Mapa da Violência 2011: Ministro da Justiça defende retomada da política de desarmamento

Para Cardozo, desarmamento ajuda a derrubar índice de homicídio

 

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, disse nesta quarta-feira (24) que o governo federal irá retomar políticas de desarmamento da população. A declaração foi dada após divulgação dos números do Mapa da Violência 2011 – Os Jovens do Brasil, que reúne dados de 1998 a 2008.

Em 2003 foi instituído o Estatuto do Desarmamento e a campanha para a entrega voluntária de armas. A taxa de homicídios nacional, medida em mortes a cada 100 mil habitantes, caiu de 28,9 para 25,8 entre 2003 e 2005. Já Entre 2007 e 2008 voltou a subir, passando de 25,2 para 26,4 homicídios a cada 100 mil pessoas.

– Se alguém tinha alguma dúvida de que a política de desarmamento tinha resultados, os números mostram isso de forma clara. Isso quebra os argumentos daqueles que acham que o armamento da população é uma boa política de segurança. É o contrário, é o desarmamento que leva à queda dos índices.

Cardozo ainda defendeu a criação de uma mapa da violência em tempo real, uma espécie de painel de informações transparente, aberto para consulta da própria população.

– Só depois de três anos sabemos como estão as coisas. Apesar de todos os esforços, as bases que nós temos são de 2008. Há uma defasagem que não nos permite registrar o êxito de Pernambuco, por exemplo.

{rsfiles path=”MapaViolencia2011.pdf” template=”default”}

Fonte: R7

+ sobre o tema

O racismo inverso existe e precisa ser combatido

Mais uma vez falando sobre racismo, mas dessa vez...

Está na moda ser preto, desde que você não seja preto

É bem comum encontrar nas redes sociais algumas pessoas...

para lembrar

O racismo inverso existe e precisa ser combatido

Mais uma vez falando sobre racismo, mas dessa vez...

Está na moda ser preto, desde que você não seja preto

É bem comum encontrar nas redes sociais algumas pessoas...
spot_imgspot_img

Justiça para Herus, executado em festa junina no Rio

Não há razão alguma em segurança pública para que Herus Guimarães Mendes, um office boy de 23 anos, pai de uma criança de dois...

Em tempos de cólera, amor

Planejei escrever sobre o amor numa semana mais que óbvia. Eu adoro esta data capitalista-afetiva que é o Dia dos Namorados. Gosto que nossa...

Lula sanciona lei de cotas para negros em concurso e eleva reserva de vagas para 30%

O presidente Lula (PT) sancionou nesta terça-feira (3) a prorrogação da lei de cotas federais, que passa a reservar 30% das vagas para pretos e pardos em concursos...