Maioridade penal. Por Luiz Eduardo Soares

Os que lutamos contra a redução da idade de imputabilidade penal temos de ficar atentos ao retorno da PEC derrotada sob outras formas, aparentemente mais civilizadas.

Enviado por Luiz Eduardo Soares para o Portal Geledés

Há propostas muito perigosas que tramitam com pele de cordeiro. O ponto chave a observar é a inclusão de “crimes hediondos”.

Para quem não é da área, esta expressão parece apontar para os crimes mais graves e violentos contra a pessoa. Falso. Grave erro. A categoria refere-se sobretudo a tráfico de drogas. E neste tipo penal caem todos os que são identificados como traficantes. E traficantes são aqueles flagrados portando drogas ilícitas. Como não há especificação de quantidade, vale o arbítrio primeiro do PM, depois do delegado e do juiz.

As pesquisas indicam: se o flagrado é negro e pobre, aplica-se-lhe o rótulo “traficante”, independentemente de que porte eventualmente menos quantidade do que o branco de classe média. Resultado: se o tipo penal é tráfico, a sentença determina privação de liberdade em regime fechado por mais de quatro anos. Mesmo que não tenha havido ato violento, mesmo que não tenha havido utilização de arma, mesmo que não se tenha identificado relações orgânicas com organização criminosa.

Atualmente, mesmo antes da PEC, o Brasil está entupindo as penitenciárias de pequenos varejistas da droga. Eles são sempre pobres, frequentemente negros, vivem em territórios vulneráveis e têm baixa escolaridade. Isso se chama criminalizando da pobreza. Se a redução da idade for aprovada, em alguma outra PEC, provavelmente os chamados “crimes hediondos” estarão contemplados entre aqueles que, cometidos, importarão na penalização criminal do perpetrador. Se esta tragédia ocorrer, teremos multidões de aviõezinhos encarcerados.

A palavra hediondo e sua imputação às drogas, em nosso contexto, conduziria a este cenário abominável. O racismo, sempre presente em nossa história, e sempre devastador, alcançaria sua face mais perversa desde a escravidão.

Busquemos, amigo@s, em cada proposta de PEC, sob as belas palavras, a expressão “crimes hediondos”. É onde se esconde o perigo mais grave.

+ sobre o tema

Sakamoto: Depois de muito tempo, este blog desce do pedestal e responde a um leitor

por Leonardo Sakamoto Detesto fazer o que chamo...

TIRIRICA E SARNEY

Por: Luis Fernando Veríssimo Richard Nixon certa vez...

Fica MUF: Museu de Favela está perdendo seu espaço

A ONG Museu de Favela - MUF é uma...

para lembrar

Lilico por Noriko Izumi Kawabata

por Noriko Izumi Kawabata  via Guest Post  para o Portal Geledés Era uma vez...

O estranho caso de um inocente boneco preto pendurado na UFBA

No dia 02 de março de 2015, primeiro dia...

A mulher no noticiário brasileiro durante a Copa do Mundo 2014

Somente 23% das pessoas vistas, ouvidas ou a respeito...

Refletindo sobre a Cidadania em um Estado de Direitos Abusivos

Em um momento em que nos vemos confrontados com atos de violência policial  e  não punição, como nos recentes casos de abuso de poder...

Em 2022, apoiem escritores negros… mas apoiem de verdade!

Antes mesmo de me lançar oficialmente como escritora, eu já consumia e divulgava o trabalho de autoras e autores negros. Hoje em dia, com...

Arrimo

Arrimo. Repete essa palavra, experimenta as silabas saindo uma a uma da sua boca (AR-RIMO). Sente a sonoridade. ARRIMO, que palavra esquisita é essa...
-+=