Lula afirma que quem quiser vencê-lo deverá acordar cedo e pôr “pé no barro”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva transformou o que seria uma solenidade formal de substituição de ministros ontem no Itamaraty em palco para um discurso de uma hora eivado de recados endereçados ao provável adversário do PT na campanha pelo Planalto, José Serra (PSDB).

À ocasião, a ex-ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) deixou o cargo para concorrer à sucessão presidencial.

Sem citar nomes, Lula disse que quem quiser derrotá-lo terá que acordar cedo. “Quem quiser me derrotar vai ter que trabalhar mais do que eu. Quem quiser dormir até as 10h, quem quiser achar que tem que fazer relação com formador de opinião pública para me derrotar vai ter que colocar o pé no barro”, disse Lula.

Serra tem por hábito trabalhar até 3h e evita marcar compromisso antes das 10h.

Lula também fez elogios aos dez ministros que se afastaram do governo para disputar a eleição. Deixou Dilma por último e disse que sua saída causará “prejuízo”.

Ao propagandear as ações do governo, ele ignorou o apagão de 2009. “Quantas aves de mau agouro torceram para que faltasse energia neste país e vamos terminar o nosso governo sem ter o tão sonhado apagão dos meus adversários”, disse. Em novembro, 1.800 cidades em 18 Estados ficaram sem energia por três horas.

Mas o evento não foi só festivo. Ao deixar o Ministério da Agricultura sem emplacar seu sucessor, Reinhold Stephanes (PMDB) atacou a divisão entre agricultura empresarial e familiar dentro do governo.

 

 

 

 

Fonte: Folha de S.Paulo

+ sobre o tema

para lembrar

APAN participa de audiência pública para debater futuro das políticas afirmativas no audiovisual

No próximo dia 3 de setembro, quarta-feira, a Associação...

Condenação da Volks por trabalho escravo é histórica, diz procurador

A condenação da multinacional do setor automobilístico Volkswagen por...

Desigualdade de renda e taxa de desocupação caem no Brasil, diz relatório

A desigualdade de renda sofreu uma queda no Brasil...

Relator da ONU critica Brasil por devolver doméstica escravizada ao patrão

O relator especial da ONU para formas contemporâneas de...

ECA Digital

O que parecia impossível aconteceu. Nesta semana, a polarização visceral cedeu e os deputados federais deram uma pausa na defesa de seus próprios interesses...

ActionAid pauta racismo ambiental, educação e gênero na Rio Climate Action Week

A ActionAid, organização global que atua para a promoção da justiça social, racial, de gênero e climática em mais de 70 países, participará da Rio...

De cada 10 residências no país, 3 não têm esgoto ligado à rede geral

Dos cerca de 77 milhões de domicílios que o Brasil tinha em 2024, 29,5% não tinham ligação com rede geral de esgoto. Isso representa...