JF em Bento Gonçalves (RS) absolve acusada de usar as redes sociais para incitar o racismo

A 1ª Vara Federal de Bento Gonçalves (RS) absolveu uma moça acusada de utilizar as redes sociais para incitar o ódio e a violência contra os nordestinos. Em sua decisão o juiz federal substituto Eduardo Kahler Ribeiro entendeu que a jovem teria se manifestado em um momento de raiva e incompreensão do real significado de suas palavras. A sentença foi proferida na segunda-feira (22).

A ação havia sido ajuizada pelo Ministério Público Federal (MPF) com base em publicações da acusada em seu perfil do Facebook. Em depoimento à Polícia Federal, ela teria admitido ser a autora dos textos e afirmou que o conteúdo ofensivo teria sido motivado pelo resultado das eleições presidenciais. Segundo a ré, as mensagens teriam sido espontaneamente excluídas no dia seguinte. O MPF entendeu, por fim, que não teria havido dolo específico na conduta e defendeu a absolvição.

Após análise dos autos, Ribeiro entendeu que a conduta narrada na petição inicial seria atípica. “Trata-se de delito comum, não exigindo características específicas do sujeito ativo. Somente é punível a título de dolo, consistente na vontade consciente de praticar qualquer das condutas incriminadas”, explicou.

“A conduta da ré foi de grande destempero verbal, irrefletida, contudo sem a intenção deliberada de incitar ou induzir à prática de racismo – sem potencialidade lesiva para tanto, circunstância que faz com que não se identifique, na hipótese em comento, a prática, indução ou incitação à discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”, concluiu.

O magistrado julgou improcedente a ação e absolveu a ré. Cabe recurso ao TRF4.

+ sobre o tema

para lembrar

RACISMO: Atleta se diz Vítima de Torcida

Fonte: Folha de São Paulo-   O meio-campista...

Cris Vianna rebate comentário racista de diretora da Globo

Cris Vianna não tem papas na língua. Prova disso...

Premiê britânico fecha cerco à imigração

Reforma anunciada por Brown restringe a contratação de estrangeiros...

Atriz de “Preciosa” desabafa sobre preconceito sofrido em loja famosa e marca se manifesta

Famosa por seu trabalho no longa “Preciosa” e atualmente...
spot_imgspot_img

Aluno africano denuncia racismo em mensagem com suásticas nazistas na UFRGS; polícia investiga

Um estudante africano da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) denunciou um episódio de xenofobia e racismo dentro da Casa do Estudante Universitário (CEU), uma moradia estudantil mantida...

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...

Carta aos brasileiros: somos de fato um país acolhedor aos estrangeiros?

Fomos criados escutando vários mitos. O de que somos o país mais alegre do mundo é apenas um deles. Há também o da democracia...
-+=