Líderes africanos querem Organização Mundial do Meio Ambiente

 

 

À margem da 17ª Cimeira da União Africana, que decorre na Guiné Equatorial desde quinta-feira, 30, foi anunciada a pretensão dos países-membros em virem a criar uma Organização Mundial do Meio Ambiente. O objectivo é velar pelas necessidades do continente africano em matéria de políticas ambientais e desenvolvimento sustentável.

A proposta para a criação de uma Organização Mundial do Meio Ambiente será apresentada pelos membros da União Africana à Conferência das Nações Unidas – “Rio+20” – sobre desenvolvimento sustentável e que irá decorrer no Rio de Janeiro, Brasil, entre 28 de Maio e 06 de Junho de 2012.

Para já, foram delineadas estratégias e posições consensuais nos diferentes domínios da chamada “economia verde”, tendo sido ainda identificada a necessidade de se vir a criar um quadro institucional para esta área.

Mas, para que esta pretensão avance, serão necessários recursos avultados, tal como um plano estratégico que possa coordenar todas as políticas do sector no continente africano.

É aqui que entram os parceiros para o desenvolvimento sustentável, como o programa da ONU para o Meio Ambiente ou o Banco Africano de Desenvolvimento (BAD). Caso venha a avançar, esta organização irá ficar sedeada em Nairobi, capital do Quénia.

 

Fonte:  Asemana

-+=
Sair da versão mobile