Lançamento de livro sobre Sueli Carneiro marca encerramento da 2ª edição da Agenda da OAB-BA

Enviado por / FonteOAB Bahia

A autora da obra, a jornalista Bianca Santana, participou do debate no auditório da Seccional

Após duas semanas de muitos debates, chegou ao fim, nesta sexta-feira (29), a segunda edição da Agenda Democracia, Antirracismo e Justiça. O evento de encerramento ocorreu no auditório da OAB da Bahia e foi marcado pela palestras da jornalista e escritora Bianca Santana, que lançou a obra de sua autoria Continuo Preta: A vida de Sueli Carneiro.  
 
Participaram da mesa de debate a presidente da Comissão Especial de Combate à Intolerância Religiosa da OAB-BA, Maíra Vida, e a presidente da Comissão da Mulher Advogada da Seccional, Daniela Portugal; ambas atuaram na criação e organização da Agenda.

Bianca Santana ressaltou que esse foi o primeiro evento de lançamento do livro em que esteve presencialmente e que isso tem um valor simbólico muito grande. “O primeiro valor simbólico é esse evento acontecer na cidade de Salvador e o segundo é a importância de Sueli Carneiro para o campo jurídico e o quanto ela contribuiu para os Direitos Humanos”, disse.

Maíra Vida destacou que ficou muito felizes que a OAB-BA fizesse parte, em alguma medida, da história desse lançamento. “É uma obra maravilhosa que consegue transitar tanto pelo lirismo e poesia, quanto pelas linguagens mais técnicas e jurídicas”, afirmou.

O evento foi marcado ainda pela homenagem à advogada Maria Auxiliadora Cardoso Sampaio, que faleceu na manhã desta sexta-feira. Ela era integrante da Comissão de Direitos e Prerrogativas da OAB da Bahia. 

Construção de uma sociedade mais justa

Em relação à Agenda, Daniela Portugal afirmou que assa iniciativa da Ordem cumpre um papel fundamental para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. “Cabe a nós a difícil tarefa de buscar caminhos para a desconstrução desse direito instrumento de opressão rumo à defesa da democracia e justiça, que não passa por outro caminho senão pelo do combate ao racismo e patriarcado”, disse.

O presidente da OAB da Bahia, Fabrício Castro, conta que desde a sua primeira edição a Agenda mobilizou toda a Seccional no sentido de promover a justiça social. “Toda essa programação é voltada ao nosso compromisso de defesa da justiça que nós queremos: uma justiça comprometida com o estado democrático de direito, e consciente do nosso dever histórico de lutar contra o racismo”, disse.

De acordo com a secretária-geral da OAB-BA, Marilda Sampaio, a Agenda trouxe a importância da função social da Ordem de defender o Estado Democrático de Direitos, a Justiça Social e os Direitos Humanos.

Para Maurício Leahy, secretário-geral adjunto da Seccional, esse trabalho em conjunto tem sido fundamental para o enfrentamento do racismo, promoção da Justiça e fortalecimento da democracia.

O diretor tesoureiro, Hermes Hilarião, reforça que o evento cumpre não apenas a função de atender as demandas da advocacia, mas também de cuidar dos temas de interesse da sociedade.

+ sobre o tema

A carta da Princesa por Sueli Carneiro

A televisão, em 30 de abril, divulgou o conteúdo...

Fora do Lugar, por Sueli Carneiro

A revista Tudo realizou um teste comparativo sobre o...

Nós e o papa

O papa João Paulo II surpreendeu as mulheres que...

Rompendo com a conspiração do silêncio

Importante mesmo é a clareza do invólucro. É um...

para lembrar

Não toquem em Machado de Assis

Chego tarde à discussão sobre a legitimidade de adaptações...

A alta modernidade de Machado de Assis

Em 1895, Sigmund Freud publicou em Viena Estudos sobre...

Emma Watson: ‘Mal posso esperar para ver Noma Dumezweni no palco’

Depois da bênção de J.K. Rowling, foi a vez de Emma...
spot_imgspot_img

USP libera mais de 900 livros para baixar de graça e online

A Universidade de São Paulo (USP) está disponibilizando uma vasta seleção de livros em diversas áreas de estudo, todos acessíveis no site e o melhor: de graça. Esses...

Quem tem medo de literatura negra brasileira?

Palavrões, palavras de baixo calão e descrição de cenas sexuais. Qual adolescente brasileiro já teve contato com esse tipo de coisa? (Contém ironia) Pois bem,...

O PNLD Literário e a censura

Recentemente fomos “surpreendidas” pela censura feita por operadoras da educação no interior do Rio Grande do Sul e em Curitiba a um livro de...
-+=