Juventude negra: prefeito Rui Palmeira destaca ações do Município

Cerca de 40 mil negros são assassinados por ano no Brasil, segundo os dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Em Alagoas, segundo o Ipea, os homicídios reduziram em quatro anos a expectativa de vida de homens negros no estado.

Próximo da celebração do Dia da Consciência Negra, que é comemorada em todo o país no dia 20 de novembro, o prefeito Rui Palmeira destaca as ações no Município na busca para reverter os índices negativos da violência contra a juventude negra. “Quando nós ampliamos as oportunidades e acesso aos direitos essenciais, nós oferecemos aos jovens melhores condições de vida e a possibilidade de escolher um caminho diferente da realidade de vulnerabilidade e violência que atinge tantos jovens”, disse ele.

Segundo o prefeito, para enfrentar a problemática é preciso uma série de ações, por meio da integração dos poderes municipais, estaduais e federal. Em Maceió, a gestão do Executivo Municipal, tem articulado uma série de ações com o objetivo de assegurar os direitos à população e prevenir a violência que atinge a juventude negra.

No Município as ações são desenvolvidas pelo Plano Nacional do Juventude Viva, mecanismo criado pelo Governo Federal, que reúne ações de prevenção que buscam reduzir a vulnerabilidade dos jovens e situações de violência física e simbólica, a partir da criação de oportunidades de inclusão social e autonomia.

Ainda como parte da celebração da Consciência Negra, no período que antecede a data, a Prefeitura, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac), realiza oficinas de pinturas, chamadas de “Inspirações Mestre Zumba”. A ação integra o calendário de atividades do ‘Fórum Mestre Zumba 2014: pensamentos afro ameríndios, que segue até novembro. Estão previstas na programação, apresentações culturais, exposição e venda de produtos, debates, oficinas e mini cursos em diversos pontos da cidade. O trabalho tem como objetivo ampliar direitos e prevenir a violência que atinge, principalmente, a juventude negra.

Rui Palmeira falou também da atuação dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) do Clima Bom e do Vergel do Lago, desenvolvida ao longo do ano. “São espaços importantes que dão acesso aos programas assistenciais. Além de trabalhar com as gestantes, idosos e dar acesso aos programas assistenciais, os Cras são utilizados como instrumentos de convivência de muitos jovens, oferecendo a eles um lugar saudável”, reforçou o prefeito.

Ainda segundo Rui Palmeira, estão sendo ofertados equipamentos, serviços públicos e espaços de convivência em territórios de vulnerabilidade social. “Na última semana nós entregamos mais uma quadra de esporte no Jacintinho. Agora, temos a quadra Xisto Gomes, a do Mirante e a da Grota do Rafael. São áreas que estão sendo recuperadas para beneficiar a comunidade com espaços de cultura, esporte e lazer”, disse.

Fonte: Alagoas 24 Horas 

+ sobre o tema

Dissecando a Operação Vingança

A política de olho por olho, dente por dente...

Adaptação às mudanças climáticas para população negra 

A agenda de adaptação às mudanças climáticas ficou em...

Ação da ApexBrasil faz crescer número de empresas lideradas por mulheres nas exportações

Para promover mudança é preciso ação, compromisso e exemplo....

Começa hoje pagamento de R$ 200 da primeira parcela do Pé-de-Meia

A primeira parcela do programa Pé-de-Meia, no valor de...

para lembrar

spot_imgspot_img

Dissecando a Operação Vingança

A política de olho por olho, dente por dente nas ações da polícia de São Paulo só tem feito aumentar a violência, provocando a intensificação...

Refletindo sobre a Cidadania em um Estado de Direitos Abusivos

Em um momento em que nos vemos confrontados com atos de violência policial chocantes e sua não punição, como nos recentes casos de abuso...

Movimentos sociais e familiares de mortos em operações policiais realizam ato em SP

Um ato para protestar contra a matança promovida pela Polícia Militar na Baixada Santista está agendado para esta segunda-feira, 18, às 18h,  em frente...
-+=