Lula critica o Ocidente em cúpula da União Africana

Uma crítica arrojada da atitude do Ocidente em relação à África e à América Latina feita pelo ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva provocou aplausos de pé na cúpula da União Africana nesta quinta-feira.

Lula censurou em particular as Nações Unidas por não concederem a nenhum país africano ou latino-americano um assento permanente em seu Conselho de Segurança.

“Não é possível que o continente africano, com 53 países, não tenha uma representação (permanente) no Conselho de Segurança”, afirmou.

“Não é possível que a América Latina, com seus 400 milhões de habitantes, não tenha uma representação (permanente), que cinco países decidam o que fazer, como fazer, sem levar em consideração o resto dos seres humanos que vivem neste planeta”.

Lula se referia aos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança (Grã-Bretanha, China, França, Rússia e Estados Unidos).

O Brasil, uma potência emergente com um aumento progressivo de influência no cenário mundial, luta há muito tempo por um assento permanente no Conselho de 15 membros.

O conflito na Líbia é um foco da cúpula, que teve início nesta quinta-feira na capital da Guiné Equatorial, Malabo, com críticas à ação da Otan e ao envolvimento do Ocidente na crise líbia.

“Precisamos de uma Organização das Nações Unidas que tenha a coragem de impor um cessar-fogo na Líbia” e imponha negociações entre o presidente Muamar Kadhafi e seus opositores rebeldes, disse Lula.

O Brasil foi um dos cinco países que se abstiveram na votação do Conselho de Segurança da ONU em março sobre a Resolução 1973, que autorizou a utilização de “todos os meios necessários” para proteger os civis das forças de Kadhafi.

Lula também acusou o Ocidente de impor injustamente a países pobres, incluindo europeus, medidas de austeridade após uma crise financeira que, segundo ele, teve suas raízes nos Estados Unidos e na Europa.

“A crise veio dos Estados Unidos, de banqueiros americanos, de especulação financeira nos países mais ricos da Europa. E são os países pobres da África, América Latina e Ásia que vão pagar a conta”, afirmou.

Agora as “vítimas pagarão o preço por um crime que não cometeram – isso é o que está acontecendo na Grécia”, disse.

O Ocidente foi “incapaz de ver uma África que é composta por seres humanos iguais aos do continente europeu”, ressaltou, acrescentando que talvez eles pensem que “nós africanos ou latino-americanos sejamos cidadãos de segunda classe ou porque parecemos com nativos”.

“Nós queremos apenas ser tratados igualmente e dividir a riqueza que está sendo produzida neste mundo”.

Lula pediu um aumento da integração entre nações africanas e emergentes.

Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul formam o grupo dos BRICS, que aparece como uma possível contra-força em assuntos internacionais em relação aos países do Ocidente.

Fonte: AFP

+ sobre o tema

Antes de chegar ao Brasil, Beyoncé mostra maturidade em festival de Jay-Z

  Mariana Tramontina A duas semanas de desembarcar...

Prefeitura de Los Angeles decreta ‘dia de Bob Marley’

Prefeitura de Los Angeles decreta 'dia de Bob Marley' Morte...

Lançamento doc Não Vão Nos Calar – O Ilú Lava a Mentira

Denunciando a mentira da suposta abolição da escravatura, através...

Jovens portugueses quebram tabu e debatem passado escravocrata de suas famílias

“Os meus antepassados não só foram traficantes de escravos,...

para lembrar

Cultura Negra do Rio Grande do Sul para o Brasil

A TV brasileira sempre foi um antro de reprodução...

Carolina Maria de Jesus é homenageada no Museu Afro Brasil

A escritora, poetisa e sambista brasileira Carolina Maria de...

Mãe Beata de Iemanjá: ‘Vou entrar nessa briga’

Mãe Beata de Yemonjá, avisa: " Vou entrar nessa...

Liniker: ‘O afeto é uma força política necessária’

Três anos (e três turnês na Europa) depois do...
spot_imgspot_img

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de Maria, que vive aventuras mágicas embaixo da mesa da roda de samba, e descobre um...

Lauryn Hill, YG Marley e Mano Brown tocam em festival em SP; saiba como comprar ingressos

O Chic Show, projeto que celebra a cultura negra e realizava bailes que ficaram clássicos na São Paulo da década de 1970 e 1980, vai...

Filhos de Bob Marley anunciam primeira turnê coletiva em duas décadas

Bob Marley teve, ao total, 11 filhos, e cinco deles preparam a turnê coletiva The Marley Brothers: A Legacy Tour, que percorrerá a América do Norte...
-+=