Mais colchões na Universidade de Columbia: estudantes se unem a aluna que protesta após estupro

A campanha da jovem universitária Emma Sulkowicz para ver o seu estuprador fora da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, está surtindo efeito. Não, ao que tudo indica ele não foi levado à Justiça (ainda). Mas ela conseguiu o apoio de outros estudantes.

Por:

Emma continua carregando o seu colchão para onde vai na universidade, mas agora ela ganhou a companhias de outros “carregadores de colchões” dentro da instituição. O movimento fundado por ela, o “Carry That Weight” (“Carregue Aquele Peso”, em tradução livre) agora tem a companhia do “Carry the Weight Together” (“Carregue o Peso Juntos”).

“De imediato eu notei uma forma significativa para eu, junto com outros membros da nossa comunidade, me envolver diariamente para acabar com a violência sexual e com a cultura do estupro em nossa universidade. Vamos ajudar Emma a levar o seu colchão todos os dias”, comentou a estudante do Barnard College Allie Rickard na página oficial do movimento.

O primeiro evento do “Carregue o Peso Juntos” aconteceu nesta quarta-feira (10), e o próximo está marcado para esta sexta-feira (12). A proposta, simbólica e física, mantém a prerrogativa inicial da iniciativa de Emma: é um protesto contra as políticas da Universidade de Columbia em relação aos casos de assédio sexual.

Emma diz que a instituição está “mais preocupada com a sua imagem pública do que manter as pessoas seguras”, e o grupo de 123 pessoas que confirmaram presença na página do evento desta quarta-feira no Facebook parece ver a questão da mesma forma. Segundo o Mic, a jovem é uma das 23 pessoas de Columbia e do Barnard College que apresentaram queixas envolvendo assédios sexuais.

Emma continua esperando duas coisas: que o seu estuprador seja devidamente punido e que a instituição de ensino adote medidas mais firmes contra o problema. Até lá, colchões irão compor diariamente a paisagem em Columbia.

Fonte: Brasil post

+ sobre o tema

Bill Cosby e Roman Polanski são expulsos da Academia do Oscar

Decisão foi tomada esta quinta-feira após uma votação dos...

‘Uma mulher chegar viva a qualquer lugar é questão de sorte’

A escritora argentina Selva Almada mergulhou no tema feminicídio...

Agressão não! Atriz faz vídeo sobre relacionamento abusivo

Evelyn Félix, de 19 anos, compartilhou o vídeo em...

Grafites de Marielle e Maria da Penha são alvos de ataques de vândalos no Rio

Dois grafites da vereadora Marielle Franco (PSOL) e um...

para lembrar

Covardia contra as mulheres

Somente nesta semana, dois homens foram acusados de assassinar...

‘Mulheres Radicais’ expõe força da arte feminina da América Latina

Nova mostra na Pinacoteca do Estado de São Paulo...

Mulheres israelenses ‘contrabandeiam’ palestinas em ato de desobediência civil

Daphne Banai levou mulheres palestinas para conhecer o mar...
spot_imgspot_img

Coisa de mulherzinha

Uma sensação crescente de indignação sobre o significado de ser mulher num país como o nosso tomou conta de mim ao longo de março. No chamado "mês...

Robinho chega à penitenciária de Tremembé (SP) para cumprir pena de 9 anos de prisão por estupro

Robson de Souza, o Robinho, foi transferido para a Penitenciária 2 de Tremembé, no interior de São Paulo, na madrugada desta sexta-feira (22). O ex-jogador foi...

A Justiça tem nome de mulher?

Dez anos. Uma década. Esse foi o tempo que Ana Paula Oliveira esperou para testemunhar o julgamento sobre o assassinato de seu filho, o jovem Johnatha...
-+=