Ler e conhecer “Mulheres negras fazendo história”

Ao fim do primeiro mês de 2013, começa a circular a revista Mulheres Negras Fazendo História. O lançamento foi feito na noite do dia 29, em uma roda de conversa que promoveu a troca de experiências entre alguns dos autores de artigos e convidados.

Na roda organizada pela ONG Criola estavam mulheres negras atuantes em diferentes áreas, nas quais ingressaram após passar por semelhante ritual de questionamentos que se impõem no percurso das afro-brasileiras. Abrindo a noite, José Marmo da Silva (na foto abaixo) apresentou a publicação e seu intuito de vir a ser um espaço para veiculação de reflexões e experiências protagonizadas por mulheres negras.

Nesta edição, assinam artigos Thiago Ansel e Adailton Moreira Costa, estudiosos de aspectos presentes em diversos percursos traçados por mulheres negras dedicadas a religiões de matriz africana. Os outros trabalhos deste número são assinados por Luciane O. Rocha, Sandra Almada e Conceição Evaristo, autoras de artigos que falam, respectivamente, sobre a relação entre mulher negra e violência urbana no Rio de Janeiro, representações sociais da mulher negra e escrevivências de mulheres negras no decorrer da vida literária brasileira.

mulheres negras historia2

Presentes, Adailton e Conceição falaram sobre seus trabalhos, abrindo espaço para interlocuções vindas de Lúcia Xavier, como também para o relato da médica Cida, da atriz Débora Almeida (na foto acima), da pedagoga Dóris Barros, da educadora Denise Diáspora e demais presentes.O encontro festejou o surgimento de uma publicação criada para compartilhar vozes e relatos que fortalecem a identidade das mulheres afro-brasileiras e dão visibilidade à participação deste segmento da população brasileira na formação e escrita de nossa história.

 

Fonte: Ciranda

-+=
Sair da versão mobile