“Mas com esse cabelo?”

No Brasil, como em grande parte dos países sob regime capitalista, vivemos a farsa da democracia liberal, que pressupõe, mediante a divisão de classes, possível mobilidade de indivíduos para qualquer dessas divisões, ou seja, através do mérito individual, podemos segundo esta lógica, conquistar status superiores e o que deriva desses respectivos status (poder econômico, político, e etc).

De: Gabriela Bacelar via Guest Post  para o Portal Geledés

Há de nos sentirmos aliviados portanto, porque vivemos num país mais democrático do que a Índia por exemplo, que apesar de ter sido legalmente abolido, o sistema de castas ainda faz parte da organização daquela sociedade. A grosso modo o sistema de castas indiano divide a sociedade segundo extratos sociais imutáveis – do ponto de vista da possibilidade de mudança do indivíduo de uma casta para outra – e hereditários. Indivíduos que nascem numa dada casta deve se voltar para atividades próprias desta e ocupar os postos que lhes são respectivos no campo do trabalho, da política e em todas as esferas sociais. Esses indivíduos deverão se relacionar com pessoas desse mesmo extrato – ou nos que estão em suas proximidades imediatas – e seus filhos pertencerão ao mesmo grupo social.

Dada esta suposta possibilidade de ascensão de classe, no Brasil, pra quem quer melhorar de vida o segredo é: conquiste por mérito próprio seu lugar, certo? Não, infelizmente é preciso dizer que não é por aí. Recentemente nas redes sociais circulou de forma viral um vídeo em que o apresentador Silvio Santos, entrevistando algumas crianças, perguntou o que eles queriam ser quando crescessem. A mocinha negra de cabelos crespos e grandes respondeu que seu objetivo era ser atriz, “mas com esse cabelo?” Silvio Santos não pôde conter seu espanto.

Quem é negro sabe. Chegamos: e antes de falarmos qualquer coisa, nossa negritude já falou por nós. Essa negritude diz para os outros – ao menos assim interpretam, que se estamos caminhando num condomínio de luxo é porque estamos indo pr’o trabalho na casa de alguma patroa ou para a portaria de algumas daquelas mansões. Diz que se estamos num prédio de luxo, o elevador que deveremos nos dirigir é o de serviço. Que em shopping centers somos os clientes suspeitos que deverão ser seguidos para que não roubemos nada, e caso algum roubo tenha acontecido, fomos nós.

Nossa negritude parece dizer para os outros que, para as mulheres jovens negras trabalharem em espaços de moda como modelos, ou atendentes de loja de grifes, ou em evento, elas precisam alisar os cabelos, porque “com esse cabelo” não dá. As portas para as postos de poder tem um molde cujo cabelo crespo não passa, cuja pele negra é barrada. Somos tomos barrados no baile, disse Edson Gomes. Diante disso, como sustentamos a suposta mobilidade de classes se antes de ricos ou pobres, competentes, escolarizados ou não, somos pretos, suspeitos, fogosos, folgados, ignorantes e criminosos?

Infelizmente o mito do enriquecimento, é apenas um mito, porque mesmo enriquecendo, um preto não deixa de ser discriminado. Um dos melhores exemplos que temos foram os rolezinhos, desde quando um grupo de jovens passeando por um shopping se tornou tão perigoso, quando antes nunca foi? Passou a ser perigoso quando esse grupo foi formado por negros.

Diferente do que ocorreu em países como a África do Sul e os Estados Unidos, casos mais conhecidos dos outros países do mundo, cá não ocorreu após a abolição, nenhuma política institucional, nacional que abertamente admitisse o objetivo de dividir o espaço público entre negros e brancos, ao menos não nestes termos. Isso que já foi discutido em diversos outros textos e que não há necessidade de se aprofundar aqui, é um dos motivos principais para que nosso povo negue que o racismo existe, e também que não tenhamos ainda tratado este problema como ele deve ser tratado. Temos ainda cautela, medo de exagerar, receio de falar até as últimas conseqüências, até porque sua solução acaba roendo um dos próprios pilares do sistema capitalista.

