Jongo da Serrinha ganha nova sede em Madureira

A Associação Cultural Jongo da Serrinha terá uma nova sede em Madureira. Segundo a RioUrbe, a expectativa é que as obras sejam concluídas no final do segundo semestre. O novo prédio, que ficará ao lado da Escola Municipal República Dominicana, abrigará o projeto socioeducativo, que deu origem, em 2000, à Associação Grupo Cultural Jongo da Serrinha e ao projeto Escola de Jongo: iniciativas lideradas por Mestre Darcy, falecido em 2001

Por Beatriz Cruz, para o Favela 247 – A Associação Cultural Jongo da Serrinha, em Madureira, conta agora com uma nova sede. Referência da permanência do ritmo que antecede o samba, o grupo vinha lutando desde 2009 para conseguir um novo local depois que uma operação policial acabou destruindo a casa onde eram realizadas as atividades.

Segundo a RioUrbe, um imóvel desapropriado pela prefeitura será totalmente reformado para abrigar o grupo cultural. O projeto, licitado na terça-feira, dia 4, com custo de R$ 1.733.017, prevê a recuperação total do edifício de dois andares. No espaço haverá salão para danças, auditório com cinema, estúdios, salas para cursos profissionalizantes e de artes, espaço para exposições permanentes, lojas, refeitório e salas administrativas.

No projeto também estão previstos um ambiente específico para rezas e um terreiro para o jongo e a capoeira. Aspectos que estão em consonância do que é de fato o jongo: uma mistura de religiosidade, ritual e magia com o encanto dos seus passos e cadência própria, com letras repletas de simbolismos.

O jongo na história

Com base na tradição oral, o jongo é uma dança formada por homens e mulheres que se unem em torno de uma roda, ao som de tambores, atabaques, cuíca e chocalhos. A forma como se dança pode variar dependendo da região, e as músicas que embalam a dança são denominadas “pontos”.

Uma das hipóteses sobre as origens do jongo, embora sejam escassos os documentos, é que os negros Bantos, vindos como escravos ao Brasil das regiões do Congo e de Angola, associaram elementos culturais e religiosos do candomblé africano praticado nos terreiros aos elementos festivos do culto aos santos católicos.

Por se tratar de uma herança popular, em que a resistência cultural deve-se, sobretudo, à oralidade, os poucos documentos existentes associam o jongo ao samba. A presença dos tambores, das palmas e da dança são aspectos comuns entre os dois, mas os ritmos são diferentes.

Mestre Darcy – filho da Vovó Maria Joana, jongueira e líder espiritual –, foi o responsável por perpetuar o ritmo na Serrinha durante a década de 1970. Na época ele incentivava as rodas de Jongo ensinando as pessoas a tocar e a dançar, e assim acabou impulsionando a profissionalização do Jongo da Serrinha. Preocupado em manter viva a tradição ele fundou, com o apoio da mãe, o grupo Bassam, nome artístico do grupo do Jongo da Serrinha.

O músico também ditou mudanças no universo do samba, percussionista desde os 16 anos, ele introduziu o agogô no samba da Império Serrano em 1947. Após o falecimento da mãe, tornou-se um grande líder jongueiro na Serrinha.

Outra estratégia pensada por Darcy foi incluir as crianças no Jongo. Antes elas não podiam participar. Mas o Mestre entendeu a participação dos pequenos como um elemento de transformação social e essencial para difundir o jongo entre as futuras gerações.

Veja abaixo uma ilustração de como será a nova sede.

get img

Jongo 

RJ: Pequena África – 100 anos de cultura Negra 

Um 13 de maio jongueiro

 
 

Fonte: Brasil 247

+ sobre o tema

Reinvenção do futebol: bola e arte para vencer o racismo

Em comemoração ao dia da Consciência Negra, o jornal...

Josephine Baker

Josephine Baker (03 de junho de 1906 –...

Chael Sonnen lutou dopado contra Anderson Silva

Foto UFC O americano versado...

para lembrar

O Rap e seus diferentes estilos. Saiba o que cinco MC’s pensam sobre o tema

Elaine Mafra   Underground, Gangsta, Gospel, Pop... São tantas as subdivisões...

Harlem Gospel Choir se apresenta em Maio no Brasil

Coral evangélico dos EUA chega ao Brasil para...

Seppir faz homenagem a Machado de Assis

A Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial...
spot_imgspot_img

Casa onde viveu Lélia Gonzalez recebe placa em sua homenagem

Neste sábado (30), a prefeitura do Rio de Janeiro e o Projeto Negro Muro lançam projeto relacionado à cultura da população negra. Imóveis de...

No Maranhão, o Bumba meu boi é brincadeira afro-indígena

O Bumba Meu Boi é uma das expressões culturais populares brasileiras mais conhecidas no território nacional. No Maranhão, esta manifestação cultural ganha grandes proporções...

“O batuque da caixa estremeceu”: Congado e a relação patrimonial

“Tum, tum-tum”, ouçam, na medida em que leem, o som percussivo que acompanha a seguinte canção congadeira: “Ô embala rei, rainha, eu também quero...
-+=