Luiz Inácio Silva da Rocha, Coordenador do Fejunes participa de painel da ONU sobre juventude

Luiz Inácio foi escolhido como porta-voz do Brasil após participar de reuniões preparatórias da atividade

 

O coordenador do Fórum Estadual da Juventude Negra (Fejunes), Luiz Inácio Silva da Rocha (foto), vai ser o porta-voz do Brasil no “Diálogo Interativo Global sobre Iniciativas de Juventude da ONU”, promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU). A atividade, que acontece nesta segunda-feira (5), tem o objetivo de apresentar as ações voltadas para juventude que compõe a Agenda de Cinco Anos do mandato do Secretário Geral, Ban Ki-Moon.
O evento faz parte das comemorações do Dia Internacional da Juventude celebrado pela ONU no dia 12 de agosto. A atividade vai ser transmitida através de videoconferência para outros cinco países e contará com a participação do secretário geral  Ban Ki-moon, além de oficiais séniores e peritos da ONU.
Luiz Inácio conta que foi escolhido como porta-voz do País depois de participar de das preparatórias para a atividade. Ele vai questionar o secretário geral da ONU sobre quais as medidas possíveis que a Organização pode adotar para contribuir com o enfrentamento da violência sofrida pela juventude em todo mundo.
De acordo com o coordenador do Fejunes, como o tempo para questionamentos é curto e pela natureza nacional da representação, não vai ser possível levar ao secretário geral os problemas do Estado, que vive uma situação de extermínio da juventude negra, com taxa de 144,6 mortes por grupo de 100 mil.
Ele vai evidenciar para comunidade internacional o problema específico vivido pelos jovens no Brasil, que se destaca em nível mundial acerca da violência contra a juventude.
Além do porta-voz do Brasil, jovens da Bélgica, Nigéria, Índia e Líbano apresentarão suas questões através de videoconferência e jovens dos Estados Unidos estarão em Novo Iorque participando do painel.
Em março de 2010, o então presidente do Conselho Estadual de Direiros Humanos, Bruno Alves de Souza Toledo, também participou de uma mesa da ONU. Na quela ocasião para denunciar as violações de direitos no sistema prisional capixaba, durante o governo Paulo Hartung. A gravidade das denúncias chocaram a comunidade internacional. A partir do episódio, o ex-governador ficou conhecido como “senhor das masmorras”.
Fonte: Século Diário

+ sobre o tema

Leilão da coleção de Emanoel Araújo é suspenso a pedido do governo federal

O leilão da coleção de obras de arte que pertenceram...

Geledés participa de audiência sobre Educação das meninas e mulheres negras na Câmara dos Deputados

Geledés – Instituto da Mulher Negra participou, nesta quinta-feira...

Grupo de mulheres brasileiras atua nas Nações Unidas contra o racismo

Em reportagem da TVT, Maria Sylvia de Oliveira, advogada...

No Paraná, letra dos Racionais MC’s ajuda na remição de pena

Uma decisão do Tribunal de Justiça do Paraná considerou...

para lembrar

A democracia, a surdez e por que (infelizmente) nossos motivos pra lutar ainda são os mesmos

Muitas coisas acontecem em dez anos, inclusive nada. Por EMICIDA, no...

Extermínio tolerado

Waldik Gabriel Chagas, 11 anos, tinha o olhar esperto...

Vidas negras ainda não importam

Na sua essência mais absoluta, o racismo é o...

Um possível chapa, Emicida lança clipe com mulheres que tiveram filhos mortos por PMs

Leandro Roque de Oliveira, o rapper Emicida, lançou nesta...
spot_imgspot_img

Atirador mata três homens negros na Flórida; crime teve ‘motivação racial’, diz polícia

Um homem branco matou três homens negros do lado de fora de uma loja de descontos em Jacksonville, no estado americano da Flórida, em...

101 crianças mortas a tiros no Rio desde 2007: ‘Sei o que mãe da Eloah está vivendo’

Sempre que vê casos como o da menina Eloah da Silva Santos, morta na semana passada aos 5 anos por uma bala perdida durante...

Seminário em BH debate o combate ao genocídio da juventude negra e estratégias de resistência

O seminário Vidas Jovens Negras Importam, que acontece entre os dias 17 e 19 de agosto em Belo Horizonte, vai debater o combate ao genocídio da...
-+=