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    Casa da covereadora Carolina Iara sofre atentado a tiros na madrugada

    Foto: Téo de Miranda e João Almeida

    Mestra Justina Ferreira da Silva, mulher quilombola que mantém tradições e memórias através da cultura alimentar em Mato Grosso

    Imagem da ativista Hariet Tubman vai estar nas notas de 20 dólares/ Foto retirada do site O Globo

    Imagem da ativista negra Harriet Tubman vai substituir ex-presidente americano na nota de 20 dólares

    DAVE KOTINSKYGETTY IMAGES

    Quem é Amanda Gorman, a poeta de 22 anos convidada para a posse de Biden

    Barbie de Maya Angelou || Reprodução Instagram

    Escritora e ativista Maya Angelou ganha Barbie em sua homenagem no mês da História Negra

    Anielle Franco (Foto: Bléia Campos)

    Mulheres pretas acadêmicas

    Mônica Calazans tem 54 anos e trabalha na UTI do Instituto de Infectologia Emílio Ribas (Foto: Arquivo pessoal)

    Primeira a ser vacinada é mulher, negra e enfermeira do Emílio Ribas em SP

    Primeira vereadora negra eleita na Câmara de Curitiba, Carol Dartora recebeu ameaças de morte por e-mail (DIVULGAÇÃO/Imagem retirada do site El País)

    Ameaças de neonazistas a vereadoras negras e trans alarmam e expõem avanço do extremismo no Brasil

    Ingrid Silva é a primeira bailarina negra e brasileira a ser palestrante principal em Harvard

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      Fabiane Albuquerque (Arquivo Pessoal)

      E essa cara de pobre, minha filha? É pra te olhar melhor!

      Nadia Snopek/Adobe

      Janeiro branco e as demandas pretas

      Júlia Rocha (Imagem retirada do site ECOA)

      O que será dos profissionais de saúde que distorcem a ciência?

      Arquivo Pessoal

      25 de julho comemoração do Mês da Mulher Negra Latino -Americana e Caribenha e de Tereza de Benguela : a clínica do testemunho

      Anielle Franco (Foto: Bléia Campos)

      Uma luta incansável

      Bianca Santana (Foto: Natália Sena)

      Cuidados comunitários evitam mortes por Covid-19

      Getty Images

      Algoritmos de plataformas e redes sociais ainda precisam de muita discussão para fugir de estereótipos

      Naiara Albuquerque (Foto: Reprodução/ Instagram @albuquerquenai)

      Produtora de moda afirma que sofreu racismo em loja de luxo em shopping de SP

      Imagem: Júlia Rodrigues/Divulgação

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      Maíra Vida: Advogada, Professora, Conselheira Estadual da OAB BA e Presidenta da Comissão Especial de Combate à Intolerância Religiosa (Foto: Angelino de Jesus)

      Do crente ao ateu, não faltam explicações para o racismo religioso no Brasil

      Foto: Deldebbio

      Prefeito de Duque de Caxias é investigado por intolerância religiosa a crenças de matriz africana

      FÁBIO VIEIRA/ESPECIAL METRÓPOLES

      Após ser alvo de ataques transfóbicos e racistas, Érika Hilton irá processar 50 pessoas

      A parlamentar Laetitia Avia propôs a nova nova lei, enquanto o primeiro-ministro Jean Castex foi ridicularizado por seu sotaque (GETTY IMAGES)

      Por que a França pode criminalizar a discriminação pelo sotaque

      Adolescente de 16 anos foi espancada pelo pai por ser lésbica, na Bahia — Foto: Divulgação/Polícia Civi

      Adolescente é espancada pelo pai na BA e relata que motivo é ela ser lésbica; avó da vítima denunciou homem à polícia

      (Jonathan Alcorn/AFP/)

      Painel trata combate ao racismo como exercício de cidadania e justiça

      Imagem: Geledes

      Racismo Estrutural – Banco é condenado a indenizar cliente por discriminação racial

