Juanita Moore (1914-2014): Morreu a mãe coragem de Imitação da Vida

 

 

Em 1960, Juanita Moore, falecida aos 99 anos de idade no dia de Ano Novo, foi a quinta atriz negra a ser nomeada para um Óscar, e a terceira a ser nomeada para o prémio de Melhor Atriz Secundária.

Saiu da cerimónia de mãos vazias, mas a nomeação bastou para reservar lugar na história a esta antiga bailarina do célebre Cotton Club: o seu papel era central à trama de Imitação da Vida (1959), o último melodrama assinado em Hollywood pelo estilista alemão Douglas Sirk.

Moore interpretava Annie Johnson, mãe de uma filha (Susan Kohner) cuja cor de pele lhe permite passar por branca e que renega as suas origens para subir na vida. Embora as estrelas nominais do filme fossem Lana Turner, John Gavin e Sandra Dee, foram Moore e Kohner a ser nomeadas para o Óscar, sublinhando a abordagem “progressiva” de Hollywood às questões raciais que começavam então a incendiar os EUA. A dimensão melodramática da história fez igualmente de Imitação da Vida um dos filmes que mais lucro deu ao estúdio Universal.

Nascida em Los Angeles, Juanita Moore começou como bailarina e atriz de teatro e estreou-se no cinema em Herança Cruel de Elia Kazan (1949). A sua nomeação para o Óscar não se reflectiria grandemente na sua carreira, que se concentraria daí para a frente em séries televisivas ou filmes de segunda categoria; o seu último papel no cinema foi em Nunca É Tarde de Jon Turteltaub (2000), ao lado de Bruce Willis e Emily Mortimer.

 

 

Fonte: Publico

 

+ sobre o tema

Protegida dos Hypolitos, “nova Daiane” aumenta fenômeno teen da ginástica

Diego Hypolito estava em São Bernardo, na grande São...

Lázaro Ramos escolhe os melhores filmes do cinema brasileiro

Por: Luisa Girão Um dos mais importantes atores do...

Lewis Hamilton

  Sir Lewis Carl Davidson Hamilton MBE (Stevenage, 7 de...

A vez da literatura produzida por negros e pobres

A escritora Carolina Maria de Jesus se tornou leitura...

para lembrar

Antologia ‘Pretextos de Mulheres Negras’ reúne 22 escritoras contemporâneas

Livro organizado por Elizandra Souza e Carmen Faustino...

Músico cria projeto para preservar tradições em comunidade quilombola

Comunidade quilombola de Marinhos, em Brumadinho, na Região Metropolitana...

Aos 105 anos, morre a integrante mais velha da Irmandade da Boa Morte

Aos 105 anos, morre a integrante mais velha da...
spot_imgspot_img

Quem são os ex-escravizados que deixaram o Brasil em direção à África no século 19

Em seu mais recente livro, o pesquisador Carlos Fonseca conta a trajetória dos retornados, escravizados libertos e seus descendentes que deixaram o Brasil e retornaram...

Paraense Brisas Project acaba de lançar seu EP PERDOA

Está no mundo o primeiro EP de Brisas Project. PERDOA é uma obra em quatro faixas que explora uma sonoridade orientada ao Pop Rock, Lo-fi e...
-+=