Marca chinesa pede desculpa por anúncio em que branqueou homem negro

Fabricante foi obrigado a pedir desculpas por vídeo em que máquina de lavar transforma homem negro em asiático.

Do Economico

A publicidade de um detergente de roupa da marca Qiaobi foi lançada no início do mês, na China, e tornou-se viral pelos piores motivos. Os criadores são acusados de promover o racismo e insinuar que as pessoas negras são sujas.

Na publicidade, vê-se uma mulher a lavar a roupa e a ser abordada por um homem negro. A mulher coloca uma cápsula do detergente na boca do homem e empurra-o para dentro da máquina de lavar.

No final, em vez do homem negro de antes, sai um homem chinês de dentro da máquina, com um sorriso. A mulher fica encantada com o resultado do produto de limpeza.

São 40 segundos de um anúncio televisivo de uma marca chinesa de detergentes, que está a ser acusada de racismo. “A mudança começa com Qiaobi”, remata o vídeo publicitário.

O presidente da Qiaobi negou ter conhecimento do conteúdo da publicidade. Em entrevista, à BBC, o empresário afirmou que não tinha percebido que a publicidade era racista até alguém lhe ter dito, pois “não prestou muita atenção ao anúncio”.

A empresa já teve de se retractar por causa do anúncio. “Pedimos as vossas desculpas pelo prejuízo que causámos aos africanos por causa da divulgação do anúncio e da sua amplificação pelos media”, declarou o fabricante em comunicado, citado pela BBC.

A marca já retirou os links do vídeo e apelou para que não seja partilhado nas redes sociais. É que o vídeo tornou-se viral. Nos últimos dias, já foi visto mais de 6,5 milhões de vezes no You Tube.

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