terça-feira, outubro 4, 2022
InícioQuestões de GêneroMulher NegraMãe Stella lança canal no YouTube

Mãe Stella lança canal no YouTube

Mãe Stella de Oxóssi, 92 anos, imortal da Academia de Letras da Bahia e uma das maiores referências vivas do estudo da herança cultural africana no Brasil, será protagonista de um canal no YouTube, chamado “Da Cabeça de Mãe Stella”, que será lançado a próxima segunda-feira, 25, às 10h, em um evento na Malagueta Filmes, no bairro do Costa Azul, em Salvador.

Do A Tarde 

O conteúdo será voltado para a força das quase oito décadas de fé e intelectualidade da ialorixá . Ensinamentos, memórias, depoimentos e textos que revelam os 78 anos de trabalho de Mãe Stella foram traduzidos em vídeo e serão disponibilizados gratuitamente através da plataforma. A ideia surgiu da própria imortal que, como espectadora frequente de palestras filosóficas publicadas no YouTube, teve a ideia de veicular ali ensinamentos da cultural yurubá.

“Gosto de estar atualizada e meu objetivo com esse canal é que as pessoas tenham acesso a ele e, como se estivéssemos jogando uma semente, de forma a fixar mais tudo sobre a cultura yorubá. Quero fazer uma mistura que junte a verdade com a consciência de sabedoria possam fixar no juízo. Para que os mais novos tenham acesso de forma correta, para não deturpar, e isso fortalece a nossa fé. Com isso, acho que estou prestando um serviço à humanidade”, afirmou Mãe Stella.

O canal é composto por quatro séries de programas: “Artigos de Mãe Stella”, com narração de artigos por atores do Bando de Teatro Olodum; “Meu Encontro com Mãe”, com depoimentos emocionados de encontros com Mãe Stella na fala de nomes como Gerônimo Santana e Margareth Menezes; “O Que Mãe Gosta”, com as ações que ela gosta de ver acontecer na vida; e “Luz de Mãe”, com mitos da cultura yorubá narrados por iniciados no candomblé. Os vídeos foram produzidos exclusivamente para o canal que contará com atualizações semanais.

Artigos Relacionados
-+=
PortugueseEnglishSpanishGermanFrench