Mães de Maio: Solidariedade e orientações aos familiares e amigos de vítimas da violência em SP

IMPORTANTÍSSIMO: SOLIDARIEDADE E ORIENTAÇÕES AOS FAMILIARES E AMIGOS DE VÍTIMAS DA VIOLÊNCIA EM SP

Estado de São Paulo, Junho de 2012

Nós do movimento Mães de Maio e da Rede Nacional de Familiares e Amigos de Vítimas da Violência do Estado vimos aqui, em primeiro lugar, para transmitir os NOSSOS SENTIMENTOS e a nossa TOTAL SOLIDARIEDADE a todas as vítimas da mais recente onda de violência no estado de São Paulo. Que os nossos mortos e mortas, nesse momento, estejam descansando em PAZ!

Caso vocês não saibam, o nosso movimento surgiu durante os trágicos Crimes de Maio de 2006, quando São Paulo passou, infelizmente, por uma situação muito semelhante a este contexto de agora. Saibam, portanto, que não estão sozinhos nessa situação! Infelizmente há muitas pessoas que passaram, e que estão passando por essa situação familiar dificílima. Em nosso caso, durante os Crimes de Maio de 2006, ao longo de pouco mais de uma semana, grupos de extermínio, agentes policiais e grupos paramilitares ligados a eles, assassinaram em São Paulo mais de 500 pessoas, sobretudo jovens pobres e negros das periferias (entre 16 e 29 anos). Dentre essas vítimas, muitos de nossos filhos, filhas, amigos e amigas que, infelizmente, também tiveram suas vidas roubadas por esses agentes assassinos.

Nesse momento de profunda dor e consternação de vocês e suas famílias – as notícias que nos chegam é que já morreram mais de 136 pessoas no estado desde o dia 13/06!, é porém muito importante que conheçam um pouco de nossa experiência acumulada. Trata-se de um conhecimento que pdoe ser muito útil a vocês! Naquela ocasião quando passamos pelo que vocês estão passando nesse momento, foi muitíssimo importante para nós o apoio que nós recebemos de algumas poucas e boas Organizações e Defensores de Direitos Humanos, de Jornalistas Sérios e Comprometidos, Médicos Legistas Isentos, Políticos Independente realmente comprometidos com a busca por Justiça etc etc. Naquela ocasião também foi muitíssimo importante para nós o papel que desempenhou o Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana de São Paulo (Condepe-sp Direitos Humanos-sp), então coordenado pela companheira Rose Nogueira, que chamou uma força-tarefa na ocasião, envolvendo muitas dessas organizações sérias, para levantar informações sobre as mortes que estavam ocorrendo, acolher as famílias, denunciar os abusos, e pressionar por Verdade e por Justiça. O resultado deste esforço gerou um estudo e um livro, chamado de “Crimes de Maio”, onde muitos de nós pudermos tomar conhecimento sobre o pano de fundo que tirou a vida de nossos filhos – e de tantos outros. Infelizmente, neste ano de 2012, parece que não temos podido contar muito com o Conselho Estadual. Por isso, até segunda ordem, não é esta Conselho que recomendamos a vocês procurarem.

Entretanto, orientamos a vocês que, depois de refletir e discutir muito entre si, suas famílias e os seus entes queridos, caso tenham a vontade de lutar pelo DIREITO QUE VOCÊS TÊM À MEMÓRIA, À VERDADE E À JUSTIÇA EM RELAÇÃO ÀS MORTES DE SEUS ENTES QUERIDOS, que há importantes caminhos que vocês podem buscar visando este legítimo intuito. O caminho nunca é fácil, mas aprendemos que SOMENTE LUTAMOS É QUE NÓS PODEMOS CONSEGUIR ASSEGURAR QUE A VERDADE E A JUSTIÇA PREVALEÇAM. Caminhos por onde vocês, certamente, encontrarão importantes parceiros e instrumentos fundamentais para assegurar o direitos que vocês têm à luta pela Verdade e por Justiça. Repetimos: vocês não estão nem ficarão sozinhos! Podem ter certeza! Nós, Mães, Familiares e Amigos de Vítimas formamos, hoje, uma nova família ampliada na Luta pela Vida!

