MC Soffia é destaque da série “Deixa Ela”

A rapper teen – junto da colega Karol Conka e de outras entrevistadas – fala sobre as dificuldades que meninas e mulheres enfrentam ao correr atrás dos seus sonhos, no quinto episódio do projeto, pelo portal do Estadão

Enviado para o Portal Geledés 

MC Soffia (Foto: Reprodução/Facebook)

Um dos grandes nomes da voz negra atual, a rapper teen MC Soffia, é destaque da série “Deixa Ela”, que foi ao ar nesta quinta-feira (14/11), pelo portal do Estadão.

Intitulado “Deixa Ela Sonhar”, o quinto episódio do projeto mostra as dificuldades que meninas e mulheres enfrentam ao correr atrás dos seus sonhos, incentivando-as a nunca desistirem. Para isso, associa o relato de aspirantes e profissionais já consagradas em determinadas carreiras.  

No campo da música, o contraponto é feito entre a rapper Karol Conka, 32, e Soffia, 15 anos – ambas ligadas pelo empoderamento das mulheres negras.

Gravada no Centro Cultural São Paulo (CCSP), a entrevista aborda as referências e os desafios da jovem rapper, que foi alçada ao estrelado com apenas seis anos, logo após participar do projeto “O Futuro do Hip Hop”.

“Eu me inspirava ao ver as mulheres cantando. A música sempre foi muito masculina. Sempre existiram mulheres cantando, mas menos do que homens. E essas que cantavam não tinham tanta visibilidade. Então, a mulher podia cantar, mas ela não tinha a estrutura que um homem tinha”, revela Soffia em um dos trechos. A artista disse que ficou um tempo parada, por falta de estrutura e de espaço para uma menina negra. “Pode chegar qualquer menininho cantando um rap, em algum lugar, que o povo vai olhar e vai querer investir”, explica.

MC Soffia também lembrou das dificuldades que muitos jovens encontram dentro de casa, com o desestímulo dos familiares para a área artística e cultura. “Eu acho que se a pessoa está feliz com o sonho dela e quer mesmo ser aquilo, ela tem que ir em frente”, afirma com convicção a cantora e compositora que, hoje, contabiliza milhões de seguidores nas redes sociais e acaba de lançar seu primeiro EP, “Soffisticada”.

“Deixa Ela” na TV, dia 05/12

Uma parceria firmada entre O Estado de S. Paulo e a TV Cultura garantirá a exibição da vídeo-reportagem no Jornal da Cultura e em outros jornalísticos da emissora. O episódio “Deixa Ela Sonhar”, com MC Soffia, deve ser exibido no dia 5 de dezembro (quinta-feira), a partir das 21h15.

Clique aqui para assistir “Deixa Ela Sonhar”.

Sobre o projeto “Deixa Ela”

“Deixa Ela” marca o aniversário de um ano de “Capitu”, site feminino do Estadão, fruto de uma parceria envolvendo o Facebook e o International Center for Journalists (ICFJ). A websérie está dividida em nove capítulos: Viver, Fazer Política, Competir, Estudar, Sonhar, Trabalhar, Decidir, Ser e Fazer Cultura, para discutir os diferentes aspectos da vida das mulheres na sociedade brasileira. A iniciativa entrevistou, com exclusividade, a ativista Maria da Penha, as deputadas Joice Hasselmann e Tabata Amaral, as executivas Tânia Cosentino e Chieko Aoki e a cantora Daniela Mercury, entre outras. Até o mês que vem, serão lançados, semanalmente, episódios em vídeo, complementados por especial multimídia, material extra para redes sociais e entrevistas na edição impressa do Estadão. Os episódios serão exibidos no Jornal da Cultura, às quintas-feiras, a partir das 21h15. O projeto é liderado por Carla Miranda, editora de “Capitu”, e por Everton Oliveira, coordenador de Produção Multimídia. O trabalho audiovisual é assinado por Bruno Nogueirão e Leo Souza, e as reportagens ficaram a cargo de nove jovens profissionais que, no ano passado, integraram o 29º Curso Estado de Jornalismo, conhecido como Curso de Focas, responsável pelo lançamento de Capitu: Bianca Gomes, Clara Rellstab, Eduardo Gayer, Felipe Laurence, João Abel, João Ker, Pedro Prata, Pepita Ortega e Renato Vasconcelos. Mais: arte.estadao.com.br/originais/capitu/deixa-ela