      GettyImagesBank

      13 palavras e expressões da língua portuguesa para não usar mais

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        Morte de Kobe Bryant motivou criação de lei — Foto: Ronald Martinez/Getty Images

        Um ano depois, morte de Kobe Bryant tem causa esclarecida, mas processos se acumulam na Justiça

        Divulgação

        Ayodele Balé é contemplada com o prêmio APCA, categoria “Dança – Ação de Formação”

        Photo: Jim Britt/Michael Ochs Archives/Getty Images

        Disco instrumental raro de Marvin Gaye é disponibilizado pela primeira vez

        Imagem da ativista Hariet Tubman vai estar nas notas de 20 dólares/ Foto retirada do site O Globo

        Imagem da ativista negra Harriet Tubman vai substituir ex-presidente americano na nota de 20 dólares

        A historiadora e militante negra Beatriz Nascimento (1942-1995), cuja vida e pensamento conduzem a narrativa do documentário 'Ôrí' (Foto: REPRODUÇÃO/ORI)

        Antes de ‘AmarElo’ de Emicida, estes documentários já contavam a trajetória do negro no Brasil

        Rainha Abla Pokou (Foto: Imagem retirada do site DW)

        Rainha Abla Pokou: Mãe do povo Baoulé da Costa do Marfim

        Jessica Ellen em foto de divulgação do single Pomba Gira (Foto: Gabriella Maria)

        Jéssica Ellen canta a Umbanda e celebra ancestralidade em ‘Macumbeira’: ‘Conexão espiritual’

        Tatiana Tibúrcio levou o prêmio APCA de Melhor Atriz por sua interpretação da doméstica Mirtes Souza, no especial 'Falas Negras' — Foto: TV Globo/Victor Pollak

        Tatiana Tibúrcio ganha o prêmio APCA de Melhor Atriz por atuação em ‘Falas Negras’

        Edneia Limeira dos Santos - Foto: Nego Júnior

        Samba Rock na Cidade de São Paulo: Uma Análise da Evolução do Gênero Desde os Anos 1970 nos Bailes Blacks, até o Registro Como Patrimônio Cultural Imaterial

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              A história de luta e força das mulheres do quilombo de Ivaporunduva

              08/05/2019
              em Afro-brasileiros e suas lutas
              Tempo de leitura: 6 min.

              Rogerio Albuquerque/CLAUDIA)

              Rogerio Albuquerque/CLAUDIA)

              No quilombo de Ivaporunduva as mulheres têm o papel essencial de manter a cultura e as tradições vivas e de repassá-las às novas gerações

              Por Marina Marques, Da Claudia 

              Foto: Rogerio Albuquerque/CLAUDIA

              O dia de Jardelina Pedroso da Silva, 79 anos, começa cedo. Ao primeiro canto do galo, já é possível encontrá-la na cozinha se dedicando à produção de seu famoso cuscuz de arroz. A lavradora aposentada perdeu as contas de quantas vezes preparou o doce.

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              São tantas as ocasiões em que a sobremesa é requisitada: por turistas curiosos, para ser servido na festa junina ou apenas para alimentar os nove filhos no café da manhã. Reveza esses dias no fogão com o trabalho braçal na roça, que garante comida para sua casa, ou o delicado artesanato regional – rotina típica das mulheres que moram no quilombo rural de Ivaporunduva.

              “Nasci, fui criada e, de certo, vou morrer aqui”, conta Jardelina com os olhos marejados. Localizada no Vale do Ribeira, a 55 quilômetros do município de Eldorado, em São Paulo, a comunidade é considerada a mais antiga da região. Lá vivem 110 famílias, cada uma com cerca de cinco ou seis membros, em uma área de 3 mil hectares.

              Ivaporunduva obteve o domínio de seu território, concedido pela Fundação Palmares, nos anos 2000. Tornou-se a primeira comunidade quilombola do estado a conseguir a propriedade definitiva de suas terras, passando a ter direitos e amparos legais que preveem defesa e valorização do patrimônio cultural brasileiro e a obrigação do poder público em promovê-lo e protegê-lo.

