Marca chinesa pede desculpa por anúncio em que branqueou homem negro

Fabricante foi obrigado a pedir desculpas por vídeo em que máquina de lavar transforma homem negro em asiático.

Do Economico

A publicidade de um detergente de roupa da marca Qiaobi foi lançada no início do mês, na China, e tornou-se viral pelos piores motivos. Os criadores são acusados de promover o racismo e insinuar que as pessoas negras são sujas.

Na publicidade, vê-se uma mulher a lavar a roupa e a ser abordada por um homem negro. A mulher coloca uma cápsula do detergente na boca do homem e empurra-o para dentro da máquina de lavar.

No final, em vez do homem negro de antes, sai um homem chinês de dentro da máquina, com um sorriso. A mulher fica encantada com o resultado do produto de limpeza.

São 40 segundos de um anúncio televisivo de uma marca chinesa de detergentes, que está a ser acusada de racismo. “A mudança começa com Qiaobi”, remata o vídeo publicitário.

O presidente da Qiaobi negou ter conhecimento do conteúdo da publicidade. Em entrevista, à BBC, o empresário afirmou que não tinha percebido que a publicidade era racista até alguém lhe ter dito, pois “não prestou muita atenção ao anúncio”.

A empresa já teve de se retractar por causa do anúncio. “Pedimos as vossas desculpas pelo prejuízo que causámos aos africanos por causa da divulgação do anúncio e da sua amplificação pelos media”, declarou o fabricante em comunicado, citado pela BBC.

A marca já retirou os links do vídeo e apelou para que não seja partilhado nas redes sociais. É que o vídeo tornou-se viral. Nos últimos dias, já foi visto mais de 6,5 milhões de vezes no You Tube.

+ sobre o tema

O que paciente vivenciou na ginecologista é chamado de racismo científico

Recentemente, uma matéria circulou destacando um incidente lamentável envolvendo...

Leda Nagle: O preconceito avança

O ódio pelo outro sempre foi assim tão claro,...

Racismo leva aposentado para a cadeia

Fonte: Cosmo Online - O aposentado Ariovaldo Luiz...

para lembrar

Secretária de Justiça de SP discorda de política de cotas raciais no Estado

  A Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania...

Justiça reconhece direito de gari em ação contra Boris Casoy

A 4ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça da...

ONU lança Década Internacional dos Afrodescendentes

Presidente da Assembleia Geral afirmou que pessoas de descendência...

Lucas dos Prazeres é vitima de racismo no recife

O percussionista e cantor Lucas dos Prazeres foi vítima...
spot_imgspot_img

‘Ainda estou aqui’ é legado de mães e pais para filhos

De Palm Springs, destino na Califórnia que trilhou no dia seguinte à consagração de Fernanda Torres no Globo de Ouro, para cumprir nova rodada de exibição...

Opinião – Thiago Amparo: Zuckerberg está errado

Se havia alguma dúvida sobre a posição política do CEO da Meta, agora não há mais. Como quem discursa em uma convenção ultraconservadora, o...

‘Buraco dentro do peito’: mães que perderam filhos em intervenções policiais relatam vida após luto e criam grupo para pedir justiça

Um grupo de Itu (SP) composto por aproximadamente 30 pessoas, sendo que ao menos 14 são mães que já perderam os filhos em situações envolvendo agentes...
-+=