Lésbicas são mais bem pagas do que mulheres heterossexuais, diz pesquisa

Diferencia chega a média de 20% nos EUA, segundo Banco Mundial. Já salários dos homens gays são menores

No O Globo 

LONDRES – Um estudo do Banco Mundial sobre a relação entre sexualidade e salário mostra que as lésbicas ganham mais do que as mulheres heterossexuais. No Reino Unido, por exemplo, essa diferença é de 8%, mas nos EUA as lésbicas ganham em média 20% a mais. Quanto aos gays a diferença também existe, mas para menos: no Reino Unido, eles recebem salários 5% menores que os heterossexuais, percentual que sobe para 9% na Alemanha e 12% no Canadá.

De acordo com Nick Drydakis, professor de economia na Universidade Anglia Ruskin, no Reino Unido, que fez o relatório para o Banco Mundial, as diferenças de salários podem ser explicadas por escolhas de carreira e estilo de vida: “Lésbicas percebem cedo na vida que não vão seguir um modelo tradicional de casamento”, ele disse.

Tais decisões podem incluir estudar por mais tempo, escolher uma carreira que pague mais, trabalhar mais horas ou até escolher profissões tradicionalmente dominadas por homens que paguem mais. Já os gays ganham menos que colegas heterossexuais por causa da discriminação ainda existente em muitas empresas, segundo o estudo.

“O mercado de trabalho valoriza menos as características dos gays, e a diferença no resultado pode ser atribuído ao fracasso de homens homossexuais em se conformar com os papéis tradicionais de gênero”, diz o relatório.

A pesquisa, que analisou provas recolhidas em todo o mundo, descobriu que a discriminação no recrutamento de homens gays parece ser mais elevada em profissões dominadas pelos homens e mais pronunciada contra lésbicas nos locais de trabalho dominados pelo sexo feminino.

Funcionários gays e lésbicas em geral relatam mais incidentes de assédio, tratamento injusto no trabalho, e dizem ter menos satisfação no trabalho em relação a suas contrapartes heterossexuais.

Menos de 20% dos países têm regras em vigor para prevenir a discriminação contra os trabalhadores com base na sexualidade. No entanto, os governos poderiam melhorar as oportunidades de trabalho para os funcionários gays e lésbicas por promover o respeito e igualdade no local de trabalho e publicação de dados anuais sobre os progressos no sentido da igualdade, o relatório argumenta.

Foto: DIBYANGSHU SARKAR / AFP

+ sobre o tema

Aplicativo exclui taxista que expulsou casal gay de táxi no Carnaval do Rio

Empresário disse que estava dormindo. Mas o motorista disse:...

“Ouvir Bolsonaro é de uma agonia sem fim”, critica Ellen Page

No painel dentro do festival de cinema e música...

SP promove testagem gratuita de HIV antes de parada gay

A Secretaria da Saúde de São Paulo, em parceria...

O reconhecimento do casamento gay é uma conquista da liberdade

O reconhecimento do caráter laico do Estado, que já...

para lembrar

Mulher, mercado de trabalho e desigualdade

O emprego e a renda são dois componentes que...

Não posso te contratar com este cabelo

Percebemos que hoje em dia as mulheres negras têm...

Inscrições para concurso público da Prefeitura de Caxias do Sul estão abertas

Fonte: Pioneiro Serão oferecidas vagas para médicos e professores...

Concursos com inscrições abertas nesta quarta somam 25,8 mil vagas

Há cargos para todos os níveis de escolaridade. Salários chegam...
spot_imgspot_img

Mulheres sofrem mais microagressões no ambiente de trabalho e têm aposentadorias menores

As desigualdades no mercado de trabalho evidenciam que as empresas têm um grande desafio pela frente relacionado à equidade de gênero. Um estudo recente da McKinsey...

Sem desigualdade de gênero, mundo poderia ter PIB ao menos 20% maior, diz Banco Mundial

O Produto Interno Bruto (PIB) global poderia aumentar em mais de 20% com políticas públicas que removessem as dificuldades impostas às mulheres no mercado...

Homens ocupam seis em cada dez cargos gerenciais, aponta IBGE

As mulheres são maioria entre os estudantes que estão em vias de concluir o ensino superior, no entanto são minoria em relação a posições...
-+=