESUMO Os ideais mais elevados de Locke, Hume e...

Um poeta que o Brasil precisa conhecer

É tempo de protesto. Punhos ao ar, ruas em...

“É necessário unificar o movimento negro brasileiro”, diz militante da Conen

Fávio Jorge é membro da Coordenação Nacional de Entidades...

Grandes partidos estão na farra dos estádios da Copa – por Bob Fernandes

A Controladoria-Geral da União informa que o gasto...

para lembrar

Criolo celebra 10 anos de “Nó na Orelha” e anuncia versão instrumental do disco

O rapper, cantor e compositor paulista Kleber Cavalcante Gomes,...

Atriz Gabi Costa mergulha em autoficção no espetáculo autoral ‘Cíclico’

Estreia no próximo dia 06 de setembro, o espetáculo "Cíclico" da...

Geledés Instituto da Mulher Negra com pesar noticia o falecimento de Sérgio Martins

Advogado sindicalista, ativista dos direitos humanos e da luta...

Stevie Wonder e Meryl Streep ganham medalha da Liberdade nos EUA

O presidente Barack Obama concedeu nesta segunda-feira (10) a...
spot_imgspot_img

Sociedade Protetora dos Desvalidos completa 192 anos com desafio de manter legado

A última semana foi de celebração aos 192 anos da Sociedade Protetora dos Desvalidos (SPD), em Salvador. A mais tradicional organização civil antirracista brasileira se...

Lenna Bahule apresenta novo EP no Sesc Bom Retiro nos dias 04 e 05 de outubro

A cantora e compositora moçambicana Lenna Bahule faz show de lançamento do EP Nadawi, segundo capítulo da trilogia sonora Kumlango. O público de São Paulo vai...

Clássico de Carolina Maria de Jesus será lançado em audiolivro na voz de Tatiana Tiburcio

Obra mais conhecida de Carolina Maria de Jesus, "Quarto de despejo" será lançado no fim deste mês em audiolivro inédito pela Supersônica na voz de...
-+=