A candidata do PSB, Marina Silva, telefonou hoje pela manhã para os candidatos do PSDB, Aécio Neves, e do PT, Dilma Rousseff.
Na conversa protocolar, Marina parabenizou os dois candidatos pelo resultado e pela presença no segundo turno, mas mandou um recado. Tanto para Dilma como para Aécio, Marina disse que está torcendo para que a democracia ganhe e seja valorizada neste segundo turno.
Ela não fez nenhum aceno de negociação com os dois candidatos que continuam na disputa. Depois de várias reuniões entre ontem e hoje, ficou definido que haverá uma reunião entre todos os partidos da coligação de Marina na quarta-feira para tomar uma decisão.
Até lá, os partidos que integram a coligação, inclusive PSB, PPS e o grupo Rede, farão consultas às suas bases. A ideia é criar um novo campo político.
Como antecipou o Blog pela manhã, cresce entre os aliados de Marina a tendência de apoiar o tucano. “Se Aécio assumir compromissos programáticos, o apoio será de Aécio”, disse ao Blog um interlocutor de Marina Silva.
São três os pontos principais considerados questões essenciais pelo grupo de Marina Silva:
1- manter as conquistas sócio-econômicas e as garantias de que não vai mexer em conquistas sociais;
2 – melhorar a qualidade da democracia no Brasil, com a posição contrária à reeleição;
3 – colocar a sustentabilidade na agenda do país.
“O fato de Aécio não ter apresentado um programa pode ajudar a incorporar esses temas essenciais da coligação de Marina”, observou um interlocutor da candidata do PSB.
Fonte G 1