A alfabetização da comunidade negra foi um dos gritos de mobilização o movimento pelos direitos civis nos anos 50 e 60 nos EUA. Uma das maneiras pelas quais o povo negro conseguiu resistir foi através das artes, e nossos autores e poetas são os melhores e mais brilhantes que esse universo tem para oferecer. Para apoiar a alfabetização e encorajar jovens e adultos negros a ler, Kaya Thomas criou um aplicativo gratuito para incentivar as pessoas a ler o trabalho de autoras e autores negros.
We Read Too é um aplicativo de alfabetização cultural que exibe um diretório de mais de 600 livros de ficção infantil e juvenil escritos por autores não-brancos para leitores não-brancos, o que significa que, ao fazer o download, você não só está apoiando autores negros lendo seu material, mas você também estará apoiando uma jovem empreendedora negro no processo. O aplicativo permite que você navegue por diferentes gêneros, procure por autor ou título, veja os detalhes de cada livro e o compartilhe, sugira quaisquer livros a serem adicionados e também veja o livro na web pelo Safari para sua comodidade.
Quando perguntada sobre como ‘We Read Too’ surgiu e por que ela se sentiu compelida a fazê-lo, ela disse: “Este aplicativo é muito importante para mim, porque eu sempre adorei livros desde momento em que aprendi a ler, mas eu percebia que eu não poderia me identificar nos personagens de livros populares. Criei este aplicativo para que os livros com personagens negros, latinos, asiáticos e nativo-americanos possam ser exibidos em um lugar central onde mães e pais, alunos, educadores e qualquer outra pessoa possa encontrar livros para jovens com diversos personagens com os quais eles podem se identificar ou cuja cultura eles querem aprender mais sobre.”
Atualmente, o aplicativo tem mais de 5.000 usuários e está disponível gratuitamente na iTunes App Store. Faça o download agora e vamos virar a página.