Protesto contra racismo mobiliza sindicalistas no Leblon, Rio

Ato foi realizado em frente a supermercado onde gerente negro foi atacado. Manifestantes cobraram maior rigor contra quem comete injúria racial.

Por Nicolas Satriano Do G1

Em protesto contra o racismo, representantes de movimentos sindicais e de luta pela igualdade étnica estiveram, na tarde desta terça-feira (31), em frente a um supermercado no Leblon, na Zona Sul do Rio, onde uma mulher acabou presa suspeita de injúria racial contra um dos gerentes do estabelecimento.

Além de repudiar o crime, ocorrido no sábado (28), os sindicalistas reivindicaram que o Congresso Nacional tome medidas mais efetivas contra ataques preconceituosos. Uma das propostas é que quem for presos por injúria racial não tenha o direito de responder ao processoe m liberdade.

O protesto transcorreu de forma pacífica. Por volta das 16h, os manifestantes chegaram a interditar a Rua Dias Ferreira, mas o bloqueio não durou mais que dez minutos.

A vítima, que é gerente do supermercado Zona Sul, teve uma conversa breve com os representantes do Sindicato dos Empregados do Comércio do Rio.

Ao G1, o homem afirmou que não sabe ainda se terá que comparecer em audiência contra Maria Francisca, suspeita de dizer a ele: “volta para a senzala” e “volta para o seu quilombo“. “Agora é com a justiça. Quero trabalhar e atender meus clientes”, afirmou a vítima.

 

+ sobre o tema

Manifesto Contra a Regulamentação da Educação Domiciliar e em Defesa do Investimento nas Escolas Públicas

As Coalizões, Redes, Entidades Sindicais, Instituições Acadêmicas, Fóruns, Movimentos...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança...

Um Silva do Brasil e das Áfricas: Alberto da Costa e Silva

Durante muito tempo o continente africano foi visto como um vasto...

Erradicar a fome

O título desta coluna deveria ser “e não vai...

para lembrar

A polêmica racista

A gritaria sobre os “comitês raciais” revela a disposição...

Estudantes negras abrem o jogo sobre racismo e o combate ao preconceito

Hoje é o dia internacional contra a discriminação racial....
spot_imgspot_img

MP-BA oferece denúncia contra cinco homens por envolvimento na morte de Mãe Bernadete

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) denunciou cinco homens pelo assassinato da ialorixá e líder quilombola Bernadete Pacífico. A informação foi divulgada pelo órgão nesta quinta-feira...

Herdeiro de Mãe Bernadete vai contratar perícia particular para investigar assassinato

A família da líder quilombola Bernadete Pacífico, que foi assassinada a tiros em agosto deste ano, irá contratar peritos particulares para revisar todo o trabalho de...

Nota de repúdio: José Alberto(Doka), liderança quilombola do Maranhão é assassinado dentro do seu território nesta sexta-feira(27)

No dia 27 de Outubro de 2023, por volta das 18h, José Alberto Moreno Mendes, liderança quilombola do Maranhão, foi brutalmente assassinado com disparos...
-+=