Mapa da Violência no Brasil 2013

 

INTRODUÇÃO

Estamos voltando ao tema da juventude. Esse retorno não é novo. Já o fizemos em muitas ocasiões, a partir de diversas perspectivas e de múltiplos recortes. Foi assim com a série de quatro estudos agrupados genericamente sob o título Juventude, Violência e Cidadania, realizada em fins da década de 1990 pela UNESCO, focando a situação específica dos jovens a partir de pesquisas de campo em quatro grandes capitais: Brasília, Curitiba, Rio de Janeiro e Fortaleza. Também foi quando decidimos construir um Índice de Desenvolvimento Juvenil, seguindo os caminhos do Índice de Desenvolvimento Humano, para expressar as condições e as dificuldades de nossa juventude de aceder a benefícios sociais considerados básicos, como educação, saúde, trabalho e renda. Nesse campo, foram divulgados dois relatórios, um em 2004 e outro em 2006. Nesta longa série, também devemos contar dois trabalhos elaborados com foco no Estatuto e Campanha do Desarmamento – 2003/2004: o primeiro Mortes Matadas por Armas de Fogo e um posterior Vidas Poupadas.

Por último, a já longa série de Mapas da Violência. Desde 1998, ano que veio à luz o primeiro, com dados que cobriam 1979/1996 até o atual, foram ao todo 21 mapas, incluindo aqui quatro cadernos complementares. Todos eles tiveram, seja como ator principal, seja como coadjuvante privilegiado, a nossa juventude.

No primeiro dessa série de Mapas destacavamos: “A realidade dos dados expostos coloca em evidência mais um de nossos esquecimentos. Jovens só aparecem na consciência e na cena pública quando a crônica jornalística os tira do esquecimento para nos mostrar um delinquente, ou infrator, ou criminoso; seu envolvimento com o trafico de drogas e armas, as brigas das torcidas organizadas ou nos bailes da periferia. Do esquecimento e da omissão passa-se, de forma fácil, à condenação, e dai medeia só um pequeno passo para a repressão e punição” 1

Hoje, há 15 anos do primeiro e muitos mapas depois surge, quase por necessidade, uma pergunta aparentemente simples: será que avançamos? Melhorou o panorama da violência letal que nos levou a elaborar esse primeiro mapa, e que já olhávamos naquela época com uma mistura de alarme, indignação e preocupação? Vejamos:

  •   A taxa de homicídios da população total, que em 1996 – últimos dados desse primeiro mapa – era de 24,8 por 100mil habitantes, cresceu para 27,1 em 2011.

  •  A taxa de homicídios juvenis, que era de 42,4 por 100mil jovens foi para 53,4.

  •  A taxa total de mortes em acidentes de transporte que em 1996 era de 22,6 por 100mil habitantes cresceu para 23,2. A dos jovens, de 24,7 para 27,7.

Também os suicídios passaram de 4,3 para 5,1 na população total e entre os jovens, de 4,9 para 5,1.

Não parece haver muitos motivos para festejar; pelo contrário. A situação que já era inaceitável quando elaboramos o primeiro mapa, agravou-se ainda mais. Foi precisamente a grande preocupação com os índices alarmantes de mortalidade de nossa juventude que nos levou a traçar o primeiro desses mapas e continuar depois com os outros estudos e projetos. Hoje, com grande pesar, vemos que os motivos ainda existem e subsistem, apesar de reconhecer os avanços realizados em diversas áreas. Contudo, são avanços ainda insuficientes diante da magnitude do problema.

Mais que acabados e frios estudos acadêmicos, os mapas constituem chamados de alerta. Nosso propósito é contribuir, de forma corresponsável e construtiva, para o enfrentamento da violência por parte da sociedade brasileira. Colocado de maneira simples, pretendemos fornecer informação sobre como morrem nossos jovens por causas que a Organização Mundial da Saúde qualifica como violentas. Todavia, é nítido que estamos lidando com a violência letal, isto é, a violência em seu grau extremo que representa só a ponta visível do iceberg de muitas outras formas de violência que campeiam cotidianamente nossa sociedade. 

{rsfiles path=”Mapa_da_violencia_2013_homicidios_juventude.pdf” template=”default”}

+ sobre o tema

Geledés participa do I Colóquio Iberoamericano sobre política e gestão educacional

O Colóquio constou da programação do XXXI Simpósio Brasileiro...

A mulher negra no mercado de trabalho

O universo do trabalho vem sofrendo significativas mudanças no...

A lei 10.639/2003 no contexto da geografia escolar e a importância do compromisso antirracista

O Brasil durante a Diáspora africana recebeu em seu...

para lembrar

A democracia, a surdez e por que (infelizmente) nossos motivos pra lutar ainda são os mesmos

Muitas coisas acontecem em dez anos, inclusive nada. Por EMICIDA, no...

Extermínio tolerado

Waldik Gabriel Chagas, 11 anos, tinha o olhar esperto...

Vidas negras ainda não importam

Na sua essência mais absoluta, o racismo é o...
spot_imgspot_img

Negros são maioria entre presos por tráfico de drogas em rondas policiais, diz Ipea

Nota do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que negros são mais alvos de prisões por tráfico de drogas em caso flagrantes feitos...

Um guia para entender o Holocausto e por que ele é lembrado em 27 de janeiro

O Holocausto foi um período da história na época da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), quando milhões de judeus foram assassinados por serem quem eram. Os assassinatos foram...

Caso Marielle: mandante da morte de vereadora teria foro privilegiado; entenda

O acordo de delação premiada do ex-policial militar Ronnie Lessa, acusado de ser o autor dos disparos contra a vereadora Marielle Franco (PSOL), não ocorreu do dia...
-+=