E nisso introduzo a relação entre o sistema de castas – essa forma de organização que coloca seres humanos em quadrados pelos quais não poderão escapar, nem seus descendentes – e o racismo no Brasil. O sistema de castas brasileiro, além da sua manifestação através do racismo, se mostra na classe de policiais e membros das Forças Armadas que estão acima da Constituição do país e que nunca foram nem nunca serão julgados pelos crimes que cometeram na época da ditadura militar brasileira; na classe de poderosos que estão igualmente acima da lei e podem esbanjar infrações de trânsito, violência contra mulher, racismo e até participação em tráfico de drogas, que não são julgados e muito menos condenados.

O racismo velado que temos vivido por mais de um século tem nos custado caro. Ele tem encobertado um sistema de castas no Brasil que não se revela, não se admite, mas que tem travado a relação raça e classe. As mulheres pretas, em grande número organizadas no trabalho doméstico, estão na última posição social durante muitas décadas, e ainda lutam pelo direito de 8h diárias de trabalho e regularização dessa sua atividade que remonta para uma luta dos trabalhadores conquistada já nos anos 30, mas que até hoje não chegou para boa parte da comunidade preta de mulheres.

A meritocracia por si já é cruel e impossível porque deixa de considerar que não partimos do mesmo ponto: partimos uns da favela, outros de comunidades tradicionais, outros de berços de ouro e por isso diferentes pontos de partida nos dão vantagens ou desvantagens sobre o outro. Imagina num sistema de castas sob o qual ‘com esse cabelo você não passa’?

Reconhecer nosso sistema de castas, não é criar divisões onde não existem, para prevenir possíveis futuras acusações sobre este texto, reconhecer o sistema de castas brasileiro é tratar com honestidade o problema do racismo que nos segrega e nos diz que, fugindo das estatísticas, não somos vencedoras ou vencedores, apenas pretos ousados que não sabe que seu lugar não é outro senão as senzalas modernas do quartinho dos fundos da empregada.

 

** Este artigo é de autoria de colaboradores ou articulistas do PORTAL GELEDÉS e não representa ideias ou opiniões do veículo. Portal Geledés oferece espaço para vozes diversas da esfera pública, garantindo assim a pluralidade do debate na sociedade.

+ sobre o tema

Cris Vianna fala sobre carreira, beleza e preconceito racial e de gênero

"Não é fácil ser negra em nenhuma profissão. Não...

O racismo, quando não nos mata, nos torna inseguras – Por Karina Vieira

Karina Vieira orienta suas pesquisas na questão da formação...

Salve as negras pensantes

A história reserva à mulher momentos peculiares. Historicamente, em...

para lembrar

Lei Maria da Penha, um bom remédio para o machismo!

Muita gente já cantou, sambou, ouviu: “Se essa mulher...

Deborah Small, ativista negra norte-americana, participa de eventos em São Paulo

Após concluir agendas no Rio de Janeiro, em Salvador...

A música e a literatura se entrecruzam no AuTORES EM CENA com Chico Cesar e Vitor Ramil

Sempre com curadoria do escritor Marcelino Freire, passaram 10...

Olhares e Vozes Afro Femininas no Cineclube Afro Sembene de outubro

Dia 17 de outubro, em novo horário, às 17...
spot_imgspot_img

Refletindo sobre a Cidadania em um Estado de Direitos Abusivos

Em um momento em que nos vemos confrontados com atos de violência policial  e  não punição, como nos recentes casos de abuso de poder...

Comida mofada e banana de presente: diretora de escola denuncia caso de racismo após colegas pedirem saída dela sem justificativa em MG

Gladys Roberta Silva Evangelista alega ter sido vítima de racismo na escola municipal onde atua como diretora, em Uberaba. Segundo a servidora, ela está...

Uma mulher negra pode desistir?

Quando recebi o convite para escrever esta coluna em alusão ao Dia Internacional da Mulher, me veio à mente a série de reportagens "Eu Desisto",...
-+=