Guest Post »

Livro premiado em Portugal será publicado pela Todavia no Brasil

A edição brasileira de Torto arado, de Itamar Vieira Junior, tem previsão de lançamento para agosto

No Revista Pessoa

Romance de estreia de Itamar Viera Junior, Torto arado venceu o Prêmio Leya 2018 por unanimidade. O júri, presidido pelo escritor português Manuel Alegre, foi formado por 6 profissionais do campo literário. Além de Itamar, apenas outro brasileiro ganhou o prêmio desde a sua criação em 2008: Murilo de Carvalho, autor de Rastro do Jaguar (leia aqui mais informações sobre o concurso literário).

Foto: Itamar Vieira Junior, autor de Torto Arado. Imagem retirada do site Revista Pessoa

 

Torto arado parte de um acontecimento dramático envolvendo duas irmãs, Belonísia e Bibiana, de uma família descendente de escravizados no sertão da Bahia. Na voz principalmente das mulheres dessa família, desfia-se uma história de subjugação, tomada de consciência e enfrentamento da negação sistemática de direitos, em um processo que envolve conflitos internos e entre membros da mesma comunidade.

 

Lançado em Portugal em fevereiro, o livro teve boa recepção da crítica local, que o comparou a fenômenos literários produzidos por autores como Raduan Nassar, Graciliano Ramos ou Jorge Amado. Um romance que pode ser lido pelo viés da tradição regionalista brasileira, ao mesmo tempo que “extrai do elemento único o universal”, como apontou Ana Bárbara Pedrosa em uma resenha para a essa revista. Torto arado deve chegar às livrarias no Brasil em agosto.

 

Itamar vive em Salvador, capital bahiana, onde nasceu em 1979. Estreou na literatura com o livro de contos A Oração do carrasco (editora Mondrongo, 2017), finalista do Jabuti em 2018. O autor ainda não definiu data para se lançar na escrita do seu próximo romance, embora já esteja há dois anos trabalhando na pesquisa que apoiará a nova trama.

Related posts