Jornalista lança livro sobre Comunidade Quilombola de Mato Grosso do Sul

Após um ano e meio de trabalho a jornalista Priscila Ribeiro lança o livro Retratos da Comunidade Tia Eva. Um produto jornalístico e documental que narra, em fotos e texto, a história da Comunidade Remanescente de Quilombo Eva Maria de Jesus, ou Tia Eva, como é tradicionalmente conhecida. Além disso, a obra registra um pouco da vida, dos costumes, das heranças culturais e das perspectivas de futuro dos moradores desta centenária comunidade.

Enviado por Ana Carla Pimenta via Guest Post 
A publicação foi construída por meio de fotografias, entrevistas, observação direta e pesquisa bibliográfica. Seu diferencial é justamente a abordagem fotográfica e contemporânea. Segundo a autora, Retratos da Comunidade Tia Eva busca fazer uma homenagem a ex-escrava Tia Eva e a comunidade que leva seu nome. “O livro apresenta um novo olhar, mostra como a trajetória da comunidade se confunde com a de Campo Grande. Também relata o esforço dos descendentes para manter viva sua história ao longo dos anos”.

O projeto

Inicialmente produzido como Trabalho de Conclusão do Curso de Jornalismo da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), em 2013, o livro chamou atenção da banca, que sugeriu a publicação. Já jornalista formada, Priscila voltou a campo em 2014 para captar mais fotografias, buscar informações adicionais e resolver cada detalhe que ainda não estivesse de acordo com o desejado. Concebeu, pesquisou, entrevistou, fotografou, editou, escreveu e (re)escreveu seus textos, buscando ser justa com a história da Comunidade. O esforço deu certo.

A publicação foi viabilizada com recursos do Fundo de Investimentos Culturais de Mato Grosso do Sul (FIC/2014), do Governo do Estado de Mato Grosso de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundação de Cultura.

Os Lançamentos

O Livro Retratos da Comunidade Tia Eva será lançado em dois eventos. O primeiro deles acontecerá no dia 28 de novembro, a partir das 19 horas, no Memorial da Cultura da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.

A outra cerimônia será realizada no dia 5 de dezembro, a partir das 19 horas, no Salão da Associação Beneficente dos Descendentes de Tia Eva.

A Comunidade Tia Eva

Localizada em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, a Comunidade Tia Eva foi reconhecida como Remanescente de Quilombo pela Fundação Cultural Palmares. O título é concedido a grupos étnico-raciais com ancestralidade negra e história própria.

Fundado em 1905 pela ex-escrava Eva Maria de Jesus, mais conhecida como Tia Eva, o núcleo quilombola participou da formação da cidade. Em reconhecimento aos serviços prestados, a matriarca, que nasceu no interior de Goiás, recebeu em 1996 o título de cidadã campo-grandense.

Devota de São Benedito, Tia Eva construiu na comunidade uma igreja em homenagem ao santo, que foi a primeira edificação religiosa tombada como patrimônio histórico e cultural do Estado. No local, todos os anos é realizada a tradicional Festa de São Benedito, que faz parte do calendário municipal.

+ sobre o tema

para lembrar

Lázaro Ramos estreia como cineasta dirigindo Adriana Esteves, Taís Araújo e Renata Sorrah

'Estamos construindo uma família aqui', diz o diretor, sobre...

AfroCaeté e o SESC: Sessão Consciência Negra: Música e Cinema

O Barracão Cine Clube em parceria com o Coletivo...

Pepe Mujica deu um soco no estômago do mundo inteiro

Dilma Roussef puxou o orelhão de Obama. Pepe...
spot_imgspot_img

Da fofoca às janelas do Brasil, exposição evidencia africanidade que vive em nós

Depois da fofoca e de um cafuné no meu caçula, tentei tirar um cochilo, mas terminei xingando uma cambada de moleques que cantavam "Tindolelê" na rua. A frase ficou meio maluca, mas essa loucura tem seu método...

Spcine marca presença no Festival de Cinema de Cannes 2024 com ações especiais

A Spcine participa Marché du Film, evento de mercado do Festival de Cinema de Cannes  2024 e um dos mais renomados e influentes da...

Álbum de Lauryn Hill é considerado melhor da história em lista da Apple Music; veja ranking

Uma lista publicada pela Apple Music elegeu os 100 melhores álbuns de todos os tempos. Em primeiro lugar, a escolha foi para 'The Miseducation...
-+=