              (Rogerio Albuquerque/CLAUDIA)

              Por definição, hoje, um quilombo é a área ocupada por comunidades remanescentes das antigas organizações de negros que se rebelaram contra o regime escravocrata. De acordo com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), estima-se que em todo o país existam mais de 3 mil comunidades quilombolas. Entretanto, pela dificuldade de acesso e mapeamento, os dados coletados não são exatos.

              Os mesmos ofícios que Jardelina domina são ensinados a outras mulheres, ainda crianças. Elvira Pedroso da Silva, 46 anos, era bebê quando seus pais a levavam até as plantações. Ficava na rede vendo-os trabalhar. “A gente já vai aprendendo, está no sangue”, conta entre sorrisos, que deixam aparecer o aparelho nos dentes.

              (Rogerio Albuquerque/CLAUDIA)

              Elvira é divorciada e tem dois filhos. Seu espírito independente a fez trocar a comunidade por São Paulo em busca de trabalho remunerado durante a juventude. “Minha irmã me arrumou serviço como babá, mas chegando lá tinha que fazer de tudo: limpar, lavar, cozinhar. Pegavam meninas de sítio, achando que a gente era boba, para fazer de escravas. Não pagavam direito. Vim embora”, lembra.

              Hoje, é um dos nomes à frente da produção e comercialização do artesanato com fibra de bananeira em Ivaporunduva. “Vendemos bastante para os visitantes”, diz, referindo-se aos alunos de escolas particulares de regiões como Morumbi e Alphaville, que fazem passeios constantes ao local. O cargo também a permitiu conquistar, em 2008, o diploma do ensino médio.

              Para as mulheres da geração de Elvira, formação é raridade. Sirlei Furquim de França, 34 anos, comanda o balcão do bar do marido, Setembrino. Famoso entre os moradores do quilombo, fica perto da Capela de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, o mais antigo templo religioso do Alto Vale do Ribeira, onde os ancestrais dessa população resistiram à escravidão séculos antes.

              (Rogerio Albuquerque/CLAUDIA)

              A mão de ferro de Sirlei tornou o comércio um sucesso e é também usada para vigiar a dedicação dos dois filhos à escola. “Só cursei até metade do fundamental; o acesso era muito difícil no meu tempo. Quero garantir que eles tenham mais oportunidades”, conta.

              Seu filho de 18 anos faz faculdade de engenharia de transporte e logística na Universidade Federal de Santa Catarina. O plano é voltar ao quilombo após o término dos estudos e usar o conhecimento para transformar a comunidade em que cresceu. A prática é comum entre os jovens. “É uma forma de retribuir nossa dedicação”, explica Sirlei.

              Aos 30 anos, a estudante do curso técnico de enfermagem Mariane de Souzaentende bem dessa relação. Vai até Registro, município próximo, para as aulas. Quer poder oferecer seus serviços aos moradores, inclusive ao filho, o pequeno Nicolas, 6 anos. Ela não nasceu ali, é de Itatiba, cidade bem distante.

              (Rogerio Albuquerque/CLAUDIA)

              Mariane se apaixonou pelo quilombola Leonardo quando os dois moravam em Santa Catarina. Quando ela tinha 19 anos, eles se casaram e se mudaram para Ivaporunduva. “Minha família demorou para aceitar. Não entendia o que era um quilombo. Mas para mim, tão jovem, era uma aventura.” Hoje, recebe visitas da família com frequência.

              “Eles entenderam os benefícios, como a liberdade que meu filho tem. É muito mais fácil alguém da cidade vir morar aqui e se adaptar do que o contrário”, completa. Aluna dedicada, foi selecionada entre 16 candidatos dos quilombos da região para receber uma bolsa integral. Em sua sala, os 30 alunos são quilombolas.

              Heloísa de França Dias, 28 anos, é do quilombo São Pedro, próximo de Ivaporunduva. Ela divide os estudos do primeiro ano de engenharia de produção à distância com o trabalho na roça e a criação dos dois filhos. Apesar de estar só começando o curso, já faz planos de ingressar em um mestrado em engenharia ambiental.

