Juventude negra no Brasil: tragédia anunciada

Metade das vítimas de homicídios no Brasil tem entre 15 e 29 anos, e sete de cada dez jovens assassinados são negros, sendo mais de 90% do sexo masculino. O Mapa da Violência 2012, divulgado pelo Instituto Sangari em parceria com o Ministério da Justiça, revela a desproteção da juventude negra. Para especialistas que ontem participaram de audiência na Comissão de Direitos Humanos (CDH), trata-se de uma tragédia nacional.

“É como se a cada mês caíssem oito aviões lotados de jovens, a maioria negros” — comparou Severine Macedo, secretária nacional de Juventude da Presidência da República.

A morte de tantos jovens revela a inexistência de políticas para formação, profissionalização e inclusão social, segundo o professor Antônio Flávio Testa, da Universidade de Brasília.

“O país avançou no combate à mortalidade infantil, mas todo o investimento que foi feito para garantir a vida no nascedouro se perde no momento em que o jovem começaria a se tornar um cidadão capaz de contribuir com a sociedade” — disse.

Dados apresentados por Mário Theodoro, secretário-executivo da Secretaria de Promoção de Políticas da Igualdade Racial (Seppir), confirmam que a violência contra negros se agrava nas Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, onde ocorre um aumento acentuado de homicídios de jovens negros.

Esse contexto de violência no Brasil é permeado pelo racismo, inclusive por parte do Estado — frisou Theodoro, citando truculência em abordagens policiais a jovens negros.

Fonte: Jornal do Senado

+ sobre o tema

Alunos de colégio em Brasília sofrem ataques racistas em torneio de futsal

A Escola Franciscana Nossa Senhora de Fátima afirma que...

Pedidos de isenção de taxa no Enem 2024 começam nesta segunda (15); veja datas

Começa nesta segunda-feira (15) o período para solicitar a...

Iza faz show em live para anunciar gravidez: ‘Parece que o mundo já mudou de cor’

A cantora Iza está grávida de seu primeiro filho....

para lembrar

spot_imgspot_img

Negros são maioria entre presos por tráfico de drogas em rondas policiais, diz Ipea

Nota do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que negros são mais alvos de prisões por tráfico de drogas em caso flagrantes feitos...

Um guia para entender o Holocausto e por que ele é lembrado em 27 de janeiro

O Holocausto foi um período da história na época da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), quando milhões de judeus foram assassinados por serem quem eram. Os assassinatos foram...

Caso Marielle: mandante da morte de vereadora teria foro privilegiado; entenda

O acordo de delação premiada do ex-policial militar Ronnie Lessa, acusado de ser o autor dos disparos contra a vereadora Marielle Franco (PSOL), não ocorreu do dia...
-+=