Lopito Feijóo fala sobre literatura africana na casa de cultura do Campo Limpo dia 22/09

O escritor Lopito Feijóo encontra-se no estado brasileiro de São Paulo onde vai participar de duas conversas sobre literaturas africanas na festa literária da zona Sul, que decorre naquela cidade desde o passado dia 12 até o próximo sábado.

no Jornal da Angola

Na casa de cultura do Campo Limpo, o escritor angolano aborda numa primeira mesa, “A actualidade literária nos países africanos de língua oficial portuguesa (PALOP) e amanhã no mesmo local, às 18 horas, a conversa tem como tema “Os escritos afro brasileiros,  a literatura dos PALOP e o seu enquadramento  no continente africano”.

A festa literária da zona Sul de São Paulo, sob o lema “Gente que lê une e transforma”, acontece em todos os meses de Setembro e nesta edição conta com a participação de renomados intelectuais e artistas da América Latina, do Brasil e do continente africano.

A iniciativa comporta várias actividades como conversas e oficinas literárias, encontros com autores, lançamento de livros, espectáculos de dança, teatro, cinema e música, além de uma feira de livros, que tem como especial convidada a escritora Raquel Trindade,  activista da cultura negra, artista plástica,  poeta, coreógrafa e bailarina,  que este ano completou 80 anos de idade e 70 de carreira artística.

Lopito Feijóo nasceu em Malanje, licenciou-se em Direito na Universidade Agostinho Neto e foi deputado na Assembleia Nacional. É co-fundador da Brigada Jovem de Literatura de Luanda e membro da União dos Escritores Angolanos. O escritor publicou o seu primeiro livro de poemas com o título “Entre o écran e o esperma”, que recebeu uma “Menção Honrosa” no concurso de literatura “Camarada Presidente”, promovido pelo extinto Instituto Nacional do Livro e do Disco (Inald), actual Instituto Nacional das Indústrias Culturais.

+ sobre o tema

Vídeo sobre remoções da Copa no Brasil é exibido na ONU

Comitês Populares da Copa denunciam violações ao Conselho de...

Pharrell Williams receberá prêmio de “Ícone Fashion” em evento de moda

Pharrell Williams já recebeu muitos prêmios por sua música...

João Cândido ganha monumento no Dia da Consciência Negra

 Para marcar o Dia da Consciência Negra, a Secretaria...

Assassino de Malcolm X ganha liberdade condicional depois de 40 anos de prisão

O assassino do ativista dos direitos dos negros Malcolm...

para lembrar

Museu digital disponibiliza acervo sobre a presença negra no Estado

Site disponibiliza áudios, vídeos, fotos e documentos de afro...

Joel Rufino dos Santos

Biografia Joel Rufino dos Santos (Rio de Janeiro)...

Jovens consideram problema da juventude africana comum aos demais países do continente

    Luanda – Os problemas enfrentados actualmente pela juventude africana...

Daúde

Maria Waldelurdes Costa de Santana Dutilleux (Salvador, 23 de...
spot_imgspot_img

Rihanna já tem atriz favorita para possível cinebiografia

Rihanna está se antecipando em relação a como quer ser vista, caso sua história venha a ser uma cinebiografia em algum momento do futuro. A cantora...

Violência contra territórios negros é tema de seminário com movimentos sociais em Salvador

Diante da escalada de violência que atinge comunidades negras e empobrecidas da capital e no interior da Bahia, movimentos sociais, entidades e territórios populares...

Grávida, Iza conta que pretende ter filha via parto normal: ‘Vai acontecer na hora dela’

Iza tem experienciado e aproveitado todas as emoções como mamãe de primeira viagem. No segundo trimestre da gestação de Nala, fruto da relação com Yuri Lima, a...
-+=