Justiça francesa vai investigar ficção que usa imagem da deputada franco-gabonesa como escrava

Enviado por / FonteRFI

A revista, que se define como “o semanário da direita que se assume”, publicou na quinta-feira um texto de sete páginas. Nele, deputada negra “experimenta a responsabilidade dos africanos nos horrores da escravidão” do século 18, segundo a publicação. Imagens do perfil de Obono, com colar de ferro no pescoço, acompanha a “ficção”.

O advogado Avi Bitton acredita que o fato de o texto ser qualificado de ficção pode dificultar um processo. “Imaginem se todos os escritores que usassem o estereótipo de um personagem de determinada etnia ou religião pudessem ser processados”, declarou o jurista à RFI. “Não haveria mais arte, nem literatura. O problema é que esse texto utiliza uma realidade, uma personagem viva e que é citada com seu nome verdadeiro”, acrescentou.

Inaceitável apologia ao racismo

A classe política francesa condenou de forma unânime no sábado (29) a publicação, qualificando o artigo como “inaceitável” e com “apologia ao racismo”. O presidente francês, Emmanuel Macron, ligou para a deputada, Danièle Obono, neste sábado para expressar sua “clara reprovação a qualquer forma de racismo”, comunicou o Palácio presidencial do Eliseu à AFP.

Pouco antes, o primeiro-ministro francês, Jean Castex, condenou uma “postagem infâme” no Twitter e expressou o apoio do governo à deputada Obono. A deputada denunciou um “insulto a seus ancestrais, a sua família e à república”, além de “perseguição da mídia”. Desde sexta-feira, Obono já fazia alusão a uma “merda racista em um jornaleco” no Twitter. “A extrema direita, odiosa, estúpida e cruel: enfim, um retrato de si mesma”, acrescentou a deputada.

Jean-Luc Mélenchon, líder do LFI, criticou o “assédio odioso” ao qual a parlamentar foi submetida. Segundo a revista, trata-se de “uma ficção que encenou os horrores da escravidão organizada pelos africanos no século 18”.

Tugdual Denis, editor-chefe adjunto da Valeurs actuelles, se desculpou em declarações ao canal de TV  BFMTV: “Eu entendo, com a carga simbólica extremamente violenta desta imagem, que Danièle Obono tenha se comovido. Pedimos desculpas a ela a título pessoal”, disse ele, negando que a publicação fosse “racista”.

Wallerand de Saint-Just, chefe do partido da extrema-direita, o Agrupamento Nacional, condenou a publicação no Twitter, chamando-a de “absoluto mau gosto”.”O combate político não justifica esse tipo de representação humilhante e dolorosa de uma deputada eleita da República”, acrescenta.

+ sobre o tema

Ministério Público vai investigar atos de racismo em escola do DF

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT)...

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz...

Nath Finanças entra para lista dos 100 afrodescendentes mais influentes do mundo

A empresária e influencer Nathalia Rodrigues de Oliveira, a...

Ministério da Igualdade Racial lidera ações do governo brasileiro no Fórum Permanente de Afrodescendentes da ONU

Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, está na 3a sessão do...

para lembrar

MPF disponibiliza material digital de combate ao racismo e a discriminação contra indígenas

Material didático publicado nesta segunda-feira (15) busca contribuir para...

Lukaku venceu a fome e o racismo para brilhar como um dos artilheiros da Copa

Descendente de congoleses, o atacante do Manchester United fala...
spot_imgspot_img

Ministério Público vai investigar atos de racismo em escola do DF

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) vai investigar atos de racismo registrados durante uma partida de futsal entre alunos de duas...

Gibi, 85 anos: a história da revista de nome racista que se transformou em sinônimo de HQ no Brasil

Um dicionário de português brasileiro hoje certamente trará a definição de gibi como “nome dado às revistas em quadrinhos” — ou algo parecido com isso....

Estudante negra de escola pública ganha prêmio com pesquisa que apontou racismo em dicionários: ‘racismo enraizado na fala’

Uma aluna do Ensino Médio do Instituto Federal São Paulo, de Bragança Paulista (IFSP), conquistou medalha de ouro após apresentar uma pesquisa sobre racismo, durante a...
-+=