Mangueira, que contará a vida de Jesus na Sapucaí, abre seu barracão para representantes de diferentes religiões

As muitas bênçãos para um enredo em verde e rosa

Renan Rodrigues, do O Globo

Harmonia: Leandro Vieira (sentado no centro) recebe religiosos no barracão (Foto: Guito Moreto / Agência O Globo)

Diante da onda de boatos envolvendo o enredo da Mangueira, que contará a vida de Jesus na Sapucaí este ano, a verde e rosa decidiu abrir as portas de seu barracão nesta quinta-feira em busca das bênçãos de 17 líderes religiosos. O grupo, integrado por rabino, frei, pastor e babalaô, percorreu as alegorias na Cidade do Samba para entender o que o carnavalesco Leandro Vieira vai mostrar na Avenida. Depois do passeio, não houve condenação.

— Não vejo qualquer tipo de profanação. Vejo uma manifestação com conceitos do povo, que, de forma alguma, profana a imagem de Jesus. Pelo contrário, acho que teria a aprovação até mesmo do próprio — disse o rabino Nilton Bonder, da Congregação Judaica do Brasil.

O enredo “A verdade vos fará livre” despertou uma série de ataques virtuais nas últimas semanas. Para a pastora Lusmarina Campos Garcia, da Igreja Luterana, “há uma grande manipulação da figura de Cristo e do discurso religioso por parte de alguns grupos que querem colocar Jesus a serviço do mercado, do capitalismo”.

Apesar de convidada, a Arquidiocese do Rio não enviou representante à visita.

— Não fui porque não achamos que seria o caso. Eu já conversei algumas vezes com o Leandro. Ele vem nos mostrando que pretende ter todo o cuidado para não ferir sentimentos religiosos — disse a diretora jurídica da Arquidiocese, Claudine Dutra.

Morador do Morro da Mangueira, o babalaô Ivanir dos Santos, que organizou o encontro com o carnavalesco, disse que os religiosos vão desfilar à frente da escola:

— Vamos ter uma faixa, que ainda é surpresa. Esse enredo é uma ode à liberdade. O Jesus que a Mangueira vai levar para a Avenida é o Jesus da gente.

Leandro , que recebeu o grupo, afirmou que está aberto ao diálogo:

— Quem quer Jesus no meio do povo, no meio da gente, está abraçando a Mangueira. Já quem quer que Jesus fique num trono, preso eternamente na cruz, quer que a Mangueira nem desfile.

+ sobre o tema

Resultados preliminares indicam vitória de Kagame em Ruanda

Atual presidente teria obtido mais de 92% dos votos...

MPF e PF apuram possíveis crimes de racismo e tortura contra estrangeiro

O Ministério Público Federal (MPF) em Paranaguá e a...

Anderson Silva tenta se acostumar com fama no Brasil após luta com Belfort

Lutador revela mudança no comportamento do público brasileiro depois...

Fórum Nacional de Performance aconteceu em Salvador

    As reflexões e propostas para a valorização da dança...

para lembrar

Ninguém diz a Angélique Kidjo quem ela deve ser

GONÇALO FROTA É a última grande diva da música africana...
spot_imgspot_img
-+=