quarta-feira, agosto 17, 2022
InícioQuestões de GêneroSueli CarneiroLivro reúne os artigos mais importantes escritos por Sueli Carneiro

Livro reúne os artigos mais importantes escritos por Sueli Carneiro

Divulgação

ESCRITOS DE UMA VIDA

Sueli Carneiro

Páginas: 290

Preço: R$42,00 (frete grátis) – http://bit.ly/escritosdeumavida

Editora: Letramento / Grupo Editorial Letramento

ISBN: 978-85-9530-107-8

 

Do Grupo Editorial Letramento

Escritos de uma vida é o primeiro livro a reunir os textos mais importantes escritos por Sueli Carneiro ao longo de sua vida. Sueli é uma das mais expressivas filósofas, ativistas e autoras do feminismo negro no Brasil e seus artigos abordam temáticas imprescindíveis para refletir sobre a sociedade e moldar o pensamento. Sueli fala sobre gênero, raça e ascensão social, o poder feminino no culto aos orixás, tempo feminino, expectativas de ação das empresas para superar a discriminação racial, novos e velhos desafios do movimento negro no Brasil, além de outros temas fundamentais para a compreensão histórica e política da luta das mulheres negras brasileiras.

A escrita de Sueli Carneiro é concebida a partir da vivência, fala de um Brasil que persiste e se reinventa na luta contra o racismo. Escritos de uma vida é uma leitura fundamental que nos ajuda a pensar e a orientar as nossas ações no sentido de afirmação do de um feminismo tão particular por ser negro.

Escritos de uma vida é um livro referência discutir as questões de raça e gênero com pensamentos e reflexões de uma das maiores intelectuais do Brasil.  

 

“Sueli nos brinda com uma coletânea de artigos publicados ao longo da vida e que refletem sobre a necessidade de se pensar novos marcos civilizatórios. O pensamento feminista negro potente de Sueli Carneiro é fundamental e atual para o debate racial e de gênero e construção de um modelo alternativo de sociedade.” Djamila Ribeiro

 

TRECHO DO LIVRO:

A mulher negra é a síntese de suas opressões, de duas contradições essenciais: a opressão de gênero e a da raça. Isso resulta no tipo mais perverso de confinamento. Se a questão da mulher avança, o racismo vem e barra as negras. Se o racismo é burlado, geralmente quem se beneficia é o homem negro. Ser mulher negra é experimentar essa condição de asfixia social.”

 

SOBRE A AUTORA:

Sueli Carneiro é filósofa, ativista e uma das principais autoras do feminismo negro no Brasil. Nasceu em 24 de junho de 1950 em São Paulo. É fundadora e atual diretora do Geledés – Instituto da Mulher Negra, criou o único programa de orientação específico para mulheres negras na área da saúde, atua na criação de cursos de cidadania para mulheres de periferia e participa ativamente de políticas públicas para a igualdade de gênero. Sueli já recebeu os prêmios Bertha Lutz (2003), Benedito Galvão (2014), Direitos Humanos da República Francesa e Itaú Cultural (2017).

 

Artigos Relacionados
-+=
PortugueseEnglishSpanishGermanFrench