sexta-feira, setembro 24, 2021

Leci Brandão

Leci Brandão da Silva (Rio de Janeiro, 12 de setembro de 1944) é uma cantora, compositora brasileira e umas das mais importantes intérpretes de samba da música popular brasileira.

Nasceu e foi criada nas proximidades de redutos do samba carioca, como a Portela, Vila Isabel e Mangueira. Tendo Jorge Ben como primeiro ídolo, é influenciada também pelo rock norte-americano.

Nos anos 60 começou a atuar como cantora e compositora, e em 1968 ganhou o primeiro prêmio do programa A Grande Chance, da TV Tupi.

Em 1972 entrou para a ala dos compositores da Mangueira, sendo a primeira mulher a conseguir esse feito. Participou de festivais de MPB e samba, e lançou o primeiro disco em 1974, um compacto com músicas suas.Em 1975 veio o primeiro LP, “Antes que Eu Volte a Ser Nada”, seguido por outros três ainda nos anos 70. No início da década de 80 brigou com a gravadora Polygram e passou alguns anos sem gravar, época em que acentuou-se sua atuação política, ligada ao sindicalismo e aos direitos humanos e minorias.

Também foi o período em que desenvolveu sua carreira no exterior, apresentando-se no Japão, Dinamarca, Angola, Estados Unidos.

Trabalhou com o grupo Fundo de Quintal, voltando a gravar em 1985. Em 1990 seu disco “Cidadã Brasileira” ganhou dois prêmios Sharp. Atua como comentarista dos desfiles do carnaval carioca e lançou, em 1999, o CD “Auto-Estima”. Entre os maiores sucessos gravados por Leci estão “Isso É Fundo de Quintal”, “Só Quero Te Namorar”, “Café com Pão”, “Papai Vadiou” “Olodum Força Divina” e “Deixa pra Lá”.

Artigo anteriorPaulinho da Viola
Próximo artigoOliveira Silveira
RELATED ARTICLES