sexta-feira, janeiro 27, 2023
InícioQuestões de GêneroMulher NegraMaceió sedia Encontro de Mulheres Jovens Negras

Maceió sedia Encontro de Mulheres Jovens Negras

Promovido pela Prefeitura de Maceió por meio da Secretaria Executiva do Gabinete do Prefeito (SEGP) e do Comitê Gestor do Plano Juventude Viva de Maceió, inicia nesta sexta-feira (29), às 9h30, o “Encontro de Mulheres Jovens Negras”: Opiniões e Sentimentos: “A Mulher Negra como Protagonista do Próprio Sucesso”.

O evento, que acontece no teatro do novo Centro Cultural Arte Pajuçara, localizado Av. Dr. Antônio Gouveia, 1113, Pajuçara, segue até o dia 30 de novembro 2013, encerrando às comemorações do Mês da Consciência Negra em Maceió.

Segundo a secretária Adriana Toledo, a ideia do evento foi de oferecer um espaço onde as jovens negras possam ouvir a experiência de mulheres bem sucedidas. “Elas tiveram seus espaços conquistados na sociedade e contribuíram no âmbito cultural, social e podem incentivar, de forma ativa, outras jovens negras a conquistar seu espaço em qualquer profissão que exerça”, disse ela.

Ainda de acordo com Adriana Toledo, um das principais abordagens será a promoção da autoestima das mulheres jovens negras, o reconhecimento da capacidade produtiva e da sua colaboração na construção do desenvolvimento cultural, social e econômico.

“A programação foi toda construída em parceria com o movimento de mulheres negras. Será oportunidade para demonstrarem que, apesar das violências cometidas na luta pela igualdade racial, a intolerância tem sido combatida”, disse a secretária.

Conforme estabelece o evento, para conduzir as debates serão ofertados debates, palestras e oficinas de trabalho. Além de uma programação cultural com música, dança e oficinas de artes, com participação do projeto “Xangô Rezado Alto, que é uma realização da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), em parceria com a FMAC, e integra as ações do Programa Juventude Viva em Alagoas. A iniciativa celebra a memória do episódio histórico que ficou conhecido como ‘Quebra de Xangô’ – quando, em 1912, as casas de cultos afrorreligiosos de Maceió foram destruídas.

Programação:

29/11:

08h00- Credenciamento

09h30- Abertura com mesa de honra;

09h40- Hino Nacional

09h45- Falas Institucionais

10h10- Apresentação artística – Grupo LESHIAY

10h30- Conferência: “O Papel da Mulher Negra na construção de uma sociedade participativa”

– Marta Almeida (Associação Caminhada dos Terreiros de PE)

11h10- Intervenção

11h20- Palestra: “Jovem Negra – Pertencimento da identidade juvenil e étnica” Janaína Galdino de Barros – Relações Públicas – Mestra em Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; Docente em Empreendedorismo e Inovação/ FITS/FAT/FAN e FGV; Fórum Permanente de Educação/SEE.

12h- Debate

12h15 Almoço

14h00- Dinâmica do caracol – Rúbia Nascimento/ Mãe Marcelle de Xangô

14h30- Café

14h40- Oficina: Saúde, negritude e empoderamento – Diversidade da mulher negra – Ana Pereira

15h50-Oficina: Economia e trabalho, educação e empreendedorismo- Mãe Marcelle de Xango

16h50- Apresentação de resultados

17h30- Encerramento

30/11:

09h00- Abertura com mestre de cerimônia

09h15- Palestra: “Racismo Institucional – A luta contra o preconceito e a discriminação no mercado de trabalho” – Regina Trindade Lopes – Socióloga e Pesquisadora

10h- Debate

10h20- Café

10h30- Intervenção

10h40 Dinâmica do Caracol – Comunicação e Cultura – Imagem e Identidade- Helciane Angélica S. Pereira / Ana Larissa de Sousa L. Moraes / Keiliane Muzenza

11h10- Sessão de Cinema – Cine Arte Pajuçara

12h20- Almoço

14h00- Palestra: Mulheres Jovens Negras estratégias políticas contra sexismo – Marta Almeida (Associação Caminhada dos Terreiros de PE)

14h40-Debate

15h- Oficina de Cultura – Capoeira na ótica da mulher – Ana Larissa de Sousa L. Moraes / Keiliane Muzenza

15h40- Intervalo para café

15h50- Apresentação dos Resultados

16h30- Homenagens

17h30- Apresentação Artística – Companhia de dança AIÊ ORUN

17h50- Coquetel

18h50- Encerramento

 

 

Fonte: Primeira Edição

Artigos Relacionados
-+=
PortugueseEnglishSpanishGermanFrench