Marlon James mostra o que há de fantástico em reimaginar a África

No seu quarto romance, Marlon James, o premiado autor jamaicano radicado nos Estados Unidos, cria um mundo fundamentado em crenças e mitologias africanas, uma fantasia que se desprende dos referenciais imagéticos e modelos narrativos com os quais fomos educados no Ocidente.

São necessárias quase 800 páginas para descortinar a cosmovisão africana na realidade fantástica de James. Ali, a relação animais-natureza-humanos, ainda que tenha certa hierarquia, pouco se distingue nas possibilidades de interferência na vida.

Não é por acaso que a apresentação do mundo criado por James constrói uma narrativa centrada no confronto entre o que é real e o que é mito, sobre o que significa verdade e realidade.

O narrador sugere que, como a história tem distorções e realidades tão distintas quanto os mitos que surgem dela, a vida também é atravessada por distorções, divergências e, sobretudo, mitos. Quase uma metáfora das noções ocidentais sobre a África.

A hegemonia nas perspectivas da história humana nos põe distantes das cosmovisões africanas. Daí a importância do retorno e da imaginação para as redescobrir, condições necessárias para superar a fase da angústia existencial da diáspora africana, da qual o autor faz parte.

Uma angústia experimentada por não saber de onde se vem nem a que lugar se pertence, a ponto de esquecer o próprio nome, como acontece com o protagonista, o Rastreador.

Nem tudo o que se passou ao Rastreador para que estivesse onde o encontramos, diante do Inquisidor em uma cela de prisão, será revelado, e o que for será feito sem compromisso com a linearidade dos fatos.

Nos percalços de sua memória, o narrador é tão inexato quanto a sua noção de realidade. Afinal, “se os deuses haviam criado tudo, a verdade não seria apenas mais uma criação?”. Será essa busca por dar sentido à história que nos fará acompanhar a missão do Rastreador de encontrar um menino misterioso, desaparecido durante um conflito entre reinos.

Escritor jamaicano Marlon James no Booker Prize 2015, em Londres, na Inglaterra (Foto: Neil Hall/ AFP)

A sexualidade do protagonista, definida como shoga —ou gay ou bissexual, como conhecido aqui—, é outro fator importante na leitura do seu mundo.

Ao mesmo tempo que o narrador apresenta culturas patriarcais e normativas de gênero, fundamentadas por imaginários que estruturam hábitos e culturas notoriamente machistas, misóginas e capacitistas, ele também confronta convenções sobre sexualidade e mostra possibilidades de existência para corpos e comportamentos dissidentes.

A diversidade, assim como as possibilidades do caráter, é presa a diferentes noções da verdade. Não à toa o Rastreador expressa a própria existência, quase sempre, como vacilante. “Dentro de nós, homens shoga, encontra-se uma outra mulher que não pode ser extirpada. Não, não uma mulher; uma coisa que os deuses se esqueceram que fizeram, ou se esqueceram de contar aos homens.”

Essa percepção vacilante do protagonista induz a uma leitura conspiratória da trama —põe em dúvida o que ele está nos contando e, por consequência, todos os que são contados por ele. Mas são esses desencontros que estruturam e dão força ao personagem.

Longe das noções tolkienianas da ética do herói, as representações do livro evocam uma memória africana que é de difícil acesso se partirmos do imaginário ocidental.

A imersão na jornada do Rastreador pode acontecer de forma mais lenta do que a entrada em realidades com regras morais e crenças reconhecíveis —um bom caminho para adentrar a narrativa é a interseção entre a experiência antropológica e o desprendimento da moral colonizadora.

A história de “Leopardo Negro, Lobo Vermelho” não poupa metáforas que desestruturam o real, porque desenterra outros possíveis lugares de existência.

O desconforto com esse imaginário se desfaz caso o leitor se deixe guiar por esse mundo de múltiplos desconhecidos. Assim, o mundo distante não é mais percebido como uma ameaça —pelo contrário, é imaginado como uma rede de afinidades na jornada de busca e desencontro com a verdade.

LEOPARDO NEGRO, LOBO VERMELHO
Preço: R$ 99,90 (784 págs.); R$69,90 (ebook)
Autor: Marlon James
Editora: Intrínseca
Tradução: André Czarnobai

Pétala Souza
Escritora e produtora de conteúdo literário no projeto Afrofuturas

+ sobre o tema

Patrice Lumumba

Faz agora meio século. Foi a 17 de Janeiro...

Ilha onde Nelson Mandela ficou preso é atração turística na Cidade do Cabo

Nelson Mandela, principal líder da luta anti-apartheid na África...

Hoje na História, 1909, nascia Kwame Nkrumah

Kwame Nkrumah (Nkroful , 21 de Setembro de 1909...

Disputa por patrimônio de Mandela envolve filhas e amigos

Disputa por patrimônio de Mandela: duas filhas de Mandela...

para lembrar

As Duas Cores de Machado de Assis

"Mulato, ele foi de fato, um grego da melhor...

Literatura negra não caiu na graça do mercado, diz autor de Cidade de Deus

Em entrevista ao G1, Paulo Lins falou sobre samba,...

Em debate na Flica, Livia Natália diz: ‘Eu digo como quero ser representada’

Poeta baiana participou de mesa ao lado de Sapphire,...

Tradição exemplar: Negroesia, de Cuti

Por Jônatas Conceição da Silva1 Acredito que...
spot_imgspot_img

USP libera mais de 900 livros para baixar de graça e online

A Universidade de São Paulo (USP) está disponibilizando uma vasta seleção de livros em diversas áreas de estudo, todos acessíveis no site e o melhor: de graça. Esses...

Quem tem medo de literatura negra brasileira?

Palavrões, palavras de baixo calão e descrição de cenas sexuais. Qual adolescente brasileiro já teve contato com esse tipo de coisa? (Contém ironia) Pois bem,...

O PNLD Literário e a censura

Recentemente fomos “surpreendidas” pela censura feita por operadoras da educação no interior do Rio Grande do Sul e em Curitiba a um livro de...
-+=