Leci Brandão

Leci Brandão da Silva (Rio de Janeiro, 12 de setembro de 1944) é uma cantora, compositora brasileira e umas das mais importantes intérpretes de samba da música popular brasileira.

Nasceu e foi criada nas proximidades de redutos do samba carioca, como a Portela, Vila Isabel e Mangueira. Tendo Jorge Ben como primeiro ídolo, é influenciada também pelo rock norte-americano.

Nos anos 60 começou a atuar como cantora e compositora, e em 1968 ganhou o primeiro prêmio do programa A Grande Chance, da TV Tupi.

Em 1972 entrou para a ala dos compositores da Mangueira, sendo a primeira mulher a conseguir esse feito. Participou de festivais de MPB e samba, e lançou o primeiro disco em 1974, um compacto com músicas suas.Em 1975 veio o primeiro LP, “Antes que Eu Volte a Ser Nada”, seguido por outros três ainda nos anos 70. No início da década de 80 brigou com a gravadora Polygram e passou alguns anos sem gravar, época em que acentuou-se sua atuação política, ligada ao sindicalismo e aos direitos humanos e minorias.

Também foi o período em que desenvolveu sua carreira no exterior, apresentando-se no Japão, Dinamarca, Angola, Estados Unidos.

Trabalhou com o grupo Fundo de Quintal, voltando a gravar em 1985. Em 1990 seu disco “Cidadã Brasileira” ganhou dois prêmios Sharp. Atua como comentarista dos desfiles do carnaval carioca e lançou, em 1999, o CD “Auto-Estima”. Entre os maiores sucessos gravados por Leci estão “Isso É Fundo de Quintal”, “Só Quero Te Namorar”, “Café com Pão”, “Papai Vadiou” “Olodum Força Divina” e “Deixa pra Lá”.

+ sobre o tema

Kiebe-kiebe – Danças e tradições congolesas chegam a Havana

A assessora cultural da presidência da República do Congo,...

Em ‘Topo da Minha Cabeça’, Tássia Reis funde ritmos e guia novo momento

O "Topo da Minha Cabeça", mais recente projeto de Tássia Reis,...

Nordeste dita a tendência do eleitor na sucessão 2010

Por: José Roberto Toledo As tendências costumam partir dos...

Bahia se consagra como o melhor destino turístico do Brasil

  A Bahia está no imaginário do brasileiro...

para lembrar

Pavilhão das Culturas Brasileiras: Puras Misturas – seminário e lançamento do livro

Programação 08/11/2010   14:00 Recepção dos inscritos e...

Devotos tentam impedir Jesus Cristo Superstar no Brasil

  Em petição online, Associação Devotos de Fátima exige que...

Casa Branca do Engenho Velho

Casa Branca do Engenho Velho, Sociedade São Jorge do...

Publicitário cria super-heróis contra problemas da África

Os problemas enfrentados pelo continente africano são tão graves...
spot_imgspot_img

Casa onde Marighella viveu em Salvador será transformada em instituto

A casa onde o político, guerrilheiro e poeta Carlos Marighella e sua companheira de vida e luta, Clara Charf, viveram, no bairro de Nazaré,...

Quatro livros para entender o pensamento revolucionário de Carlos Marighella

Ao longo da trajetória que levou Carlos Marighella a virar símbolo na luta por direitos sociais e políticos no Brasil, um dos principais nomes no combate...

Tony Todd, ator de ‘Candyman’ e ‘Premonição’, morre aos 69 anos

Tony Todd, ator conhecido por papéis memoráveis em filmes de terror, morreu aos 69 anos na última quarta-feira (6/11). A informação foi confirmada ao TMZ pelo seu representante, Jeffrey...
-+=