Luiza Bairros (1953-2016)

Morreu no 12 de julho 2016 a grande Luiza Bairros. Ela foi de tudo: ativista, professora, ministra. Gaúcha e baiana. O texto que segue foi resultado de um passeio por Salvador ao seu lado. Publicado na revista Vozes e Faces da Articulação para o Combate ao Racismo Institucional (CRI), em 2007.

Por Fernanda Pompeu em seu blog

 

Quando o avião se aproxima de Salvador, os pelos da alma arrepiam. Primeiro, o Atlântico enfeitado com barcos de pesca. Depois, a Baía de Todos os Santos ornada com esplendor e, por fim, as dunas. Em terra firme, e navegando nas tantas águas, encontra-se a maior população negra por metro quadrado do país.

O aeroporto de Salvador chama-se Deputado Luís Eduardo Magalhães, em referência póstuma ao filho de um dos mais poderosos políticos do Brasil, Antônio Carlos Magalhães (ACM), também falecido. O aeroporto já se chamou 2 de Julho, em justíssima homenagem a uma das mais importantes rebeliões em prol da independência do Brasil.

Embora a importância do fato tenha sido preterida quando da mudança de nome, o 2 de Julho, além de feriado, é festejado com muito orgulho e alegria pelo povo baiano. Pensando melhor, talvez o aeroporto de Salvador devesse se chamar Dos Orixás. Afinal esta é a capital dos terreiros de candomblé e de todos os santos, mas estes já dão nome à baía.

O que levou a gaúcha Luiza Bairros a trocar Porto Alegre por Salvador foi a concentração de afro-descendentes. Passeando pela Baixa do Sapateiro, no sopé do Pelourinho, a mulher negra, nascida e criada na Porto Alegre de maioria branca, se surpreendeu: O que é isto? Como será viver em uma capital onde os negros estão por toda parte? Faz mais de vinte anos que Luiza tenta responder  a essa pergunta e a muitas outras baseadas nas relações interraciais brasileiras.

Luiza Bairros está para o movimento de mulheres negras como um peixe está para o mar. Ela é uma das vozes mais respeitadas quando o assunto é combate à descriminação racial. Além de professora universitária, coordena projetos e programas de combate ao racismo institucional. Para ela: O racismo tem muitas caras. Muitas vezes ele se disfarça, para aparecer mais forte depois.

Passear com Luiza pelo Pelourinho, espécie de Veneza seca, é instigante e instrutivo. Ela vai apontando as contradições soteropolitanas. Pelas ruelas da cidade sobram musicalidade, alegria, manifestações sincréticas de fé, ginga, trabalho.

Em toda Salvador, as ruas são do povo como o céu é dos pássaros. Mas os espaços de poder, os comandos de empresas e de instituições, seguem nas mãos da minoria branca.

O imenso mural na parede do Plenário da Assembleia é exemplar! A representação é da Procissão do Bom Jesus dos Navegantes, uma prática religiosa-cultural das mais antigas da Bahia. Dentro do barco, estão Jesus crucificado, vários políticos brancos e dois ou três negros ilustres. O povo negro aparece debaixo das águas empurrando o barco. São figuras fantasmagóricas.

Sabemos que a representação simbólica, ao lado do pão, nos alimenta. Ela é capaz de formar, conformar, deformar. Mas a realidade não é maniqueísta. Nesta mesma Assembleia Legislativa, assenta-se a Comissão Especial para Assuntos da Comunidade Afro-Descendente (Cecad) com propostas de ajudar na erradicação do racismo e de suas manifestações discriminatórias.

Luiza Bairros acredita ser urgente discutir a institucionalização do combate ao racismo. Para ela, alcançar lugares de poder é apenas metade do trabalho. Ser capaz de criar alternativas de articulação dentro destes espaços é a outra metade. Os avanços precisam ganhar velocidade para beneficiar a base da população negra.

A surpresa

Em pleno Terreiro de Jesus, Luiza entra no imponente prédio da antiga Faculdade de Medicina. Trata-se da primeira escola médica do Brasil, criada por decreto de Dom João VI, no começo do século XIX. Nesta faculdade, Nina Rodrigues e outros médicos formularam teorias nas quais os negros e os indígenas aparecerem como intelectualmente inferiores aos brancos. Nina Rodrigues criticava a miscigenação. Ele carimbava o mestiço como “naturalmente” desequilibrado e degenerado. Imaginem: a construção da eugenia brasileira em plena Bahia!

Logo na entrada do prédio, o visitante dá de cara com o Museu Afro-Brasileiro, sob a supervisão do Centro de Estudos Afro-Ocidentais da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Seu riquíssimo acervo conta com máscaras, cerâmicas, tapeçarias vindas da África e de origem brasileira.

Todavia, manter-se no antigo prédio da Faculdade de Medicina não é algo tão pacífico quanto parece. Marcelo Cunha, coordenador do Museu Afro-Brasileiro, aponta como racismo institucional as tentativas de desalojar o Museu: Há médicos que não suportam a ideia da cultura negra ocupar algumas salas deste prédio. Eles acham que estamos maculando o ambiente.

Maculando não estão, mas subvertendo a “ordem” sim. Afinal, essa escola, que no passado tratou tão mal e preconceituosamente a população negra baiana, agora é sede do Museu que canta a tradição da negritude. Luiza Bairros deixa o Terreiro de Jesus em direção à sede do já lendário CEAFRO – Educação e Profissionalização para a Igualdade de Raça e Gênero.

