São Paulo de Kassab: Cidade em crise

Índices de desaprovação de Kassab evidenciam o esgotamento de medidas cosméticas para superar o caos urbano em SP

 

A QUEDA nos índices de aprovação da prefeitura paulistana, registrada na última pesquisa do Datafolha, só constituirá surpresa para quem não tenha tido notícia da situação de virtual colapso experimentada pela cidade durante os últimos meses.

Se as mortes, acidentes e prejuízos causados pelas chuvas acima da média deste verão trouxeram, de forma acentuada, a sensação de que a vida em São Paulo vai-se tornando próxima do inviável, não cabe atribuir apenas a fatores meteorológicos o desprestígio de Gilberto Kassab.

Do ponto de vista político, a questão é saber até que ponto as ações da prefeitura foram capazes de refletir a percepção, sem dúvida generalizada, de que a crise das condições de vida na cidade mudou de patamar.

Kassab não apenas demorou para verificar, in loco, o quadro de absurdos que se desenrolava no Jardim Pantanal.

Ficou exposta, no noticiário daqueles dias, a omissão da prefeitura em tarefas básicas como a conservação dos piscinões e a coleta de lixo -resultado, em parte, dos cortes orçamentários que se houve por bem fazer face às incertezas da crise econômica de 2009. Cortes que, vale lembrar, não atingiram a verba publicitária de Kassab: esta teve um aumento de 134% naquele ano, com relação ao ano anterior.

 

Ficou exposta, ademais, a dificuldade do prefeito de apresentar uma resposta política, no melhor sentido do termo, ao acúmulo de problemas de longo prazo que afetam a cidade, além dos alagamentos costumeiros.

O aquecimento global e o aquecimento da economia impõem, a uma metrópole saturada, a necessidade de redefinir suas formas de organização -uma tarefa que não é, por certo, para uma única administração, mas que precisa ser iniciada.

Nada mais sintomático do que o fato de uma das grandes fontes de popularidade do prefeito -o programa “Cidade Limpa”- ter incidido com sucesso numa área em que, agora, ressaltam as deficiências de sua administração.

Do fechamento de albergues para mendigos às imagens de bairros submersos na sujeira, a paisagem paulistana conheceu deterioração marcante, evidenciando o esgotamento da cosmética urbana que dera a Kassab parte importante dos 61% de aprovação registrados em outubro de 2008. Caíram a 34% na última pesquisa -proporção idêntica à dos que consideram ruim e péssima sua gestão.

Oscilações bruscas na popularidade dos prefeitos paulistanos são comuns. Marta Suplicy chegou a ter 45% de “ruim” e “péssimo”, em março de 2003, passando a apenas 17% de avaliação negativa em outubro de 2004. Aumentos de impostos (e a taxa do lixo, no caso de Marta) e de tarifas de ônibus contribuem, tanto quanto os índices pluviométricos, para tais variações.

A queda de Kassab, todavia, segue um padrão praticamente constante nos últimos dois anos -e é a vida na cidade que parece condenada, em muitos aspectos, a permanecer ruim e péssima, na ausência de quem se disponha a encarar, com a profundidade necessária, o desafio de liderar seu processo de mudança.

 

 

Fonte: Folha de S.Paulo

 

+ sobre o tema

Fome extrema aumenta, e mundo fracassa em erradicar crise até 2030

Com 281,6 milhões de pessoas sobrevivendo em uma situação...

Presidente de Portugal diz que país tem que ‘pagar custos’ de escravidão e crimes coloniais

O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, disse na...

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na...

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz...

para lembrar

Londres: A fogueira onde ardem todas as verdades

por Fernando Sobral Num dos seus mais empolgantes livros, "Millennium People",...

42% das crianças e adolescentes que sofrem abuso sexual são vítimas recorrentes

72% das pessoas estupradas são menores; 18% têm até...

Lula manifesta pesar pela morte do pai de Aécio Neves

Presidente conversou com o senador nesta manhã ...

Algumas escritoras fora do eixo Europa-Américas que você deveria conhecer. Por Luísa Gadelha

Recentemente, a escritora bielorrussa Svetlana Alexievich ganhou notoriedade no...

Foi a mobilização intensa da sociedade que manteve Brazão na prisão

Poucos episódios escancararam tanto a política fluminense quanto a votação na Câmara dos Deputados que selou a permanência na prisão de Chiquinho Brazão por suspeita do...

MG lidera novamente a ‘lista suja’ do trabalho análogo à escravidão

Minas Gerais lidera o ranking de empregadores inseridos na “Lista Suja” do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A relação, atualizada na última sexta-feira...

Conselho de direitos humanos aciona ONU por aumento de movimentos neonazistas no Brasil

O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), órgão vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, acionou a ONU (Organização das Nações Unidas) para fazer um alerta...
-+=