              (Rogerio Albuquerque/CLAUDIA)

              Sua luta é para que a importância da cultura e do trabalho nos quilombos seja reconhecida no Brasil, principalmente pelos alimentos que são produzidos ali. “A geração de fonte de renda das famílias é a agricultura. Fazemos como nossos antepassados nos ensinaram”, conta.

              “As pessoas precisam saber de onde vem a comida que chega à mesa. Nossos pratos típicos vieram da senzala e permanecem sendo feitos sem químicos nem veneno.” Recebem o apoio do Instituto Brasil a Gosto, da chef Ana Luiza Trajano, que, por meio de experiências nas comunidades e eventos, trabalha para que a autêntica cozinha brasileira seja disseminada.

              Na região do Vale do Ribeira, a principal fonte de renda vem da banana. Conseguiram com o Ministério do Meio Ambiente o selo de produtores orgânicos. O fruto é vendido para entidades públicas, que direcionam o alimento para a merenda escolar municipal e projetos sociais.

              (Rogerio Albuquerque/CLAUDIA)

              Em 2015, foram vendidas 36 toneladas da fruta, mas a quantidade vem caindo. Este ano, dada a falta de chamada pública, algumas entregas estão paralisadas. Ainda assim, saem da comunidade cerca de 600 caixas de banana toda semana.

              Outra base dessa cozinha é a mandioca, que sustenta há anos a família de Nadir dos Santos, 53 anos. A farinha do tubérculo, quando torrada, vira uma farofa cuja receita é passada de uma geração para outra. “Faço isso desde que me conheço por gente, mas não sou muito de comer”, diz rindo.

              (Rogerio Albuquerque/CLAUDIA)

              Ela admite que, depois que teve os cinco filhos, não tem mais a mesma força para o árduo trabalho que a torra da mandioca exige. Mas mantém a alegria de amarrar os pacotes vendidos para os turistas.

              Também não falta à mesa o feijão. Ele não é preparado da maneira apressada como costumamos fazer. Com calma e destreza, Marina Furquim, 56 anos, joga lenha no fogão de taipa, onde prepara ainda o arroz. Se do lado de fora a sensação é de calor de mais de 40 graus, ali dentro da cozinha parece o dobro. Marina é dona de um olhar que exala ternura.

              Recebe com carinho quem a visita e, tímida, pede que não reparem na bagunça. Sempre tem por perto um pano de prato, que usa para espantar os mosquitos. A reforma em andamento não chegou à cozinha, que é uma construção à parte, de pau a pique.

              “Quando tinha 11 anos, saí para trabalhar em casa de família. Aqui era difícil se manter, Nossa Senhora! Mas eu não gostava de ficar longe; fui para São Paulo, Eldorado, Santos. Nos dias de folga, retornava, e meu coração vinha à boca de felicidade. Até chorava”, relembra.

              “Nessa época, conheci um rapaz. Moramos juntos, engravidei, mas não deu certo e me separei. Voltei para casa e disse que não ia mais querer saber de ninguém. Só que hoje meu filho tem 35 anos, e um homem de Sapatu, aqui perto, gosta muito de mim. É cada um para o seu lado, não vou morar com ele. Mas ficamos. Ele quer casar comigo; eu acho que está bom assim, sei lá”, conta Marina enquanto separa os feijões.

              A rotina não a incomoda. É, mais do que uma lista de tarefas, uma forma de preservar a tradição das comunidades quilombolas e valorizar a rica cultura que mantém viva parte tão importante da história do nosso país.