Um primeiro canal para denúncias de abusos e violações que estejam ocorrendo nesse momento, no calor da hora das violências, é a Ouvidoria da Polícia do Estado de São Paulo. Embora esteja extremamente fragilizada ao longo dos últimos meses, por Lei essa instituição é obrigada a dar o devido encaminhamento jurídico a denúncias de abusos e violações de todas as Polícias no estado, por meio de seu DISQUE- OUVIDORIA
DA POLÍCIA: 0800-177070 ( Atendimento de 2ª à 6ª feira, das 9:00 às 17:00 h). Há também, ou deveria haver, um adequado ATENDIMENTO PESSOAL das 9:00 às 15:00h, na Rua Japurá, 42 – agendado pelo TELEFONE: 3291-6006.

Mais organizado e muito mais efetivo na luta por Justiça, é extremamente importante que vocês tomem conhecimento da DEFENSORIA PÚBLICA do Estado de São Paulo, sobretudo o seu Núcleo Especializado de Cidadania e Direitos Humanos (http://www.defensoria.sp.gov.br/dpesp/Default.aspx?idPagina=3040). O Núcleo fica na Rua Boa Vista nº 103, 11º Andar, no centro de São Paulo – SP. O TELEFONE DE LÁ É: (11) 3107.5080, e o e-mail: [email protected]. O seu Coordenador Geral, Defensor Carlos Weis, e a sua Coordenadora Auxiliar, Defensora Daniela Skromov de Albuquerque, são pessoas seríssimas e comprometidas com a luta pela Verdade e por Justiça. A Defensoria é, também por Lei, a Advocacia Gratuita dos Trabalhadores e Trabalhadoras pobres, que não tem recursos para pagar os caríssimos advogados privados.

Por fim, desde já nós do movimento Mães de Maio também nos colocamos à disposição para apoiá-los com tudo que estiver ao nosso alcance: nosso acolhimento, nosso amparo, nossa solidariedade, nosso compromisso incansável com a Verdade e com a luta por Justiça perante todo e qualquer tipo de violação dos Direitos Humanos, em especial quando tais violações colocam em risco ou mesmo tiram a vida de trabalhadores e trabalhadoras. Felizmente, hoje nós temos contato com uma Rede muito forte de apoiadores, nacional e internacionalmente, nos diversos campos de apoio que nós precisamos no que tange a essa Luta: apoio médico, apoio jurídico, na área de comunicação, organizações de DH e movimentos sociais diversos, integrantes de diversas instâncias do poder público nacional e de cortes internacionais. VOCÊS PODEM ENTRAR EM CONTATO CONOSCO aqui pelo Facebook das Mães ou pelo e-mail: [email protected]. Estamos e estaremos junt@s na Luta por Verdade e Justiça! Até o Fim!

Reforçamos nossas condolências, nossos sentimentos e toda nossa solidariedade a vocês. Deixamos um abraço firme a tod@s, com a certeza de que O AMOR E A PAZ COLETIVA VENCERÃO A GUERRA!

MÃES DE MAIO DA DEMOCRACIA BRASILEIRA, FIRMES NA LUTA POR VERDADE E JUSTIÇA! PAZ!

 

 

Fonte: Mariafro

+ sobre o tema

Brancos, vamos falar de cotas no serviço público?

Em junho expira o prazo da lei de cotas nos...

Em junho, Djavan fará sua estreia na Praia de Copacabana em show gratuito

O projeto TIM Music Rio, um dos mais conhecidos...

O precário e o próspero nas políticas sociais que alcançam a população negra

Começo a escrever enquanto espero o início do quarto...

Estado Brasileiro implementa políticas raciais há muito tempo

Neste momento, está em tramitação no Senado Federal o...

para lembrar

spot_imgspot_img

Negros são maioria entre presos por tráfico de drogas em rondas policiais, diz Ipea

Nota do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que negros são mais alvos de prisões por tráfico de drogas em caso flagrantes feitos...

Um guia para entender o Holocausto e por que ele é lembrado em 27 de janeiro

O Holocausto foi um período da história na época da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), quando milhões de judeus foram assassinados por serem quem eram. Os assassinatos foram...

Caso Marielle: mandante da morte de vereadora teria foro privilegiado; entenda

O acordo de delação premiada do ex-policial militar Ronnie Lessa, acusado de ser o autor dos disparos contra a vereadora Marielle Franco (PSOL), não ocorreu do dia...
-+=