Sobre a MC Soffia

Soffia Gomes da Rocha Gregório Correia, mais conhecida como MC Soffia, é uma rapper, cantora e compositora brasileira. É conhecida pelas letras de suas canções, que falam sobre distorções sociais graves, como preconceito, racismo, machismo e que incentivam outras garotas a se amarem do jeito que são. Começou a sua carreira aos seis anos, logo após participar do projeto “O Futuro do Hip Hop” e já atingiu milhões de visualizações no YouTube com canções como Menina Pretinha (2016), Minha Rapunzel tem Dread (2016) e Barbie Black (2018). Hoje, com 15, gosta de produzir sons contestadores sobre paradigmas sociais. Para ela, nascida e criada na periferia de São Paulo (SP), o rap significa “música de força e resistência”. A rapper já se apresentou em grandes eventos, como a Virada Cultural de São Paulo e o Festival Afro-Latinidades, em Brasília. Ao lado do ator Jean Paulo Campos, a artista foi uma das dez estrelas mirins do Dancing Brasil Junior, apresentado por Xuxa Meneghel, na Record TV, em dezembro de 2018. O trabalho da rapper paulistana foi reconhecido internacionalmente por contribuir para melhorar a vida das pessoas de todo o mundo. MC Soffia foi convidada a integrando um grupo de 52 jovens ativistas retratadas na publicação inglesa “Resisters: 52 Young Women Making Herstory Right Now”, da jornalista Lauren Sharkey, lançada em fevereiro de 2019. Em agosto, durante o 47º Festival de Cinema de Gramado (RS), MC Soffia fez sua estreia no cinema, com o filme O Homem Cordial, dirigido por Iberê Carvalho, com Paulo Miklos e o rapper Thaíde no elenco. Em setembro, a artista encerra o lançamento do seu primeiro EP, “Soffisticada”. O compacto, produzido de forma independente, é formado por cinco músicas inéditas, das quais, MC Soffia assina a letra e a música, sendo uma delas em parceria com o produtor Lucas Spike (Recayd Mob).

MC Soffia nas redes sociais

Deezer

Facebook

Intragram

iTunes

Kboing

Spotify

Wikipédia

YouTube

 

 

+ sobre o tema

O preconceito racial será abordado na série do Luke Cage

Jeph Loeb, chefe da divisão de TV da Marvel...

Yzalú: Alma Negra

Yzalú: Alma Negra. Confira a canção abaixo: ** ESTE ARTIGO...

Ludmilla vira empresária e lança linha de perucas em parceria com empresa dos EUA

Sucesso no mundo da música, Ludmilla vai virar empresária...

Adriana Alves mostra o rostinho de Olivia, sua filha com Olivier Anquier

Adriana Alves mostrou o rostinho de sua primeira filha...

para lembrar

Pantera Negra leva para casa 4 prêmios em premiação de melhores trailers

Que Pantera Negra é um sucesso ninguém duvida. Um...

Sadé, Disney anuncia filme com sua primeira princesa africana

O estúdio fará a adaptação de Sadé, tendo assim...

Como a Batekoo se tornou um forte movimento

O coletivo ganhou um episódio exclusivo da terceira temporada...
spot_imgspot_img

Beyoncé diz que seu novo disco nasceu de experiência de rejeição no country

Beyoncé divulgou nesta terça-feira (19) a capa do seu novo disco "Cowboy Carter", o segundo capítulo de uma coleção que começou com "Renaissance", de...

Alaíde Costa e Ludmilla são exemplos relevantes de mulheres que venceram preconceitos no mundo da música

Hoje, 8 de março, Dia Internacional da Mulher, é dia de saudar Alaíde Costa e Ludmilla, duas cantoras e compositoras brasileiras, ambas cariocas e ambas negras, que venceram...

Aretha Franklin: ícone da música e dos direitos civis que fez história com sua força cultural

Direto de Memphis para o mundo, com seu talento e brilho, a rainha do soul também alcançava o gospel, R&B e o jazz, de...
-+=