As lições diárias de desjornalismo da imprensa brasileira

Na quarta-feira (15) centenas de milhares de brasileiros saíram às ruas no país todo contra a reforma da Previdência. A imprensa falou em greve dos transportes, greve de servidores públicos, distúrbio ao trânsito, caos nas cidades, ato de apoio a Lula, menos no que levou tanta gente a se mobilizar. Deu voz a todos que quiseram atacar o protesto e a ninguém que pudesse simplesmente explicar o seu sentido

Por Gabriel Priolli, no Nocaute

Estes dias têm sido particularmente pedagógicos sobre o funcionamento da imprensa brasileira, em sua fase de jornalismo de guerra.

 

Boas lições são oferecidas nos capítulos da seleção de pautas, angulação do noticiário, tratamento das fontes de informação e respeito à verdade dos fatos.

 

Desde que a direita e a esquerda dividiram as águas nos movimentos de rua, depois de uma breve confluência nas jornadas de 2013, a mídia corporativa cuidou de esclarecer ao país que existem dois tipos de manifestação.

 

A dos brasileiros, cidadãos, patriotas, gente de bem, devidamente vestidos nas cores pátrias e orientados pela opinião de direita do rádio e da TV.

 

E a dos vagabundos, baderneiros, vândalos, agitadores esquerdistas, esses terríveis vermelhos inimigos da Pátria, da Família e da Propriedade, que só sabem fazer greve e atrapalhar o sagrado direito de ir e vir de quem quer trabalhar.

 

Na quarta-feira, dia 15, centenas de milhares de brasileiros saíram às ruas no país todo contra a reforma da Previdência e, mais uma vez, foram encaixados no Tipo 2 de manifestação.

 

A imprensa falou em greve dos transportes, greve de servidores públicos, distúrbio ao trânsito, caos nas cidades, ato de apoio a Lula, menos no que levou tanta gente a se mobilizar.

 

Deu voz a todos que quiseram atacar o protesto e a ninguém que pudesse simplesmente explicar o seu sentido.

 

Também na quarta, 15, a rádio Band News ouviu o vereador de alma branca Fernando Holiday, em São Paulo, para que explicasse pagamentos ilegais em sua campanha eleitoral.

 

Mas, em vez de tão somente colher as capengas explicações, para depois criticá-las como quisesse, o apresentador Fabio Pannunzio destemperou para cima do político do MBL, levou o rapaz a um ataque apoplético e cortou a sua fala no ar, sumariamente.

 

Como se fosse uma espécie de juiz curitibano, sentenciando ao microfone.

 

Na terça-feira, dia 14, Lula prestou depoimento à Justiça Federal, em Brasília, e deu um show de oratória política, mostrando-se saturado e indignado com a perseguição implacável que sofre.

 

Mas o portal UOL exemplificou o tom da cobertura da mídia para esse fato. Deu em manchete que “Lula diz acordar com medo da imprensa na porta esperando sua prisão”.

 

O presidente não usou a palavra medo em nenhum momento de sua fala e o que demonstrou foi revolta, com o assédio diário de repórteres e fotógrafos.

 

O decano dos jornalistas respeitáveis do Brasil, Jânio de Freitas, diz que muito da pós-verdade circulante no país provém da mentira oficial do governo, constante, onipresente, e ecoada aos quatro ventos.

 

O que falta em pós-verdade, a imprensa trata ela mesma de produzir, noticiando um mundo que pouco tem a ver com o real, e tudo com os seus próprios interesses, políticos e comerciais.

 

Difícil saber o que é pior. Se é ter uma imprensa que falseia, na cara dura, ou um público otário, que confia candidamente na falsidade.

+ sobre o tema

Obama afirma que reanimar a economia é sua tarefa mais urgente

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, considera que...

O tal “panelaço” tem cara, grife, cor e endereço, nobre, diga-se de passagem

O tal "panelaço", importado da Argentina, de que  grande...

Bolsonaro para os pobres, Paulo Freire para os ricos

A elite brasileira, que adora odiar Freire, compra a...

Tracking Vox Populi/Band/iG: Dilma 53%, Serra 24%

No quinto dia de medição, petista oscila positivamente um...

para lembrar

São Paulo – O que abre e fecha neste Carnaval

Confira o funcionamento das instalações municipais durante o carnaval:...

GatoMÍDIA Sedia Residência de Mídia e Tecnologia Favelado 2.0 no Complexo do Alemão

Entre 1 e 12 de março, o coletivo de mídia GatoMÍDIA do Complexo do...

Defensores lançam manifesto em contraponto a Moro por presos na crise da Covid-19

As posições do ministro contrastam com a resolução do...

TJ autoriza exumação de Tim Maia

O Tribunal de Justiça do Rio autorizou nesta terça-feira,...
spot_imgspot_img

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=