A adesão aconteceu durante a realização do 8º Fórum de Empresas e Direitos LGBT, realizado em São Paulo no último dia 10 de dezembro.
Por Lisandra Arantes e Pedro Malavolta, do Instituto Ethos
No último dia 10 de dezembro, 14 empresas confirmaram o seu engajamento com a promoção dos direitos humanos de pessoas lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT). Durante o 8º Fórum de Empresas e Direitos LGBT, Carrefour, IBM, P&G, Accenture, Basf, Caixa, HSBC, GE, DuPont, Dow, PwC, Pfizer, Whirlpool e Monsanto assinaram os “10 Compromissos da Empresa com a Promoção dos Direitos LGBT”.
A iniciativa tem como objetivos aprimorar as práticas de gestão das empresas e influenciar o meio empresarial e a sociedade para a adoção de práticas de respeito aos direitos humanos LGBT.
A adesão de grandes empresas a esses compromissos mostra que a promoção dos direitos humanos LGBT estão caminhando. Esta é a avaliação de Paulo Pianez, diretor de Sustentabilidade e Diversidade do Carrefour Brasil, que sediou a oitava edição do fórum. “A atuação articulada do setor privado é essencial para fortalecer e aprimorar as práticas de cada empresa e do conjunto das que atuam no Brasil, fortalecendo a construção de um ambiente empresarial socialmente responsável, ético, moderno e sustentável”, ressalta.
Durante o evento, Gabriela Santos, coordenadora de Políticas Públicas do Instituto Ethos, falou sobre a nova edição da pesquisa Perfil Social, Racial e de Gênero das 500 Maiores Empresas do Brasil e Suas Ações Afirmativas, que o Instituto está desenvolvendo e vai lançar em 2015. Publicado periodicamente desde 2001, o estudo vai analisar pela primeira vez se as empresas possuem políticas internas que contemplem pessoas com diferentes orientações sexuais.
Conheça os 10 Compromissos da Empresa com a Promoção dos Direitos LGBT:
- Comprometer-se, presidência e executivos, com o respeito e com a promoção dos direitos LGBT;
- Promover igualdade de oportunidades e tratamento justo às pessoas LGBT;
- Promover ambiente respeitoso, seguro e saudável para as pessoas LGBT;
- Sensibilizar e educar para o respeito aos direitos LGBT;
- Estimular e apoiar a criação de grupos de afinidade LGBT;
- Promover o respeito aos direitos LGBT na comunicação e marketing;
- Promover o respeito aos direitos LGBT no planejamento de produtos, serviços e atendimento aos clientes;
- Promover ações de desenvolvimento profissional de pessoas do segmento LGBT;
- Promover o desenvolvimento econômico e social das pessoas LGBT na cadeia de valor;
- Promover e apoiar ações em prol dos direitos LGBT na comunidade.