Jornalista lança livro sobre Comunidade Quilombola de Mato Grosso do Sul

Após um ano e meio de trabalho a jornalista Priscila Ribeiro lança o livro Retratos da Comunidade Tia Eva. Um produto jornalístico e documental que narra, em fotos e texto, a história da Comunidade Remanescente de Quilombo Eva Maria de Jesus, ou Tia Eva, como é tradicionalmente conhecida. Além disso, a obra registra um pouco da vida, dos costumes, das heranças culturais e das perspectivas de futuro dos moradores desta centenária comunidade.

Enviado por Ana Carla Pimenta via Guest Post 
A publicação foi construída por meio de fotografias, entrevistas, observação direta e pesquisa bibliográfica. Seu diferencial é justamente a abordagem fotográfica e contemporânea. Segundo a autora, Retratos da Comunidade Tia Eva busca fazer uma homenagem a ex-escrava Tia Eva e a comunidade que leva seu nome. “O livro apresenta um novo olhar, mostra como a trajetória da comunidade se confunde com a de Campo Grande. Também relata o esforço dos descendentes para manter viva sua história ao longo dos anos”.

O projeto

Inicialmente produzido como Trabalho de Conclusão do Curso de Jornalismo da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), em 2013, o livro chamou atenção da banca, que sugeriu a publicação. Já jornalista formada, Priscila voltou a campo em 2014 para captar mais fotografias, buscar informações adicionais e resolver cada detalhe que ainda não estivesse de acordo com o desejado. Concebeu, pesquisou, entrevistou, fotografou, editou, escreveu e (re)escreveu seus textos, buscando ser justa com a história da Comunidade. O esforço deu certo.

A publicação foi viabilizada com recursos do Fundo de Investimentos Culturais de Mato Grosso do Sul (FIC/2014), do Governo do Estado de Mato Grosso de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundação de Cultura.

Os Lançamentos

O Livro Retratos da Comunidade Tia Eva será lançado em dois eventos. O primeiro deles acontecerá no dia 28 de novembro, a partir das 19 horas, no Memorial da Cultura da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.

A outra cerimônia será realizada no dia 5 de dezembro, a partir das 19 horas, no Salão da Associação Beneficente dos Descendentes de Tia Eva.

A Comunidade Tia Eva

Localizada em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, a Comunidade Tia Eva foi reconhecida como Remanescente de Quilombo pela Fundação Cultural Palmares. O título é concedido a grupos étnico-raciais com ancestralidade negra e história própria.

Fundado em 1905 pela ex-escrava Eva Maria de Jesus, mais conhecida como Tia Eva, o núcleo quilombola participou da formação da cidade. Em reconhecimento aos serviços prestados, a matriarca, que nasceu no interior de Goiás, recebeu em 1996 o título de cidadã campo-grandense.

Devota de São Benedito, Tia Eva construiu na comunidade uma igreja em homenagem ao santo, que foi a primeira edificação religiosa tombada como patrimônio histórico e cultural do Estado. No local, todos os anos é realizada a tradicional Festa de São Benedito, que faz parte do calendário municipal.

+ sobre o tema

Comunidade quilombola de Cairu (BA) é ameaçada por fazendeiro

Batateira, quilombo situado numa ilha no município de...

Quilombolas poderão comercializar produtos com nota fiscal

Quilombolas do estado do Espírito Santo, certificados pela Fundação...

Fundo Rotativo Solidário beneficiará empreendedores do Fórum da Economia do Negro de Fortaleza (CE)

Por: Karol Assunção   Adital – Empreendedores/as da capital cearense organizados...

para lembrar

Porque eu, mulher negra, não entro em relacionamento aberto

Há anos penso sobre isso depois de vários “convites”...

Negros, agarrem-se uns aos outros!

“Não importa a festa que me façam aqui ou...

O chicote, o racismo e o poder de mulheres

Que existe racismo no Brasil, não há dúvidas. Que...
spot_imgspot_img

Quilombo de Mãe Bernadete é reconhecido pelo governo federal

A comunidade Pitanga dos Palmares, da líder quilombola Mãe Bernadete, assassinada em agosto do ano passado na Bahia, foi reconhecida e declarada como Comunidade Remanescente de Quilombo pelo...

Refletindo sobre a Cidadania em um Estado de Direitos Abusivos

Em um momento em que nos vemos confrontados com atos de violência policial  e  não punição, como nos recentes casos de abuso de poder...

Liderança de mulheres quilombolas é tema da websérie que será lançada no Dia Internacional da Mulher por grupo de pesquisa da UFV

 Iyalodè, palavra iorubá para "aquela que lidera”, nomeia a primeira temporada da websérie “Meios de Prosa”. Nela, quatro mulheres de comunidades quilombolas de Minas...
-+=