A chegada é um tanto tumultuada, o teto da sala de computadores desabou. Ninguém se feriu. Mas o susto e a sujeira foram grandes. Na sala de computadores, garotas e garotos negros têm acesso ao mundo virtual e à esperança de um emprego. A coordenadora geral, Vilma Reis, mestre em Ciências Sociais, não tem papas na língua: Gerações e gerações de jovens negros e negras experimentam, ao longo da história, a negação sistemática do acesso a bens sociais e institucionais. Portanto, as políticas afirmativas são para ontem. Opinião corroborada pela linguista Maria Nazaré Mota de Lima, coordenadora adjunta de projetos.

Nossa próxima parada é na Liberdade, o mais negro dos bairros da cidade. Aqui há um viaduto com o nome de Zumbi dos Palmares. Aqui se encontra o terreiro de Mãe Hilda Jitolu que, ao lado de Mãe Stella de Oxóssi, foi indicada para o Premio Nobel da Paz do ano de 2005.

Fica na Liberdade a ladeira do bloco afro Ilê Aiyê, afamado mundialmente, que rendeu os versos de Paulinho Camafeu, imortalizados pela voz de Gilberto Gil: Branco, se você soubesse/ o valor que o preto tem / tu tomava banho de piche/ e ficava preto também/ Não te ensino minha malandragem/ nem tampouco minha filosofia/ Por quê?/ Quem dá luz a cego/ é bengala branca e Santa Luzia.

Acarajé militante

Com o começo da noite, e porque Luzia Bairros não é de ferro, o programa é comer os quitutes da Dinha, no Largo de Santana, no Rio Vermelho. O Largo é também um ponto de encontro sem precisar combinar antes.

A primeira que cumprimenta Luiza é Terezinha Gonçalves, amiga e pesquisadora do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher (Neim).  Nascida e criada em Salvador, Terezinha é testemunha de várias manifestações racistas. A última delas aconteceu em um posto de saúde. Ela estava no final da fila quando foi chamada por uma atendente para passar à frente dos outros. Teresinha é branca e os outros eram negros.

O segundo encontro é com Valmir França Santos, o França. Ativista do Movimento Negro e fundador do bloco afro Os Negões. França acredita que a riqueza cultural afro-brasileira pode ser um instrumento poderoso de luta contra o racismo. A cultura é um esteio para o empoderamento. Também diz que é preciso uma quantidade enorme de trabalho para politizar a grande massa, pois o Estado brasileiro é complacente com o racismo. Esta complacência corrói a diversidade, nossa maior riqueza.

França, Terezinha e Luiza concordam que os esforços do Movimento Negro necessitam se tornar políticas públicas. As ideias precisam concretizar-se para chegar no coração social. É necessário deter a violência policial que extermina garotos negros. Deter a violência do racista brasileiro que nunca se assume, mas que discrimina com naturalidade. Deter a violência doméstica e interpessoal. O racismo é um dos eixos estruturantes da desigualdade social brasileira. Ele divide a cidadania em primeira e segunda classes.

Luiza Bairros se despede. Vai caminhando para o bairro da Federação onde mora. Ela tem convicção de que, na Bahia, há um conjunto de ações voltado para a institucionalização do combate ao racismo. Mas, a exemplo das estrelas, essas ações de brilho próprio estão distantes entre si. Promover a articulação entre ações, programas, pessoas é o grande desafio do século 21 .

Luiza Bairros, no Encontro Feminista de Bertioga, em 1985.

+ sobre o tema

O poder do amor próprio

Minha história se inicia no dia 30/01/1993, em uma...

Rita Bosaho é a primeira mulher negra eleita deputada em Espanha

O resultado das recentes eleições é histórico também porque...

Mulheres pretas acadêmicas

Seguindo os últimos textos, onde destaquei algumas mulheres que...

A Mulata Globeleza: Um Manifesto

A Mulata Globeleza não é um evento cultural natural,...

para lembrar

Eleições 2018: e nós com isso?

Quem somos nós? Somos lésbicas e o povo LGBT...

Onde estavam as mulheres negras na ditadura militar?

Vou começar falando da dificuldade em escrever sobre mulheres...

Thais Ferreira: A mente brilhante das oportunidades a quem não tem

Jovem carioca planta sementes para que população mais vulnerável...

Grupo usa mitologia dos orixás para criar coreografias e oficinas de dança

Balé das Yabás debate o feminismo e o transforma...
spot_imgspot_img

Comida mofada e banana de presente: diretora de escola denuncia caso de racismo após colegas pedirem saída dela sem justificativa em MG

Gladys Roberta Silva Evangelista alega ter sido vítima de racismo na escola municipal onde atua como diretora, em Uberaba. Segundo a servidora, ela está...

Uma mulher negra pode desistir?

Quando recebi o convite para escrever esta coluna em alusão ao Dia Internacional da Mulher, me veio à mente a série de reportagens "Eu Desisto",...

Da’Vine Joy Randolph vence o Oscar de Melhor atriz coadjuvante

Uma das favoritas da noite do 96º Oscar, Da'Vine Joy Randolph se sagrou a Melhor atriz coadjuvante da principal premiação norte-americana do cinema. Destaque...
-+=