               

              Tags: Afro-brasileiros e suas lutasMulher NegraQuilomboquilombolas
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              • A coluna NOSSAS HISTÓRIAS desta quarta-feira vem com a assinatura da historiadora Iracélli da Cruz Alves! O tema “Mulheres negras, política e cultura do cancelamento no Brasil republicano” é abordado no artigo e no vídeo nos quais ela oferece reflexões a partir de registros da atuação de mulheres negras integrantes do Partido Comunista Brasileiro (PCB) na década de 1940! Confira um trecho: “O que essas mulheres têm em comum? Todas eram comunistas, trabalhadoras e muito provavelmente negras, como é perceptível nas poucas imagens que até hoje encontrei. Além disso, não podemos esquecer que a classe trabalhadora brasileira tem sido majoritariamente negra, o que aumenta a probabilidade de essa pressuposição fazer sentido para os casos em que não acessei registros fotográficos. Outro ponto em comum em suas trajetórias é que todas participaram ativamente da vida política do país em meados do século XX, atuando significativamente no partido no qual escolheram militar. No entanto, foram praticamente esquecidas (ou silenciadas?) tanto pela historiografia política do Brasil quanto pelas narrativas históricas sobre o PCB. Os nomes delas, na maioria das vezes, nem sequer são citados.” Leia todo o artigo no Geledés: https://www.geledes.org.br/mulheres-negras-politica-e-cultura-do-cancelamento-no-brasil-republicano/ Veja o vídeo no Acervo Cultne: https://youtu.be/pS35-3RuNMc
              • Já que o mundo está em medida de contenção social, acredito estar diante de um dos maiores desafios que o ser humano possa receber da vida, que é o de ter a oportunidade de ficar sozinho e explorar a sua consciência, conhecer quem é essa pessoa que cohabita em meu corpo, ou seja tentar descobrir quem “eu dentro de mim”. Leia o Guest Post de Tatiane Cristina Nicomedio dos Santos em: www.geledes.org.br
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              • "Escolhi parafrasear no título do presente guest post a escritora brasileira, Conceição Evaristo, que constrói contos e poemas reveladores da condição da população negra no país. A intelectual operaciona a categoria de “escrevivência”, através de uma escrita que narra o cotidiano, as lembranças e as experiências do outro, mas sobretudo, a sua própria, propagando os sentimentos, as lutas, as alegrias e resistências de um povo cujas vozes são silenciadas." Leia o Guest Post de Ana Paula Batista da Silva Cruz em: www.geledes.org.br
              • ✊🏾 1960-1970: Grupo Palmares de Porto Alegre e a afirmação do Dia da Consciência Negra ✊🏾 Está disponível mais uma sala da Exposição “20 de Novembro - Dia Nacional da Consciência Negra” no Google Arts & Culture! Link: https://artsandculture.google.com/culturalinstitute/beta/u/4/exhibit/1960-1970-grupo-palmares-de-porto-alegre-e-a-afirma%C3%A7%C3%A3o-do-dia-da-consci%C3%AAncia-negra/tgLSJakjmcizKA 🙌🏿 Esta sala é especialmente dedicada à movimentação do Grupo Palmares em Porto Alegre, fundado em 1971, afirmando o Vinte de Novembro como Dia da Consciência Negra. Em 2021, o Vinte completa 50 anos! Conecte-se ao compromisso de ativistas negros e negras gaúchas em defesa de uma história justa sobre as lutas negras por liberdade por meio de depoimentos, fotografias, poemas, anotações, cartas, entre outros documentos. Vamos junt@s! 🖤 O material pode ser acessado em português e inglês e é mais um resultado da parceria entre a Rede de HistoriadorXs NegrXs(@historiadorxsnegrxs , Geledés Instituto da Mulher Nega e o Acervo Cultne! (@cultne) 🎉 Ao longo de todo 2021, muitas outras “Nossas Histórias” sobre vidas, lutas e saberes da gente negra serão contadas em salas de exposições virtuais!
              • "A história do indigenismo no século XIX tem importantes pontos de conexão com a história do tráfico escravista. A investigação dessas conexões permite compreender como possibilidades de branqueamento foram projetadas na nação brasileira, para além da mais conhecida: a imigração europeia ocorrida entre o último quartel do século XIX e 1930." Leia o artigo do historiador Samuel Rocha Ferreira publicado na coluna “Nossas Histórias” **A coluna “Nossas Histórias” é uma realização da Rede de Historiadoras Negras e Historiadores Negros em parceira com o Portal Geledés e o Acervo Cultne.
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