Longa-metragem africana volta a Maputo na Primeira Semana de Cinema Africano

Maputo- O cinema africano de longa-metragem vai voltar a Maputo, 20 anos depois da última amostra do género, com a realização, no próximo mês, da Primeira Semana de Cinema Africano de Maputo, anunciou a organização do evento.

Em conferência de imprensa quarta-feira de divulgação do evento, João Ribeiro, director da iniciativa, disse que 16 filmes de ficção africana em longa-metragem serão exibidos, de 11 a 18 de Abril, em três espaços da capital moçambicana.

“Tentámos juntar na Primeira Semana de Cinema Africano de Maputo produções representativas do universo cinematográfico africano. Queremos oferecer uma alternativa ao cinema comercial que normalmente passa no país”, afirmou João Ribeiro.

O director da amostra indicou que o festival trará uma colecção de obras cinematográficas que “vão abalar tabus”, escalpelizando sobre temas como a poliandria, divindade e ciência africana.

“Será também uma forma de chamar a atenção das entidades intervenientes na produção cinematográfica sobre a urgência de promover e proteger esta modalidade cultural. Moçambique não tem uma lei sobre cinema, rádio e televisão, ainda se serve de uma norma antiquíssima neste campo”, enfatizou João Ribeiro.

Entre as produções que serão exibidas na Primeira Semana de Cinema Africano destacam-se “Tey”, do Senegalês Alain Gomis e vencedor do Fespaco, os “Óscares” africanos”, o filme do moçambicano Licínio de Azevedo, “Virgem Margarida”, vencedor de vários prémios, e os clássicos “Guimba”, do Mali, e “Buud Yam”, do Burquina Faso.

“É uma oportunidade de o cinema africano se fazer conhecer, porque é raro as produções do continente serem exibidas em África”, disse Licínio de Azevedo.

Paralelamente à mostra de filmes, a Primeira Semana de Cinema Africano terá sessões de debate sobre o cinema africano.

 

 

Fonte: Angola Press

+ sobre o tema

Assombrando o mainstream

Liderada pelo rapper Emicida, gravadora Laboratório Fantasma quer se...

Internado na terça-feira, Pelé recebe alta após cirurgia no quadril

A operação impediu que ele viajasse para Nova Jersey...

Ídolo do Flamengo, Andrade está hospitalizado com infecção

Ídolo do Flamengo, Andrade está hospitalizado com infecção Por: Raphael...

para lembrar

A trajetória do negro na literatura brasileira

Domício Proença Filho RESUMO ESTE ARTIGO busca traçar...

Unlocking The Truth: conheça banda de metal formada por meninos de 12 anos

Muitos músicos, quando relembram seu passado e como...

Espírito Santo recebe projeto de incentivo a cultura afro nas escolas

O ensino da história e da cultura afro-brasileira...

Os 7 melhores momentos de Michael Jackson

As músicas, os conceitos, as danças e as coreografias...
spot_imgspot_img

Morre Ykenga Mattos, que denunciou o racismo em seus cartuns, aos 71 anos

Morreu na manhã desta segunda-feira aos 71 anos o professor, sociólogo e cartunista carioca Bonifácio Rodrigues de Mattos, mais conhecido como Ykenga Mattos. Vítima...

Com 10 exibições que abordam a luta antirracista, Mostra do Cinema Negro tem sessões a partir de 4 de abril em Presidente Prudente

O Serviço Social da Indústria (Sesi-SP) promove, entre os dias 4 de abril e 23 de maio, uma programação com dez filmes que celebram o cinema...

A Sombra do Sonho de Clarice

O longa-metragem convidado para ser exibido no Lanterna Mágica no dia 21 de março foi O Sonho de Clarice, de Fernando Gutierrez e Guto...
-+=