Um recado para Maria: não queremos mais voltar para o Brasil de Debret

Olhem as senzalas das telas de Debret”. Essa foi a justificativa de Maria Francisca Alves de Souza, de 58 anos, que insultou ontem um funcionário negro em um supermercado do Leblon, na zona sul do Rio de Janeiro.

Por Edgar Maciel Do Brasil Post

“Volta para sua senzala” e “Volte para o seu quilombo” foram as primeiras frases depois que o funcionário negro se negou a prestar um favor para a cliente, pois estava ocupado – Ela queria que o funcionário buscasse um produto enquanto ela aguardava na fila do caixa.

Jean-Baptiste Debret foi um artista plástico francês que esteve no Brasil no começo do século 19. Ele conseguiu retratar muito bem como era a sociedade brasileira naquela época. Mostrou com clareza de que forma o negro era tratado naquela época: no tronco ou servindo a família da Casa Grande, como nesta tela:

Dona Maria, não queremos mais um Brasil escravocrata. Não queremos mais uma raça sendo escravizada, com seus direitos cerceados e sendo massa de manobra para servir a família tradicional da zona sul carioca. Não há mais espaço no Brasil para quem pensa em superioridade racial. Não há mais espaço no Brasil para quem mascara o racismo com a típica frase: “não foi isso que eu quis dizer”. O que a língua solta é o que o cérebro – bem lá no fundo – pensa e concorda.

O problema do racista é pensar que o negro ainda vai baixar a cabeça e fingir que nada escutou. Nada viu. Nada sentiu. Esqueceram, porém, que estamos mais empoderados do que nunca e cabeça baixa virou passado.

O funcionário que foi ofendido é o gerente do supermercado e foi identificado como Paulo Roberto Gonçalves Navaro, de 45 anos. Indignado com as ofensas, prontamente chamou a polícia. “Infelizmente é muito triste que hoje em dia aconteça isso”, afirmou.

Tentando se defender, a senhora ousou dizer que “senzala” e “quilombo” são, na visão dela, exaltações à raça negra. Sobre o “quilombo”, a mulher disse se referir a Zumbi dos Palmares, líder negro e, que segunda ela, é um “ícone da resistência negra”.

Em pouco mais de duas frases, conseguiu piorar o que já estava péssimo. O que não tinha conserto. O que não tinha perdão. Estudamos tanto na história mundial o Holocausto de judeus na Alemanha, mas nos esquecemos do nosso, guardado lá no fundo do empoeirado baú.

Mais de 13 milhões de negros escravizados morreram em navios negreiros, na senzala, no tronco ou até mesmo nas ruas das grandes cidades – esquecidos e isolados em um Brasil tão desigual.

O que Debret fez foi apenas retratar com tinta e pincel a visão de um Brasil assassino e racista.

Ontem, felizmente houve um princípio de confusão após as injúrias contra o gerente e logo em seguida gritos de “racistas” ecoaram no Leblon. A mulher, o gerente e outras testemunhas prestaram depoimento na delegacia do bairro.

A Polícia Civil classificou o crime como injúria racial e prendeu a agressora. Maria Francisca foi indiciada pelo crime de injúria, que é afiançável no Brasil. Não pagou a quantia e foi levada para o Complexo Penitenciário de Bangu, na zona oeste do Rio.

Nesta segunda haverá uma audiência de custódia no Tribunal de Justiça do Rio. Até quando Maria ficará presa não sabemos.

Mas se pudesse deixar um recado para ela seria: Maria, eu não quero voltar para o Brasil de Debret.

+ sobre o tema

Começa hoje pagamento de R$ 200 da primeira parcela do Pé-de-Meia

A primeira parcela do programa Pé-de-Meia, no valor de...

Um país doente de realidade

O Brasil é um país "doente de realidade". A...

para lembrar

Tintim, acusado de racismo, gera nova polêmica nos EUA

Fonte: UOL Entretenimento - NOVA YORK, EUA, 1 Set...

Organizações fazem ato de repúdio a racismo denunciado contra a Casa dos Frios

Concentração começa às 15h na praça do Derby e...

Ex-servidor acusa comurg de racismo

Fonte: Jornal Hoje -   Teólogo, artista plástico...

Homem é retirado de avião após comentários racistas e passageiros comemoram

“Tchau, racista!”. Vídeo mostra momento em que homem é...
spot_imgspot_img

Liderança de mulheres quilombolas é tema da websérie que será lançada no Dia Internacional da Mulher por grupo de pesquisa da UFV

 Iyalodè, palavra iorubá para "aquela que lidera”, nomeia a primeira temporada da websérie “Meios de Prosa”. Nela, quatro mulheres de comunidades quilombolas de Minas...

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...

MP-BA oferece denúncia contra cinco homens por envolvimento na morte de Mãe Bernadete

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) denunciou cinco homens pelo assassinato da ialorixá e líder quilombola Bernadete Pacífico. A informação foi divulgada pelo órgão nesta quinta-feira...
-+=